Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO: CARREIRA, OPORTUNIDADES E MERCADO PARA O PROFISSIONAL DE UX

Mesa com designs sobre ela e uma mão usando uma caneta para anotar informações -EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO UX

A User Experience, mais conhecida pela sigla UX, é uma área em constante expansão no mercado de trabalho, com ampla oferta de vagas e busca por profissionais cada vez mais capacitados. Tal fato atrai um número crescente de profissionais de áreas como Design, Comunicação, Computação e Tecnologia que buscam a oportunidade de conquistar uma carreira profissional bem-sucedida.

Se você deseja conhecer mais sobre a carreira em Experiência do Usuário, continue a leitura conosco aqui, no Portal Pós, e fique por dentro dos principais fatos acerca desta área promissora.

COMEÇANDO PELO BÁSICO: O QUE É UX?

De maneira objetiva, a UX é um conjunto de práticas e métodos que analisa, interpreta e busca melhorar a experiência dos usuários e sua relação com produtos e serviços. Podemos dizer, também, que a User Experience é uma ciência que busca entender o que um usuário sente ao utilizar um produto ou serviço de modo a criar uma experiência de interação prática e significativa.

Cabe, portanto, aos profissionais de UX entender os fluxos e processos que orientam um consumidor durante sua navegação ou uso de serviços e produtos, avaliando o que é positivo e o que é negativo nesta relação.

O conceito de Experiência do Usuário pode ser aplicado a muitas coisas em nosso cotidiano, como a navegação em sites, e-commerces, redes sociais e aplicativos mobiles.

Certamente você consegue se recordar de alguma vez que tentou navegar em um site ou rede social e acabou desistindo por ter uma experiência pouco amistosa. Ou, então, ao contrário, acessou alguma página e conseguiu navegar de maneira intuitiva e objetiva, conseguindo em poucos cliques o que queria.

Em ambos os casos, de experiências positivas e negativas, temos em questão a Experiência de Usuário presente. O que difere uma da outra é, justamente, a análise e implementação de boas práticas que irão proporcionar ao seu cliente uma experiência agradável e eficiente.

COMO O PROFISSIONAL DE UX REALIZA SEU TRABALHO?

O profissional de UX conta com diversas práticas, métodos e ferramentas para analisar a experiência do usuário.

A primeira etapa é justamente avaliar o produto ou serviço em questão a partir da perspectiva do cliente, realizando o levantamento de problemas e desafios a serem superados para garantir uma melhor experiência.

Para tanto, este profissional pode lançar mão de algumas estratégias como a entrevista com usuários/clientes reais, entrevista com colaboradores da empresa e análise de mercado/concorrência.

Realizado o diagnóstico, o profissional UX passa para a segunda etapa, onde realiza um estudo para encontrar as melhores soluções. Entram em cena novas metodologias, como a Arquitetura da Informação, o Projeto de Interação e Fluxos de Tarefas. Elas possuem o objetivo de consolidar um novo modelo para o produto ou serviço. Por fim ocorre a implementação e análise de desempenho das novas soluções para a Experiência do Usuário.

COMO INICIAR A CARREIRA DE UX? A ANHANGUERA TE AJUDA!

A carreira profissional de UX possui diferentes caminhos. Muitos dos profissionais que atuam neste segmento são oriundos da graduação em Design, mas isso está longe de ser uma regra. Como forma de obter os conhecimentos necessários para atuar na área, muitas pessoas, das mais diferentes graduações, optam por cursar uma pós-graduação ou MBA.

A Anhanguera, uma das maiores e mais conceituadas universidades privadas do Brasil, conta com um curso de pós-graduação a distância em Design de Produtos Digitais com enfoque em UX (User Experience) e UI (User Interface). Com uma grade curricular completa e atualizada, você terá toda a base teórica e prática necessária para conquistar o seu lugar no mercado de trabalho de User Experience.

A pós-graduação online Anhanguera conta com diversos cursos de pós-graduação e MBA EAD em diferentes modalidades, com duração que pode variar entre 6 meses e 10 meses.

COMO É O MERCADO DE TRABALHO PARA UX?

Há quem diga que vivemos na “Era da Experiência” e o mercado de trabalho para UX é uma grande prova disso. Atualmente este segmento conta com muitas ofertas de trabalho e possibilidades de trilhar uma carreira de sucesso. O número de vagas em grandes cidades e capitais é maior, mas há oportunidades de trabalho espalhadas por todo o país, sendo possível trabalhar também para empresas estrangeiras na modalidade home office.

Conheça nossas faculdades