Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como se tornar um “candidato imbatível” em processos seletivos?

candidato imbatível

Tornar-se um candidato imbatível em processos seletivos pode ser um tanto desafiador, mas é necessário apenas ter foco e um bom preparo. Além disso, o autoconhecimento pode ajudar a conseguir a confiança e a comunicação adequadas para que haja uma conexão com o recrutador. 

Evitar erros simples, como a falta de pontualidade ou a falta de pesquisa sobre a empresa para a qual pretende se candidatar, também é um bom primeiro passo para se tornar digno daquela vaga tão desejada.

O que recrutadores esperam do candidato?

A ideia de um processo seletivo é identificar e selecionar candidatos qualificados e adequados, então os recrutadores geralmente esperam que os candidatos demonstrem uma combinação de habilidades, experiência e traços pessoais.

Uma das expectativas é que os candidatos atendam aos requisitos mínimos de qualificação para a posição e possuam habilidades técnicas específicas relacionadas à função. Experiência prévia na área de atuação também costuma ser valorizada, especialmente para cargos mais avançados.

Os recrutadores ainda avaliam a capacidade do candidato de se expressar de maneira clara e eficaz e procuram aqueles que demonstram capacidade de adaptação a novos ambientes e situações.

Como ser um candidato imbatível

Saiba que os recrutadores apreciam candidatos que mostram ter feito pesquisa sobre a empresa e entendem sua missão, valores e cultura organizacional, já que demonstra interesse genuíno na posição e na empresa. Saber de tudo isso já ajuda a se preparar melhor para ser um bom candidato, mas seguem as principais dicas para ajudá-lo a conquistar o merecido destaque:

1 – Preparação

Um bom candidato não vai ao processo seletivo sem uma boa preparação. Ler artigos sobre o que esperar nas entrevistas de emprego, entender as principais perguntas que costumam ser feitas em sua área e conversar com colegas de profissão para saber o que eles fizeram em suas respectivas entrevistas para obter os cargos exercidos atualmente podem ser alguns comportamentos bem-vindos.

O importante é entender que a preparação é sua melhor amiga, principalmente em um momento que proporciona tanto nervosismo. Entenda que quanto mais à vontade estiver, melhor vai conseguir ser você mesmo — e é dessa forma que se conquista o recrutador.

2 – Comunicação eficaz

Além de uma boa preparação, o candidato também deve apostar na habilidade de comunicação. É dessa forma que se sai bem na entrevista: comunicando bem as suas realizações e sabendo não apenas o que dizer, mas também como dizer (ou seja, a melhor forma de apresentar aquele discurso). Fazer workshops relacionados à comunicação pode ser uma forma de se preparar.

3 – Currículo impactante

Atualize seu currículo e busque palavras-chave que chamem a atenção do recrutador, assim conquistará destaque em comparação com os outros currículos que devem ser analisados pela equipe de Recursos Humanos. 

Lembre-se de adaptar o currículo para cada vaga, porque as informações mais importantes podem oscilar, dependendo do cargo a que se pretende conquistar. O documento deve ser objetivo e conciso, sem enrolações ou informações dispensáveis. Capriche na formação e na descrição de suas habilidades, mas não exagere. Os recrutadores sabem se não há honestidade.

4 – Pesquisa caprichada

Pesquisar sobre a empresa para a qual se pretende candidatar é essencial. Chegar no processo seletivo sem conhecer a organização em questão pode ser um ponto negativo diante dos olhos dos recrutadores, então a primeira impressão que fica, se eles perceberem, é que você é um candidato despreparado e sem interesse.

5 – Atitude proativa

Demonstrar proatividade na busca por oportunidades e na resolução de problemas durante uma entrevista de emprego é uma maneira eficaz de destacar suas habilidades. Você pode destacar situações em que identificou oportunidades de melhoria ou resolveu problemas de forma proativa em experiências profissionais anteriores.

Outra dica é falar sobre momentos em que você tomou a iniciativa sem ser solicitado. Pode ser a implementação de um novo processo, a introdução de uma ideia inovadora ou a liderança de um projeto adicional. Apresente realizações que foram alcançadas devido à sua abordagem proativa. Isso pode incluir metas atingidas, eficiências melhoradas ou problemas resolvidos de maneira eficaz.

6 – Adaptação

O candidato deve mostrar a capacidade de adaptação às mudanças do mercado de trabalho. Para isso, uma dica é acompanhar as tendências do mercado e ficar atento a habilidades que são valorizadas em um mercado em constante evolução.

7 – Aprimoramento de habilidades

E por falar em habilidades, o candidato digno de conseguir o emprego desejado deve se atentar às habilidades necessárias para aquela área e, com base nessas informações, buscar métodos para aprimorá-las. Vale entender a importância do aprendizado contínuo, que leva a um desenvolvimento profissional eficiente.

8 – Pós-graduação

Para se tornar um candidato imbatível nos processos seletivos, também é essencial buscar a formação complementar. A pós-graduação (como é o caso da pós Anhanguera, por exemplo) mostra interesse em evoluir na área. Também é indispensável para o profissional que pretende virar um especialista, algo verdadeiramente necessário no mercado atual.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades