Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Demonstrar falta de interesse é prejudicial na entrevista; veja

falta de interesse

De todos os erros que podem ser cometidos por um candidato em uma entrevista de emprego, demonstrar falta de interesse é um das mais prejudiciais. Isso porque essa atitude passa uma primeira impressão negativa aos recrutadores e, com isso, fica difícil recuperar a atenção.

Demonstrar que não está interessado pode prejudicar sua imagem profissional e personalidade. É uma forma de colocar em xeque a credibilidade do seu trabalho. 

Os perigos da falta de interesse

Existem várias consequências em demonstrar completa ausência de interesse, o que vai desde a eliminação precoce do processo seletivo até a perda de oportunidades de networking, uma vez que o processo seletivo é ideal para gerar novas conexões profissionais, e esse comportamento atrapalha diretamente.

Além disso, tal cenário faz perder a chance de obter informações cruciais sobre a empresa e seu ambiente de trabalho, e te impede de aproveitar a oportunidade de destacar suas habilidades e experiências relevantes para a posição.

Não demonstrar interesse pode indicar falta de alinhamento com a cultura da empresa, e os recrutadores podem ver a falta de interesse como um desperdício de tempo e recursos. Observe, ainda, que a adaptabilidade é muitas vezes avaliada. Por sua vez, o desinteresse pode indicar resistência à mudança, uma característica mal vista sob a ótica dos recrutadores.

Os entrevistadores também podem se preocupar com a falta de interesse na colaboração e no trabalho em equipe. O desinteresse também pode prejudicar a posição em uma negociação salarial ou de benefícios.

Fique atento aos sinais de desinteresse

Com essas consequências em mente, o candidato precisa ficar atento aos possíveis sinais de desinteresse — porque, às vezes, sequer condiz com o real sentimento, e pode ser apenas um mal entendido. Confira algumas atitudes que podem transmitir a ideia de ausência de interesse:

1 – Falta de pesquisa

Os recrutadores ficam atentos se o candidato já conhece a empresa em questão ou não. Fazer uma pesquisa bem apurada é uma maneira de demonstrar que você se interessou em obter conhecimento sobre a empresa, suas operações e cultura. Aproveite para  fazer algumas perguntas durante o processo seletivo que deixem explícita a sua pesquisa.

2 – Respostas vagas, clichês ou genéricas

Mesmo que as perguntas da entrevista sejam de praxe e não muito inovadoras, fornecer respostas pouco específicas que não destacam suas experiências ou habilidades relacionadas à posição pode prejudicar você. Busque ser autêntico e espontâneo no modo de conduzir as suas respostas, deixando que o recrutador de fato te conheça.

3 – Expressão facial ou corporal

O corpo fala e, manter uma expressão facial neutra ou desinteressada durante a entrevista, pode transmitir o sinal de que você não quer trabalhar naquela empresa de verdade. Mantenha-se ereto e atento ao que o recrutador diz. Um olhar vazio pode ser ruim para o seu desempenho na entrevista. Faça contato visual constante.

4 – Respostas monossilábicas

Falar pouco, em respostas que sejam muito curtas e monossilábicas (“Sim”, “não”, “verdade”) é destruidor para a relação entre o recrutador e o candidato, e transmite a ideia de que você não quer que realmente te conheçam. A entrevista é o momento de deixar que saibam do seu potencial. Aproveite isso!

5 – Atraso

A pontualidade já é o primeiro teste de uma entrevista de emprego. Por isso, chegar no horário ao processo é crucial para causar uma boa impressão. Pesquisar antecipadamente o trajeto até o local é uma boa tática para evitar o atraso, que também é uma forma de mostrar desinteresse, sob o ponto de vista do recrutador. Programe-se.

6 – Falta de atenção às instruções

É normal ter dúvidas, mas se o candidato simplesmente não presta atenção nas instruções do processo seletivo ou da dinâmica em grupo, pode prejudicar a própria imagem.

7 – Distrações

Nada de mexer no celular na frente do recrutador! Isso demonstra uma completa falta de interesse (e, na verdade, até uma falta de respeito). Deixe para lidar com a tecnologia após o processo seletivo. Esse é um momento em que você deve se dedicar apenas à conversa olho-no-olho.

8 – Reclamações

Reclamações excessivas — sejam sobre a vaga em questão, sejam sobre a remuneração, as condições de trabalho ou até a respeito da empresa anterior, da qual você saiu — podem ser inconvenientes e causar uma má impressão. Seja profissional.

9 – Falta de entusiasmo

Não deixe de mostrar entusiasmo durante o processo seletivo. É uma nova fase em sua vida, afinal, e o recrutador precisa ver que você está disposto a abandonar a zona de conforto e abraçar essas mudanças. Mostre que é a pessoa ideal para preencher a vaga em questão.

10 – Falta de formação

A falta de interesse em seguir os estudos também pode se revelar como um fator negativo na entrevista de emprego. Por isso, não hesite em procurar uma pós-graduação que forneça as habilidades e os conhecimentos necessários para evoluir em sua área.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades