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Carreira em Pauta

O que fazer para falar e escrever melhor? Confira as dicas que preparamos!

imagem de uma mulher sendo ovacionada numa reunião para ilustrar o texto de falar e escrever melhor

A comunicação tem um grande impacto em tudo o que fazemos e, por essa razão, o sucesso profissional e pessoal depende dela. Seja para liderar uma equipe, apresentar propostas e projetos ou dar feedback a um colega, o fato é que, para crescer na carreira, precisamos cada vez mais falar e escrever melhor.

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Neste artigo, você descobrirá as principais dicas para transmitir credibilidade e clareza através dos textos e da comunicação verbal. Continue a leitura para saber mais.

5 dicas para falar e escrever melhor

Ter um bom texto e uma boa oratória pode parecer desafiador para muitas pessoas, mas o segredo está no desenvolvimento de novos hábitos.

Confira a seguir as nossas dicas para desenvolvê-los e aprender a falar e escrever melhor.

1 – Leia bastante

A primeira dica é também a mais importante. Afinal, só é possível falar e escrever melhor se você mantiver bons hábitos de leitura.

Quem está acostumado a ler tem a oportunidade de melhorar o vocabulário, a gramática, a estrutura que forma uma frase, além de aprender diferentes formas de comunicar ideias.

Quando você passa a ler mais, seu cérebro começa a fazer boas escolhas de palavras de forma natural. Além disso, melhora a sua capacidade de compreensão durante a leitura e o seu nível de concentração.

Em outras palavras, ler tem inúmeras vantagens para o seu desenvolvimento, especialmente se você deseja se comunicar melhor.

2 – Construa o seu vocabulário

Para escrever bons textos com clareza, é fundamental ter um vocabulário amplo.

Se você desenvolve a capacidade de dominar as palavras, saberá se expressar com muito mais assertividade e de forma adequada em qualquer situação.

Para que isso aconteça, existem algumas coisas que você pode fazer, como:

  • Utilizar mais sinônimos;
  • Evitar palavras vagas e generalistas;
  • Consultar o dicionário;
  • Conversar com pessoas diferentes.

Lembre-se sempre de que um bom vocabulário permite que você se comunique com muito mais riqueza e isso pode ser um dos seus diferenciais em relação a outros profissionais.

3 – Escreva todos os dias

Assim como ler, escrever com frequência é imprescindível para quem quer melhorar seus textos.

Para desenvolver um novo hábito, é preciso prática. Por isso, procure escrever todos os dias, mesmo que não sejam textos grandes.

Leia também: Comunicação verbal e não verbal: quais são as diferenças?

Uma boa forma de começar é mantendo por perto um bloco de notas, mesmo que seja no celular. Desta forma, quando a inspiração aparecer, você não perderá a oportunidade. 

4 – Conheça a sua audiência

Não importa o que você escreva ou fale, a sua mensagem sempre estará sendo direcionada a terceiros e, para que ela seja bem recebida, é preciso usar a forma adequada de entregá-la.

Se você vai escrever um e-mail para diretores de uma empresa ou vai fazer uma proposta para um cliente, utilizará uma linguagem mais formal do que se for escrever para um colega de trabalho com quem você tem uma relação mais próxima, por exemplo.

Antes de fazer uma apresentação também é importante coletar informações sobre a audiência para que você possa adaptar a sua linguagem, tom de voz e expressão corporal e, então, se conectar com ela.

Quando você tem domínio sobre estes elementos – e sobre o seu vocabulário –, a tarefa de comunicar fica muito mais fácil. 

5 – Saiba como chamar a atenção no início e encerrar com sucesso

O que vai determinar se a sua apresentação ou o seu texto vai ter sucesso ou não é o que você diz no início.

Que tal começar com uma informação de impacto? Quando você fala ou escreve informações interessantes, como uma estatística ou uma citação de uma personalidade relevante, tem grandes chances de conquistar a atenção da sua audiência.  

Se for fazer uma apresentação para uma plateia maior, considere também usar alguma informação em comum com aquelas pessoas para gerar empatia. Ao fazer isso, você provavelmente fará com que as pessoas prestem mais atenção e se identifiquem com você.

Mas se você tem dificuldade em concluir um texto ou apresentação, pode fazer um resumo de tudo o que foi dito e, então, utilizar uma declaração (pode ser uma frase inspiracional ou um lema autoral) que você tenha certeza de que as pessoas se lembrarão por algum tempo.

Enfim, neste artigo vimos que para aprender como falar e escrever melhor é preciso estar disposto a desenvolver novos hábitos. Exercitar a leitura e a escrita diariamente, diversificar o vocabulário, saber para quem está falando e como despertar o interesse da audiência são ações que ajudarão a alcançar seus objetivos de escrita e oratória.

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Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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