Ir para o conteúdo
Curiosidades

Estratégias sustentáveis e o produto ecológico

sacola com símbolo de reciclagem para ilustrar texto sobre estratégias sustentáveis

Sabemos que produtos ecológicos são uma abordagem de negócios que consideram questões ambientais nos estágios iniciais do processo de desenvolvimento do produto para minimizar os impactos ambientais negativos em toda o ciclo de vida. Mas, quê exemplos você conhece desse tipo de produto? Quais são suas características? Acompanhe o podcast de hoje, pois vamos dar alguns exemplos!

Podemos dizer que algumas das características principais desses produtos são: utilizam recursos renováveis na cadeia produtiva; dispensam o uso de matéria-prima tóxica; reutilizam ou reciclam materiais em sua produção; usam recursos locais evitando as longas distâncias no transporte, por exemplo; reduzem emissões de gases de efeito estufa otimizando a produção; demoram menos tempo para se decompor na natureza; e geram emprego e renda para a população local. Esses produtos agregam a proteção do meio ambiente com a promoção social e a rentabilidade econômica.

blog banner desconto em pós-graduação

Os produtos sustentáveis estão presentes na maioria dos supermercados, com selos que identificam a procedência dos mesmos. Na internet é possível encontrar sites especializados na venda de produtos ecológicos que selecionam criteriosamente cada um dos produtos desde a produção até o descarte. São inúmeras opções de produtos fabricados de forma ecológica desde produtos de limpeza até casas sustentáveis! Vejamos alguns exemplos:

O primeiro é a Sun Jar, uma luminária solar. A ideia é bastante simples: um painel fotovoltaico com pequenas lâmpadas de LED associadas é instalado dentro de um pote de vidro, que bem poderia ser um pote de geleia. Assim, a luminária passa o dia todo sendo carregada com a luz do sol e armazenando-a em uma bateria recarregável. Ao escurecer, a Sun Jar se ilumina automaticamente!

Outro exemplo são os sabonetes em barra. A empresa Natura produz sabonetes vegetais com matérias-primas locais gerando sustentabilidade ambiental, econômica e social. Tem também xampus e condicionadores em barra como os da marca BOB que utilizam somente ingredientes não tóxicos, veganos e embalagens biodegradáveis.

Outro produto na linha de higiene são as escovas de dente feitas com bambu! Elas utilizam cerdas de nylon macias e resistentes ao crescimento microbiano durante o uso, oferecendo segurança e durabilidade. Além disso, são resistentes à água, são biodegradáveis e podem ser usadas para compostagem quando descartadas.

E o bambu segue na moda! Além da escova, temos também os potes para mantimentos. Este produto substitui o plástico ou a madeira em sua fabricação pelo bambu, que apresenta crescimento mais rápido e que brota após ser cortado. O bambu possui vários benefícios e é um agente antibacteriano natural.

Tem produtos ecológicos também para animais de estimação como a casinha ecológica para pets. Elas são produzidas com material reciclado, geralmente caixinhas de leite longa vida, do tipo acartonadas. Por não conter nenhum tipo de química na composição, o material torna-se ecologicamente correto, garantindo ainda mais segurança e conforto para o animalzinho.

A casinha é muito resistente, fácil de limpar e totalmente lavável. Também reduzem a temperatura interna, são semiacústicas e diminuem consideravelmente o barulho de fogos e rojões, além de serem impermeáveis e possuírem maior durabilidade se expostas ao ar livre.

Nosso último exemplo são as fraldas de pano ecológicas: elas são mais sustentáveis, confortáveis e econômicas. Seguem a mesma ideia simples de uma fralda de pano antiga, ou seja, são laváveis, mas são produzidas com materiais especiais e com um formato que torna a sua utilização mais prática para os pais e mais confortável para o bebê.

Geralmente podem ser lavadas na máquina de lavar e uma única fralda ecológica pode economizar mais de 240 fraldas descartáveis! Importante destacar que mesmo utilizando água na lavagem, as fraldas ecológicas geram um impacto menor ao meio ambiente quando comparadas ao descarte das fraldas descartáveis que demoram, aproximadamente, 450 anos para se decompor na natureza.

Como vocês puderam ver, são muitas opções de produtos, preços, durabilidade e design. Os produtos ecológicos estão em toda parte!

Autoria: Erica Hevellin da Silva Siqueira 
Revisão:
Amanda Raquel de França Filgueiras D’Amorim

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades