Ir para o conteúdo
Você na Pós

Deseja crescer na carreira? Então, aposte em uma pós-graduação

mulher cumprimentando homem para ilustrar texto sobre pós-graduação

Se você já se pegou pensando que a sua carreira tem muito potencial para ir além, mas não consegue entender o que fazer para desenvolvê-la, saiba que apostar em uma pós-graduação pode ser a sua melhor escolha. 

Com corpo docente altamente qualificado, grade curricular voltada para a prática mercadológica e temas atualizados com as últimas tendências, a especialização pode valorizar muito o seu currículo.

blog banner desconto em pós-graduação

Quer saber mais sobre como uma pós pode ajudar no crescimento da sua carreira? Então, acompanhe este artigo.

Por que é importante fazer uma pós-graduação

Você já reparou que ter apenas o curso de graduação no currículo já não é suficiente para garantir boas oportunidades na carreira, certo?

O aumento do número de alunos acessando essa etapa da educação superior tem crescido bastante. Para ter uma ideia, em 2019, o número de matriculados em cursos de graduação era de 8,6 milhões, segundo o Inep. Isso torna a concorrência muito mais acirrada.

Por isso, a especialização é o meio mais eficiente de se destacar entre tantos profissionais no mercado de trabalho. Durante a pós-graduação, os alunos têm aulas com professores que são mestres e doutores atuantes no mercado e referências em suas áreas. 

Dessa forma, podem se atualizar, aprofundar, adquirir novos conhecimentos e serem vistos por recrutadores como talentos preparados para lidar com desafios e transformações que diversos setores têm enfrentado.

Como a pós-graduação pode ajudar a sua carreira a crescer?

Viu só como a especialização pode ser o grande diferencial entre você e outros candidatos a uma vaga ou promoção? A seguir, vamos ver o que, de fato, a pós-graduação pode fazer pelo desenvolvimento da sua carreira.

Desenvolver novas habilidades

Enquanto a graduação é mais voltada para a teoria e mais generalista, a pós-graduação tem uma grade curricular composta de disciplinas pensadas para que você se torne um especialista na área escolhida. Além disso, a maioria delas tem como objetivo desenvolver habilidades de estratégia, planejamento, gestão, liderança, análise, desenvolvimento de projetos, empreendedorismo etc.

Ou seja, os cursos de pós-graduação favorecem tanto as hard skills (conhecimento técnico) quanto as soft skills (habilidades comportamentais), que são muito valorizadas nos profissionais atualmente.

Ampliar a sua rede de contatos

Você sabia que um bom networking, ou seja, uma rede de contatos bem construída é uma das formas mais eficazes de conseguir uma indicação de trabalho? Junto com um bom currículo, o networking pode te transformar em uma referência na sua área – e um dos melhores lugares para conseguir isso é na pós-graduação.

Leia também: 6 dicas infalíveis para fazer networking e ter uma rede poderosa de contatos

Durante o curso, você convive com colegas que já atuam no seu setor e que podem te apresentar boas oportunidades. E o fato de que as pessoas só indicam profissionais nos quais possam confiar ajuda a gerar autoridade. Portanto, aproveite para investir na construção de bons relacionamentos durante a pós ajuda abrir muitas portas para a sua carreira.

Aumentar o seu contato com a área de atuação

Voltar a estudar, além de favorecer o conhecimento e a ampliação do networking, também te ajuda a ficar mais atualizado com tudo o que está acontecendo no seu setor. Você ficará sabendo de cursos, palestras, congressos, workshops e lançamentos de livros que, com certeza, te ajudarão no desenvolvimento da sua carreira.

A especialização é uma oportunidade incrível de ter contato com diversos profissionais com interesses em comum. Portanto, se você souber aproveitar essa oportunidade e participar de forma ativa durante o curso, suas chances de crescimento profissional são grandes.

Facilitar a transição de carreira

Muitos profissionais enxergam na transição de carreira uma boa chance de sair da estagnação ou de alavancar a vida profissional, porém, não sabem exatamente como fazer isso. A pós-graduação pode ajudá-los a fazer essa movimentação.

Digamos que um profissional que atua com marketing, engenharia ou qualquer outra área, deseje dar um rumo novo à carreira. Ele poderá fazer uma pós-graduação em Docência no Ensino Superior e se qualificar para dar aulas em universidades.

Isso significa que a pós-graduação abre portas para movimentações de carreira de todos os tamanhos, das mais simples até as mais ousadas. Agora que você já sabe por que a pós-graduação é importante para o crescimento da sua carreira e como ela pode ajudar nesse desenvolvimento, que tal investir na sua especialização? Até 07/11/2021, você faz a sua pós-graduação EAD com bolsa de 55%. Confira!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades