Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como ter a capacidade de expressar e articular ideias: 4 dicas

expressar e articular ideias

É comum ler sobre como a comunicação é importante no ambiente de trabalho, tanto para uma boa convivência profissional quanto para propor soluções, sendo reconhecido por suas capacitações profissionais. Mas expressar e articular ideias, assim como outras habilidades, é algo que nem todos dominam com facilidade.

Porém, pode ser aprendido com um conjunto técnicas e conceitos que, se praticados, ajudam a ter clareza na hora de fazer observações, para que sua fala seja pertinente e adequada. 

A importância de se expressar no ambiente de trabalho

São raras as posições de trabalho onde o profissional não precisa se comunicar. Seja com colaboradores, seja com líderes ou clientes, geralmente conversamos com diversas pessoas ao longo do expediente, com hierarquias e propósitos diferentes.

Com colegas mais próximos, é comum empregar uma linguagem mais descontraída, enquanto com chefes a troca é mais formal. Independente de quem for, porém, ter boas habilidades comunicativas têm impacto no trabalho realizado e na convivência. Entenda a importância de saber se expressar no ambiente de trabalho:

Trabalho em equipe

Muitas vezes, os conflitos entre profissionais da mesma equipe acabam por interferir no desempenho de todos e até na conclusão dos projetos. Saber se expressar não significa falar tudo o que se tem em mente sem pensar nas consequências, mas sim saber se posicionar de forma adequada, explicando as dificuldades e questões que são afetadas pelo comportamento do outro. 

Essa troca respeitosa influencia no clima e na maneira como os profissionais interagem, trabalhando em equipe e se apoiando para realizar as tarefas. 

Destaque profissional

Saber se expressar também permite que colegas e líderes percebam seu conhecimento sobre a área de atuação, e permite até que eles se surpreendam e reconheçam seus diferenciais na carreira. 

Portanto, é uma forma de se destacar e até mesmo conquistar novas posições ou ser selecionado para novos desafios onde pode mostrar seu potencial. 

Oportunidades na carreira

Um fator que sempre é mencionado quando se trata de crescimento profissional é o “networking” e isso só vai acontecer se trabalhar as skills de comunicação. Ter interesse genuíno nas pessoas, curiosidade e saber escutar fazem parte da boa comunicação e podem ajudar a fazer novos colegas e conhecer pessoas que podem se tornar colaboradores. 

Como se expressar e articular ideias?

Como falamos, existem algumas técnicas que podem ajudar a se expressar melhor, mas antes de mais nada é preciso trabalhar o autoconhecimento e entender quais hábitos já possui e quais pode adquirir nesse sentido. Entre eles estão:

Desenvolver empatia: ser capaz de ouvir com atenção e se colocar no lugar do próximo torna a troca mais profunda e indica para o outro que está presente  e engajado na conversa. 

Respeitar a vez dos outros: quando não se ouve com atenção o que o outro diz, a pessoa acaba por interrompê-lo para dar a própria opinião. Isso é rude e impede uma comunicação eficaz, portanto espere que a pessoa conclua o raciocínio antes de falar. 

Fazer perguntas: a melhor forma de engajar em uma conversa e demonstrar atenção é fazendo perguntas. Isso mostra interesse e permite que a pessoa desenvolva melhor o raciocínio. 

Essas questões podem ser observadas e trabalhadas em qualquer conversa, e ajudam a melhorar a comunicação não só no trabalho, mas também na vida pessoal. Mas, além desses hábitos, existem outras dicas para ajudar a se expressar melhor. Confira:

1 – Pratique

Se tiver que apresentar um projeto, ou mesmo ter uma conversa difícil com alguém, pratique antes o que vai dizer. Fale em voz alta em casa, e chame um amigo ou familiar para ouvir e opinar. 

Muitas vezes, ao nos ouvir falando em voz alta, conseguimos identificar o que está inadequado, quais falas são muito longas, se os argumentos são persuasivos. Isso também ajuda a criar mais confiança conforme trabalha diversas vezes o mesmo discurso e o tem com mais facilidade na mente. 

2 – Tenha clareza sobre a mensagem

Qual a ideia que quer passar? Qual o ponto principal? O objetivo central do tema proposto? Saber exatamente o que quer dizer ajuda a articular melhor o que tem em mente, além de evitar que a pessoa vagueie e perca o rumo do assunto no meio de sua fala. 

3 – Leia

Poderíamos citar a leitura acima como um hábito que deve ser adquirido, mas é importante destacar esse aspecto pelo simples fato de que, ao ler, adquirimos novos conhecimentos. Ler matérias de jornal e artigos, por exemplo, ajudam a compreender como estruturar um tema, quais os pontos principais, que aspectos são relevantes. 

Já livros, seja ficção, biografias ou relatos históricos, além de aumentar nosso conhecimento, ainda oferecem melhor compreensão sobre como contar uma história. Afinal, mesmo uma apresentação ou sugestão de ideia em uma reunião envolve uma história, e saber como contar ajuda a tornar a fala mais atraente para quem a escuta. 

4 – Siga estudando

Fazer cursos, como pós-graduação ou cursos livres, estudar um novo idioma, atender palestras e workshops ajudam a se aprofundar nos temas com os quais trabalha e aumentam o repertório oferecendo mais confiança para se expressar. 

Portanto siga estudando e aprenda sobre as habilidades socioemocionais que o permitirão expressar e articular ideias e se destacar no mercado de trabalho. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades