Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Falta de reconhecimento preocupa em 2024: o que empresas devem fazer?

falta de reconhecimento

O Guia Salarial da Robert Half em 2024 destacou os principais receios dos profissionais – e o maior deles é a falta de reconhecimento. Enquanto isso, as empresas se deparam com a preocupação em torno da necessidade de recrutar talentos e principalmente de retê-los. 

Essa grande preocupação se refere à ausência de valorização e apreciação pelo trabalho realizado, o que pode se desdobrar de diversas maneiras e manifestar-se em diferentes aspectos da vida profissional. 

A falta de reconhecimento

Essa desvalorização pode ser financeira — ou seja, quando um profissional não recebe aumentos salariais ou bônus correspondentes ao seu desempenho e contribuição para a empresa — ou mesmo interligada às realizações, quando conquistas e realizações individuais não são notadas ou elogiadas pela equipe de liderança.

Também notamos essa ausência de reconhecimento se não há oportunidades de desenvolvimento, em outras palavras, se um profissional não recebe promoções ou treinamento adicional, por exemplo. A ausência de feedback positivo e construtivo sobre o trabalho realizado pode contribuir para essa sensação negativa.

Mas a desvalorização também pode estar presente no próprio ambiente de trabalho, o que leva à desmotivação e ao desinteresse no trabalho. Ao longo do artigo, destacamos as consequências negativas dessa ausência de reconhecimento. 

Em suma, é algo que se pode notar por pequenos detalhes do cotidiano na empresa, ou mesmo por meio de premiações internas, elogios em reuniões ou destaque em comunicações internas.

Consequências da falta de reconhecimento

A escassez de reconhecimento no trabalho pode ter uma série de impactos negativos, não apenas para os indivíduos, mas também para as próprias organizações como um todo. 

A principal consequência é a desmotivação dos colaboradores. Quando as pessoas não se sentem valorizadas pelo seu trabalho, podem perder o interesse e a dedicação às suas responsabilidades. Por sua vez, a satisfação no trabalho está diretamente relacionada ao reconhecimento, então equipes que não se sentem reconhecidas geralmente têm níveis mais baixos de satisfação.

Então acaba sendo uma cascata de inconsequências: a desmotivação e a insatisfação podem resultar em uma diminuição da produtividade. Isso porque os colaboradores que não se sentem valorizados podem não se esforçar tanto ou podem perder o foco em suas tarefas.

Tudo isso se reflete no maior medo (segundo a pesquisa) das empresas: reter talentos. A falta de reconhecimento é frequentemente citada como uma das razões para a rotatividade de funcionários. Quando os profissionais não se sentem apreciados, podem procurar oportunidades em outras organizações que oferecem mais valor. Então se a empresa não valoriza, fica difícil manter a equipe.  

A desvalorização também pode contribuir para a criação de um ambiente de trabalho tóxico, onde os colegas de trabalho não se apoiam mutuamente e a competição prejudicial se instaura. Além disso, o estresse e a insatisfação no trabalho podem desencadear problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão.

Como suprir a falta de reconhecimento?

Diante desse cenário negativo às duas partes, as empresas podem tomar algumas providências para que os indivíduos se sintam mais valorizados no cotidiano:

1 – Feedback

A empresa pode instituir um sistema de feedback regular que inclua tanto avaliações formais como feedbacks informais. Os gestores devem reconhecer não apenas os grandes marcos, mas também os esforços diários e contribuições significativas.

2 – Programa de recompensas e incentivos

Outro método de valorizar os profissionais é oferecer programas de recompensas e incentivos para reconhecer o desempenho excepcional. Isso pode incluir bônus, prêmios, elogios públicos e outras formas tangíveis de reconhecimento.

3 – Oportunidades de desenvolvimento profissional

Os gestores também devem oferecer oportunidades de desenvolvimento e treinamento para os colaboradores, o que demonstra que a empresa valoriza seu crescimento e está investindo em seu sucesso a longo prazo.

4 – Promoções internas

Priorizar a promoção interna sempre que possível pode ser uma forma de mostrar aos colaboradores que a empresa reconhece e valoriza seu talento e potencial de crescimento.

5 – Transparência e comunicação

Manter uma comunicação transparente sobre os objetivos da empresa, as expectativas e o papel fundamental que cada indivíduo desempenha no alcance desses objetivos também é uma forma de fazer com que toda a equipe se mantenha satisfeita e entenda que é reconhecida e valorizada.

Perspectivas e tendências 2024

Conforme menciona o Guia Salarial da Robert Half em 2024, a busca por talentos tem sido desafiadora e ainda se depara com os impactos das taxas de desemprego mais baixas. Dentre as preocupações, constam:

  • Abordagem da concorrência
  • Falta de oportunidade de crescimento
  • Falta de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional
  • Falta de flexibilidade, como trabalho remoto ou horário flexível

Aos profissionais, um medo que se estabelece também é o salário abaixo dos praticados pela concorrência. Mas além de lidar com a falta de reconhecimento, o profissional precisa buscar um aprendizado contínuo, e aprimorar as habilidades e os conhecimentos por meio da pós-graduação. Na Black Friday, os cursos ficam com um preço especial.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades