Ir para o conteúdo
Curiosidades

Como fazer anotações de livros: 3 dicas

como fazer anotações de livros

Estudar é um processo importante do desenvolvimento profissional, e ajuda as pessoas a ampliarem seu conhecimento e crescer na carreira e a leitura faz parte desse processo. Mas só acompanhar as publicações pode não ser suficiente e saber como fazer anotações de livros permite absorver melhor o conteúdo e fixar a matéria. 

Seja no período escolar, seja na graduação ou pós-graduação, um profissional comprometido com o conhecimento precisa ler com frequência temas relacionados ao seu trabalho, ou até mesmo outras publicações que ampliem seu conhecimento e sua visão de mundo. Porém, seja por estar com a mente ocupada com outros afazeres, seja pela rotina atarefada, nem sempre é possível dar a devida atenção ao livro. 

Qual a melhor forma de fazer anotações?

Fazer anotações ajuda a focar no conteúdo, permite ampliar a compreensão do texto e ainda contribui com a memorização. A maneira como isso é feito, porém, pode variar de acordo com o tipo de leitura, prazo para concluir, e até o estilo pessoal de cada um. 

Mesmo quando se trata de ficção, as pessoas podem querer fazer anotações que acreditam ser relevantes, ou fazer uma linha do tempo e ainda escrever sobre cada personagem. Ou se o texto for histórico, pode ser interessante resumir fatos de acordo com a data em que aconteceram. 

Mas, antes de começar a fazer anotações, é preciso definir o meio. Isso porque algumas pessoas preferem escrever à mão, outros acreditam que digitar agiliza o processo, alguns podem querer anotar no próprio livro ou então utilizar aplicativos específicos para ler por dispositivos de leitura digitais. Veja as principais opções:

No livro

Algumas pessoas preferem não perder o fluxo de leitura e, para isso, podem fazer as anotações no próprio livro enquanto leem. Nesse caso, a sugestão é utilizar lápis, caso queira apagar algo depois, marca-texto ou post-its para fazer comentários maiores que os espaços das páginas. 

Utilizando esquema de cores

Seja com marca-textos, seja com marcadores adesivos, a ideia nesses casos é que cada cor represente um aspecto diferente da leitura. Verde pode ser para citações que quer se lembrar depois, amarelo assuntos que deseja pesquisar mais e, rosa, curiosidades. Esse esquema faz mais sentido ao definir os objetivos ao ler o texto, mas falaremos sobre isso mais adiante. 

Caderno

Ainda pensando nos formatos analógicos, algumas pessoas preferem não fazer interferências nos livros, e deixam para escrever em outro lugar, como cadernos. Nesse caso, é só manter o material por perto e fazer as anotações conforme lê. 

Arquivos digitais

Os marcadores adesivos também podem ajudar as pessoas que pretendem reescrever certas passagens no formato digital. A mídia varia de acordo com a preferência de cada um, e pode ser no Google Docs ou Microsoft Word, ou ainda em aplicativos de notas, como Notion ou Evernote. 

Leitura digital

É possível também usar dispositivos próprios para fazer leituras de e-books. Geralmente, o próprio equipamento permite fazer anotações e sublinhar o texto conforme lê, mas também é possível transferir as passagens selecionadas para outros arquivos digitais como os citados acima. Também é possível escrever em um caderno conforme lê. 

Como fazer anotações de livros?

Os métodos acima são variados e devem ser escolhidos de acordo com a preferência do usuário. Algumas pessoas preferem manter os livros intactos, e absorvem mais escrevendo à mão, ou sentem que as versões digitais são mais cômodas. 

Portanto, o primeiro passo para fazer anotações é escolher o formato que mais se encaixa com seu perfil. A partir daí, confira nossas dicas para fazer anotações: 

1 – Estabeleça uma rotina

Mesmo quando se tratam de leituras de cunho pessoal, algumas pessoas não conseguem estabelecer uma rotina e acabam deixando de ler os livros que gostariam. O ideal é tentar transformar o ato em um hábito. 

Portanto, comece definindo um tempo diário para leitura, seja antes de dormir, ou quando acordar pela manhã, no horário de almoço ou no deslocamento do trabalho. Estabeleça um prazo de quinze minutos ou meia hora, algo que seja possível e permita abrir caminho para ler com consistência. 

2 – Defina o objetivo da leitura

As anotações, como falamos, ajudam tanto para leituras pessoais como de trabalho ou estudo. Mas, para otimizar o processo, estabeleça o que quer com o livro. 

Digamos que a leitura seja para uma matéria da universidade, selecione os tópicos mais relevantes com o que está sendo ensinado em aula. Se o livro for de autoajuda, setorize de acordo com as dicas e como colocá-las em prática. 

3 – Tenha metas

Para que o processo de fazer anotações seja mais eficiente, estabeleça metas, como parar a cada capítulo e escrever um resumo, fazer anotações assim que acabar uma cena, escrever página por página e concluir x páginas em um dia. Isso ajuda a focar e fortalecer o hábito de anotar conforme lê. 

Aprenda sobre leitura, escrita e produção de textos e aperfeiçoe suas habilidades de estudo podem aperfeiçoar seus conhecimentos com uma pós-graduação, e ainda utilizar as dicas sobre como fazer anotações de livros para ter mais eficiência no ensino.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades