Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como reter talentos nas empresas e diminuir a rotatividade

imagem de um grupo de amigos no trabalho para ilustrar o texto de como reter talentos nas empresas

Depois do impacto da pandemia, líderes e profissionais de Recursos Humanos têm enfrentado dois grandes desafios: o primeiro é encontrar profissionais que possuam todas as habilidades técnicas e comportamentais necessárias e, o segundo, ainda maior, é entender como reter talentos nas empresas.

Para compreender melhor esse cenário, basta olhar para os resultados do Guia Salarial 2022, relatório feito pela consultoria Robert Half, que mostra as perspectivas para o mercado de trabalho este ano. Quando se trata de retenção, 49% dos executivos entrevistados afirmam que a empresa pode perder seus melhores talentos, e 48% afirmam que o turnover está mais alto do que antes da pandemia.

blog banner desconto em pós-graduação

Diante desse cenário, é fundamental que as empresas se esforcem para oferecer aos seus talentos aquilo que os deixará satisfeitos e produtivos. Neste artigo, falaremos sobre o que é preciso fazer hoje para manter os profissionais mais qualificados e reduzir a rotatividade. Acompanhe a seguir.

Como reter talentos nas empresas?

Você sabe quais são os maiores receios das empresas quando o assunto é perder talentos para o mercado? Segundo a pesquisa que mencionamos acima, eles são:

  • Abordagem da concorrência na retomada;
  • Aumento da pressão no trabalho;
  • Insatisfação com salários;
  • Insatisfação dos profissionais com a cultura corporativa. 

Embora essa seja a percepção das empresas, a realidade é que as condições que os trabalhadores esperam vão um pouco além.

Confira a seguir o que as empresas devem fazer para reter talentos e reduzir a rotatividade.

1 – Promova o equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Uma pesquisa realizada pela consultoria de recursos humanos Randstad mostrou que 81% dos trabalhadores brasileiros querem mais equilíbrio entre vida profissional e pessoal, enquanto a média global é de 67%.

Com as incertezas trazidas pela pandemia, as pessoas mudaram as suas perspectivas. Hoje, é de extrema importância trabalhar em empresas que proporcionem uma experiência de trabalho equilibrada.

Entre as principais demandas nesse sentido está a delimitação clara de horas de trabalho, uma vez que o home office deixou as atividades pessoais e profissionais um pouco misturadas e fez com que muitas pessoas trabalhassem além do horário.

2 – Possibilita diferentes modelos de trabalho

Outro fator importante mencionado pelos profissionais como condição para ficar na empresa é a possibilidade de um modelo de trabalho híbrido. Ainda segundo a pesquisa feita pela Robert Half, 38% dos trabalhadores procurariam um novo emprego se a empresa não permitisse trabalho remoto.

Porém, é preciso prestar atenção ao modo como essa flexibilidade é apresentada aos profissionais. Afinal, 76% dos entrevistados veem o trabalho remoto como uma forma de trabalhar e não como um benefício.

3 – Ofereça benefícios flexíveis

Hoje, a nota que os profissionais atribuem aos benefícios oferecidos por suas empresas é 7, mas os trabalhadores ainda esperam melhorias.

Uma boa parte deles gostaria que esses benefícios fossem mais flexíveis e que a empresa permitisse a possibilidade de escolha.

Entre os considerados mais importantes, estão os seguintes:

  • Assistência médica
  • Vale-alimentação
  • Vale-refeição
  • Previdência privada
  • Notebook

Portanto, vale a pena fazer uma pesquisa interna de satisfação com os funcionários e revisar os benefícios. 

4 – Apoie o desenvolvimento dos colaboradores

Já vimos que as empresas têm receio de que seus talentos sejam abordados pela concorrência e acabem deixando o cargo por propostas melhores. Nesse caso, uma das melhores saídas é mostrar que existe preocupação com o desenvolvimento desses profissionais.

É importante que haja investimento em bolsas de cursos de extensão, graduação e pós-graduação, treinamentos internos e externos que melhorem seu desempenho e desenvolvam o seu potencial.

Ao mesmo tempo, é preciso traçar um plano de carreira junto com esses profissionais para que eles vejam que existe um futuro promissor na empresa.

5 – Antes de contratar, certifique-se do fit cultural

Um critério importante na retenção de talentos é a sua afinidade com os valores da empresa, o que chamamos de fit cultural.

Quanto mais o candidato se identifica com a companhia, seus valores e propósitos, maiores são as chances de que ele permaneça e contribua para alcançar bons resultados.

Para que isso aconteça, é preciso ter uma cultura organizacional muito forte e definida, e que esse fit seja confirmado durante o processo de seleção.

6 – Garanta um ambiente de trabalho positivo

Para finalizar, vamos falar sobre a importância que um ambiente positivo tem na retenção de talentos.

Depois de passar pelo isolamento social e lidar com o estresse desse período, as pessoas passaram a valorizar ainda mais um ambiente de trabalho agradável. Elas sentem que, além do desenvolvimento profissional, também precisam de apoio em relação ao seu bem-estar psicológico e físico.

Nesse sentido, é preciso pensar em ações que promovam a sensação de acolhimento e pertencimento. Isso pode ser feito através do onboarding, do incentivo a uma comunicação melhor e da oferta de novas instalações e equipamentos para os funcionários. O importante é que os talentos saibam que a forma como eles se sentem no trabalho é valorizada.

Enfim, saber como reter talentos é fundamental para o sucesso da empresa, especialmente nesse momento de reorganização e busca por melhores resultados. Com atenção aos benefícios, desenvolvimento e bem-estar dos trabalhadores, é possível manter os melhores colaboradores e reduzir a rotatividade. Confira outras ações para reduzir o turnover.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades