Ir para o conteúdo
Você na Pós

Quer atuar com direção escolar? Confira o curso ideal para você seguir na área

A direção escolar é parte fundamental de uma escola, mas você sabe o que um diretor de escola faz? Esse profissional tem responsabilidades que vão desde a gestão das contas até dos relacionamentos. Afinal, ele precisa conseguir desempenhar todas as responsabilidades do cargo com excelência e, para isso, precisa da cooperação de todos da escola.

O diretor também precisa trabalhar a forma de enxergar as possibilidades e conseguir inovar cada vez mais na instituição – e esse pode ser um dos maiores desafios do cargo. Estamos falando de uma escola, onde o foco é formar cada criança em um cidadão capacitado para o que o espera no futuro. Ou seja, o diretor precisa ter um preparo especial para conseguir lidar com todas as burocracias do cargo.

blog banner desconto em pós-graduação

Se você quer saber mais sobre o que faz um diretor escolar, o que precisa para atuar nesse cargo e quais cursos são fundamentais para se especializar, continue lendo este post!

O que faz o diretor de uma escola?

Quem atua na direção escolar cuida de toda parte administrativa e pedagógica da escola, sem separar essas duas áreas. Na verdade, ele precisa conseguir transitar entre as duas esferas para ter excelência no trabalho.

As responsabilidades do diretor não são poucas. Na verdade, ele deve manter o bom funcionamento da escola em todos os aspectos — físicos, material, político, financeiro, pedagógico e emocional. 

Outro ponto importante da função de um diretor escolar é ter um papel de líder e incentivar, motivar e inspirar, diariamente, a equipe e seus alunos. Quando pensamos em alunos, também falamos sobre suas famílias, pois é necessário promover essa integração entre escola e pais ou responsáveis de cada estudante. Abaixo listamos algumas funções essenciais da direção escolar:

1 – Acompanhar os processos pedagógicos

O planejamento pedagógico da escola é essencial para conseguir manter o bom funcionamento e esse é um dos papéis do diretor: garantir que o planejamento seja implantado em sala de aula. 

Quem cria esse planejamento são os pedagogos e a direção escolar deve acompanhar, supervisionar e orientar a sua equipe. 

Leia também: Qual a importância dos professores para a educação da sociedade?

Esse é o momento em que o diretor também procura oportunidades de melhoria nos processos de ensino e de atendimento aos pais. Esse é um trabalho que envolve o contato com todo o corpo docente. Isso ajuda a manter a sintonia entre equipe e as tendências e necessidades do mundo moderno.

2 – Conseguir administrar os recursos da escola

A direção escolar tem como função garantir que a instituição sempre tenha os recursos necessários para funcionamento — desde cadernos e canetas até materiais da infraestrutura da escola. Aqui, ele pode contar com ajuda de outros profissionais da escola, montar um inventário e ir atualizando com itens que precisam repor.

3 – Mantém o patrimônio escolar em boas condições

Atuar na direção escolar envolve responsabilidades da estrutura física da escola e seu patrimônio escolar. Nisso está envolvida a prevenção de danos e ter planos de ação para caso o patrimônio seja comprometido de alguma forma. 

Também é responsabilidade do diretor planejar melhorias como reformas, ampliações e outros detalhes na instituição. Vale a pena considerar as necessidades e demandas para conseguir planejar as mudanças necessárias, lembrando sempre de organizar também o orçamento da escola.

Qual a pós-graduação para atuar na direção escolar?

Como falamos no início, para atuar na gestão de uma escola é necessário seguir se desenvolvendo e se especializando para não ficar para trás comparado com a concorrência. Para isso, o curso de Gestão e Organização da Escola com Ênfase em Direção Escolar pode te ajudar a se desenvolver para esse cargo de tanta responsabilidade.

Esse curso é pensado para profissionais que atuam na Educação, principalmente como diretores de escola e outros interessados para desenvolver aptidões e habilidades nas áreas de gestão e gerência educacional.

O profissional que decide cursar essa especialização será preparado para atuar em diferentes níveis de administração e planejamento da educação — sendo administrador, supervisor ou até orientador educacional. Durante o curso, é possível:

  • Desenvolver habilidades para agir no processo de gestão dos espaços educativos, seus paradigmas e tendências na ótica da organização do trabalho pedagógico;
  • Capacitar os participantes a agirem na ação administrativa, como instância mediadora entre a instituição educacional e a realidade do mundo atual, num processo de formação humana e mudanças sociais;
  • Avaliar o impacto das políticas de gestão da educação na autonomia da escola, na democratização e na qualidade da educação.

O curso tem duas opções, de 6 ou 10 meses de duração, e é possível aprender sobre a tecnologia e outros paradigmas da gestão escolar, formação e prática do diretor escolar e muito mais. 

Viu só quanta coisa o profissional de direção escolar faz? E para conseguir dar conta de tudo isso é necessário estar sempre atento às novidades e por dentro de tudo que acontece na área. Aproveite e conheça a pós-graduação Unime e dê aquele “up” no seu currículo.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades