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Estratégias para crescer no Instagram: como atrair mais seguidores para o seu negócio?

imagem para ilustrar o texto de estratégias para crescer no Instagram

Criar estratégias para crescer no Instagram nem sempre é fácil, mas uma coisa é certa: o primeiro passo para ter sucesso na rede é aprender como ganhar mais seguidores. Para ter uma ideia, o Instagram tem mais de 1 bilhão de usuários ativos, sendo que cerca de 90% deles seguem pelo menos uma marca na rede social. 

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Além disso, um relatório da Sprout Social, empresa de métricas em social media, apontou que 90% dos consumidores comprarão algo de uma marca que eles seguem. Diante destes dados, não dá para negar que aumentar o número de seguidores deve estar entre as prioridades na sua estratégia de marketing.

Mas o que fazer então para crescer no Instagram de forma orgânica? Neste artigo, te daremos algumas dicas valiosas para usar na sua estratégia. Acompanhe a seguir.

5 estratégias para crescer no Instagram e ganhar mais seguidores

Embora muitas marcas ainda realizem a compra de seguidores como um atalho para crescer, essa ação não é nem um pouco recomendada. Para ter relevância nessa rede, é preciso que as contas que te seguem interajam com o seu perfil e gerem engajamento, o que não acontece quando elas são falsas ou bots.

Confira as nossas dicas para aumentar o número de seguidores e crescer no Instagram de forma orgânica.

1 – Tenha uma boa estratégia

Para ter sucesso no Instagram, assim como em qualquer outra rede social, você vai precisar de planejamento. Já vimos o quanto é importante ganhar seguidores, mas este não pode ser objetivo final. 

Para ter um perfil de marca bem-sucedido no Instagram, é preciso que o aumento do número de seguidores te ajude de alguma forma a alcançar os seus objetivos de negócios e que também converse com os seus objetivos de marketing.

Para isso, você precisa refletir sobre os motivos que te fazem querer mais seguidores.

Alguns deles podem ser:

  • Elevar as vendas do seu produto ou serviço;
  • Direcionar tráfego para o seu site;
  • Aumentar o reconhecimento da marca.

Quando você tem planejamento e objetivos claros como esses, fica mais fácil manter a consistência do seu perfil e conseguir seguidores leais para a marca.

2 – Defina o perfil da sua audiência

Outra estratégia para crescer no Instagram é saber identificar quem está te seguindo.

Para isso, você precisa olhar para alguns dados e métricas e se perguntar qual é a audiência que você está tentando atingir.

Algumas perguntas que você pode fazer são as seguintes:

  • Onde os seguidores moram?
  • Qual é a idade deles?
  • Qual é o trabalho deles?
  • Quais são os horários em que eles estão ativos no Instagram?
  • Quais são as dores e os desafios dessas pessoas?

Ao responder estes questionamentos, você saberá qual conteúdo precisará produzir para alcançar os usuários e fidelizá-los.

3 – Tenha um cronograma de postagens

Depois de criar um planejamento e identificar a sua audiência, é hora de começar a produzir o conteúdo a ser postado. Para isso, é preciso ter um cronograma muito bem organizado.

O próprio Instagram tem uma ferramenta de Analytics que permite ver quais são os dias e horários que as pessoas estão mais ativas na rede. Então, o primeiro passo para começar o seu cronograma é organizar as postagens seguindo essas informações.

Mas você também pode fazer alguns testes e postar em horários alternativos. O importante é identificar o que funciona melhor para o perfil dos seus seguidores e manter-se ativo na rede, afinal, constância é um dos segredos para ter sucesso no Instagram.

4 – Use hashtags relevantes

Agora, vamos falar de uma das estratégias que mais atraem seguidores no Instagram.

Otimizar os seus posts com hashtags relevantes dará mais exposição para eles e alcançará um número maior de usuários. Com isso, as suas chances de que potenciais clientes descubram o seu perfil são muito maiores.

Para encontrar as hashtags em que o seu público possa estar interessado, basta fazer uma pesquisa utilizando termos que sejam relevantes para a sua indústria ou nicho de atuação. Você poderá encontrar as principais por meio da ferramenta “Explorar”.

Ao digitar os termos que são relacionados ao seu negócio, você também encontrará outras sugestões importantes e poderá utilizá-las nas suas legendas, stories ou Reels.

5 – Esteja atento às tendências

Manter-se atento aos eventos, notícias e acontecimentos da cultura pop te ajudarão muito a aumentar o engajamento da sua conta.

Fique de olho no que está para acontecer e no que as pessoas estão discutindo no momento, e procure transformar isso em conteúdo relevante para a sua página.

Os memes são recursos excelentes, mas devem ser utilizados de forma personalizada para o seu público, e claro, devem ser coerentes com o seu tom de voz e fazer sentido para o seu produto.

Além disso, quando alguma notícia do seu setor impactar a indústria, faça um post repercutindo o assunto no seu perfil. Postar conteúdo que está reverberando online sem dúvida atrai mais público para a sua conta.

Gostou das nossas estratégias para crescer no Instagram e aumentar o número de seguidores? Lembre-se sempre que é somente através do compartilhamento de conteúdo de valor que se constrói um perfil de sucesso nas redes sociais. Agora, confira estratégias para vender no Instagram.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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