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Gestão estratégica de vendas: tudo o que você precisa saber sobre a área

Quem trabalha com vendas tem sempre um novo desafio, pois praticamente todos os dias é necessário se reinventar. Por isso, é importante trabalhar com a gestão estratégica de vendas. Isso não é apenas sobre abordar clientes e fechar o maior número de vendas, mas também sobre conseguir olhar o negócio com outro ponto de vista e trazer mais ideias para o negócio.

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Quer saber melhor sobre essa área e entender como aplicar no seu negócio? Continue lendo este artigo!

O que é gestão estratégica de vendas?

A gestão estratégica de vendas reúne ações tomadas pela empresa para gerenciar os recursos que possui com o objetivo de alcançar os resultados que deseja. Para Peter Drucker, escritor, professor e consultor administrativo, essa gestão estratégica nas empresas é para “transformar sua ideia de negócio em valor real”. 

Trazendo o pensamento de Drucker para a atualidade, o “valor real” se encaixa para estruturar planos de ação, ter vantagem competitiva, escolher os melhores canais de vendas, tomar decisões mais assertivas e alinhadas com os propósitos da empresa e muito mais. 

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Além de conseguir estruturar toda a parte de vendas, essa gestão também ajuda a ter uma gestão de rotina mais organizada e fluída, e esse é apenas um dos benefícios ao implementar esse método no seu negócio.

3 motivos para investir na gestão estratégica de vendas

Se você está se perguntando “por que minha empresa precisa de gestão estratégica?”, nós te respondemos! Listamos abaixo três motivos que vão te convencer de implementar essa gestão no seu negócio. Confira:

1 – Consegue aproveitar os recursos da empresa ao máximo

Com um bom planejamento de vendas, os benefícios são a longo prazo. Assim, você consegue identificar quais investimentos trazem retorno e aqueles que já não têm mais sentido em manter. Com essa análise, é possível aproveitar tudo ao máximo — seja sobre economia ou recursos mais estratégicos.

2 – Mantém os setores alinhados

Ao manter uma gestão estratégica efetiva, todos os setores entendem o principal objetivo da empresa. Aumentar o número de vendas? Conquistar um número específico de clientes? Isso fica a seu critério, mas acredite que isso faz com que cada um da equipe se enxergue como parte do time e vão passar a trabalhar com metas em comum.

3 – Capacidade de tomar decisões mais assertivas

Conhecendo os objetivos da empresa, fica mais fácil que os colaboradores se orientem e busquem contribuir para o sucesso da empresa. E isso influencia em tudo, até em tomadas de decisões mais maduras e compatíveis com a expectativa de todos da empresa — do vender à gerência.

Como aplicar a gestão estratégica de vendas?

Agora que já conhecemos um pouquinho sobre a área, vamos entender melhor como aplicar no dia a dia essa gestão. Para conseguir aplicar a gestão estratégica de vendas, é necessário analisar e observar o cenário. 

Tire um tempo para entender o setor que o seu negócio está e analise a força de vendas, do estoque até o pós venda. Saiba quais são as suas forças e fraquezas quando pensamos em empresa, ouça seus vendedores, sua equipe e observe o cenário de diferentes pontos de vista.

Após isso, fica mais fácil definir os próximos passos, pois o primeiro, que é planejar e observar o seu negócio de diferentes formas, você já fez.

A pós-graduação em Gestão Estratégica de Vendas

Para conseguir atuar na gestão estratégica de vendas, seja no seu negócio ou em uma empresa específica, é necessário se especializar e seguir se desenvolvendo constantemente. A área de vendas é considerada uma das mais importantes para as empresas. Afinal, ela está relacionada às expectativas de diversas pessoas referente aos lucros que, quanto maior, melhor.

O curso de Gestão Estratégica de Vendas tem como intuito fornecer informações para os profissionais que desejam ou já atuam com vendas, mas tendo uma visão de gestão estratégica para conseguir otimizar os resultados da empresa em questão. Saiba mais sobre a especialização!

  • Para quem é o curso de Gestão Estratégica de Vendas?

Esse é um curso destinado a profissionais que desejam adquirir conhecimentos para atuar com vendas. Esse profissional pode ser da administração, comunicação, contabilidade, engenharias, economia, educação e saúde, e entre outros que acreditam no potencial de vendas dos negócios que administram — sendo seu próprio negócio ou não.

  • Quais os principais objetivos desta pós-graduação?

O curso tem como objetivo proporcionar os conhecimentos necessários para capacitar cada aluno sobre os principais temas da área, além de:

  • Desenvolver as competências gerenciais e operacionais efetivas no contexto de vendas;
  • Proporcionar o conteúdo teórico e prático dos principais temas de atuação nessa área;
  • Desenvolver atividades utilizando as ferramentas para a gestão de vendas.

A gestão estratégica de vendas é necessária para todos os negócios, por isso é importante se especializar ou optar por profissionais especialistas na área. Essa é uma forma de garantir que seus objetivos sejam alcançados com êxito.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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