Ir para o conteúdo
Você na Pós

4 estratégias para se tornar um especialista em seu campo

estratégias para se tornar um especialista

Cada profissional, por mais comum que seja a área de atuação, tem determinados assuntos ou capacitações que se destacam. Para muitos, isso pode indicar um caminho para seguir na carreira, mas também exige um planejamento e o desenvolvimento de estratégias para se tornar um especialista

Se especializar tem diversas vantagens, como melhores oportunidades profissionais,  cargos mais elevados e uma reputação sólida no mercado. Mas para chegar nesse ponto é necessário fazer uma análise das possibilidades e investir em conhecimento. 

O que é um profissional especialista?

O especialista é um profissional que se dedica integralmente a um determinado tema ou segmento dentro de seu campo de atuação. Um exemplo comum de profissional especialista é a área da saúde. Médicos, enfermeiros, técnicos e nutricionistas geralmente optam por uma especialização que os coloca em uma caminho específico na área: pediatria, oncologia, geriatria, etc.  

Assim, ele se torna um expert em determinado tema, e passa a carreira se aprofundando, além de ser capaz de propor soluções inovadoras para esse campo. Em geral, existem dois caminhos profissionais: ser generalista ou especialista. 

Enquanto no primeiro caso o profissional tem um campo amplo de atuação e consegue circular por diversos setores, o segundo permite uma atuação focada. 

Vantagens de se tornar um especialista

Os dois modelos oferecem oportunidades profissionais, mas trabalham dinâmicas e habilidades diferentes. No caso do profissional especialista, há muitas vantagens na carreira. Confira:

Cargos de liderança

Ao se tornar uma autoridade no tema, esse perfil pode alcançar cargos de liderança. Com isso, pode ampliar o conhecimento de sua equipe, supervisionar projetos inovadores e ainda contar com melhores remunerações e benefícios. 

Se torna referência

Ser referência em sua área de atuação contribui para a reputação profissional e também para o desenvolvimento do segmento. Um especialista é consultado em relação a temas importantes e pode ser capaz de dar palestras, falar com a imprensa e, no dia a dia, servir como exemplo para outros profissionais. 

Com isso, mais pessoas podem se inspirar e seguir pelo mesmo caminho, ampliando as oportunidades e aperfeiçoando o ramo de atuação. 

Crescimento na carreira

Quanto mais especializado, menos competitividade o profissional enfrenta. Com isso, pode buscar cargos maiores e se torna disputado pelas empresas, aumentando também seu poder de negociação. 

Além disso, um dos maiores impasses para o setor de Recrutamento e Seleção atualmente é encontrar pessoas com as qualificações adequadas. Há uma escassez de talentos no Brasil e, quem estiver mais preparado nesse sentido se destacará no processo seletivo. 

Estratégias para se tornar um especialista

Quem quer ser um especialista contará com as vantagens citadas acima, porém precisa compreender que para isso precisará se aperfeiçoar constantemente. Uma das principais características desse tipo de profissional é a atualização constante, que permitirá que ele mantenha sua qualificação e tenha amplo conhecimento na sua área. 

Confira quatro estratégias para se desenvolver e se tornar um expert:

1- Mantenha-se atualizado

Ao escolher uma especialização, o profissional pode ser o caminho do que é tendência em sua área, ou então perceber através de sua experiência prática o que tem mais interesse. Independente do caminho, porém, é preciso manter-se atualizado. 

Há muitas formas de fazer isso e, com a diversidade de mídias disponíveis atualmente, fica mais fácil acessar conteúdos relevantes. Busque publicações especializadas no tema de interesse, e descubra canais no Youtube ou podcast que falam sobre o tema. Também consulte livros e outros materiais constantemente.

2- Faça pós-graduação

A melhor forma de adquirir o conhecimento necessário para ser um expert é por meio da pós-graduação. Esse tipo de especialização acadêmica permitirá conhecer em detalhes sobre o assunto no qual deseja se aperfeiçoar. 

Com esse nível de estudo, o profissional entra em contato com ferramentas e estudos de mercado que só a experiência profissional não é capaz de oferecer, e ainda abrirá caminho para se conectar com outros profissionais e acessar materiais específicos. 

Apesar de ser essencial no desenvolvimento profissional, algumas pessoas encaram desafios como uma rotina atarefada e limitações financeiras. Por isso, nossas instituições oferecem aulas em formato EAD, onde o aluno define quando e onde fará suas aulas, adaptando os estudos à sua rotina. 

3- Consulte outros especialistas

Fazer networking é uma importante ferramenta em qualquer segmento, mas ao ter contato com outros especialistas, o profissional pode ter trocas específicas e ainda fazer parcerias e trabalhar em equipe para desenvolver determinado projeto. 

Além disso, é uma oportunidade de difundir conhecimento, inspirar e ser inspirado. 

4- Frequente eventos da área

Ao participar de palestras e workshops, o profissional pratica o networking enquanto se mantém atualizado. Em muitos casos, seminários e simpósios são ambientes onde os especialistas destacam o trabalho que estão desenvolvendo, compartilham pesquisas e apontam as tendências do segmento. 

Além disso, é o caminho para, gradualmente, se tornar um palestrante e referência nesses eventos. 

Com essas estratégias para se tornar um especialista, os profissionais podem começar a trilhar seu caminho e se desenvolver na carreira.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades