Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Entenda qual o papel da auditoria interna hospitalar e por que ela é essencial

Estetoscópio em cima de uma prancheta com dados para ilustrar texto sobre auditoria interna hospitalar

Você conhece o papel da auditoria interna hospitalar? Primeiramente, vamos conceituar o que significa a auditoria interna. Essa é uma atividade realizada por um funcionário da empresa, com o intuito de revisar as operações como um serviço prestado à administração, constituindo, assim, um controle gerencial que analisa e avalia a eficácia dos controles. 

Como funciona a auditoria interna hospitalar?

Um dos fatores primordiais para a eficácia do trabalho de uma auditoria interna é a independência e, para que isso aconteça, são necessários dois aspectos: primeiro, o status do auditor interno na organização, ou seja, ele deve prestar contas a um administrador de alto nível para garantir sua ampla atuação, em relação aos problemas por ele revelados ou de suas recomendações.

blog banner desconto em pós-graduação

Segundo, o auditor interno não deve se envolver com registro, elaboração ou preparação de qualquer atividade que possa ser objeto ou futuro de sua análise e/ou avaliação. Sendo assim, a auditoria interna é parte natural e necessária de qualquer organização Isso porque caracteriza-se como uma ferramenta de apoio a alta gestão, auxiliando a instituição a atingir seus objetivos. 

É importante frisar, diante desse contexto, que há tempos a auditoria deixou de ser relacionada somente à ciência contábil. Hoje, a auditoria representa um importante apoio para a tomada de decisão e, por meio dela, é possível a realização do controle interno institucional. 

Quais outras atividades são feitas pelo auditor interno?

Com relação ao trabalho do auditor interno, para que ele consiga desenvolver suas atividades com eficiência, é necessário que ele tenha acesso às áreas em que irá executar o seu trabalho bem como as informações. Caso ele não tenha um conhecimento específico por uma determinada área, ele poderá procurar o auxílio de profissionais habilitados para que ele entenda o processo e, dessa forma, possa avaliar e julgar de forma confiável. 

Podemos descrever como atividades do auditor interno:

  • Revisão e avaliação da correção, adequação e aplicação de controles contábeis, financeiros e outros de natureza operacional, proporcionando controles eficazes a custo razoável; 
  • Determinação do grau de entendimento das diretrizes planas e procedimentos estabelecidos; 
  • Determinação do grau de controle dos ativos da Companhia quanto à proteção de perdas de qualquer tipo; 
  • Determinação da fidelidade dos dados administrativos originados na própria companhia;
  • Avaliação da qualidade de desempenho na execução de tarefas atribuídas.

Diante de todo o contexto, a auditoria hospitalar interna faz parte de um processo de investigação sistemático, que traz uma significativa contribuição para a instituição por meio da revisão de controle das atividades, das mais diversas áreas. Cabe ressaltar que a auditoria não tem papel somente de informar os problemas e falhas, mas também oferecer a alta gestão, sugestões e soluções que cooperem com o desenvolvimento institucional.

Leia também: Administração hospitalar: o que você precisa saber sobre a área

Uma das finalidades da auditoria interna hospitalar é a de verificar a qualidade da assistência prestada ao cliente, uma vez que a eficiência da gestão procura o equilíbrio entre os serviços prestados e a sua satisfação. Para verificar essa qualidade, é necessário interligar a eficiência no uso dos recursos, quer sejam humanos, tecnológicos e financeiros, com os cuidados apropriados e os resultados de saúde. 

Outras vantagens da auditoria interna

Essa é uma ferramenta de apoio para gestão na tomada de decisão, utilizando-se de relatórios para otimizar os resultados da instituição, reduzir os gargalos produtivos, melhorar a qualidade na prestação de serviços, incentivar a participação de colaboradores das mais diversas áreas e agregar ao desenvolvimento institucional. 

A auditoria interna é primordial para a excelência da gestão hospitalar e do processo investigativo. Sendo assim, é necessário que o gestor dê uma atenção especial aos processos administrativos de planejamento, verificação, controle e execução. 

Dessa forma, a administração hospitalar garante a redução de custos, qualificação na prestação de serviços e otimização de processos. Para garantir o sucesso da auditoria interna, é primordial dar uma atenção especial ao perfil dos profissionais da auditoria. 

O time de auditores deve ser composto por profissionais inteligentes, altamente motivados e comprometidos com o sucesso da empresa onde estão inseridos, com a responsabilidade de contribuir para a manutenção de um controle interno sadio e ajustado aos principais objetivos estratégicos da empresa. Com esse perfil de profissionais, é possível garantir a precisão e a qualidade de informações. 

Referência: ANDRADE, F.B. Auditoria interna hospitalar: Uma atividade de apoio à tomada de decisão. Revista Espacios, 2017. 

Para saber mais sobre auditoria interna hospitalar, invista no MBA em Administração Hospitalar. Você pode fazer a sua pós-graduação online em 6 meses ou realizar a especialização a distância em 10 meses. Ouça o podcast:

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades