Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Qual a importância da leitura em nossas vidas? Saiba aqui!

homem lendo livro para ilustrar texto sobre importância da leitura em nossas vidas

Ler ainda é uma prática pouco comum no Brasil. Em pesquisa recente, o Instituto Pró-Livro constatou que apenas 52% da população brasileira possui o hábito da leitura, enquanto 30% nunca sequer comprou o livro. A importância da leitura em nossas vidas ainda é um tema pouco debatido, apesar da sua relevância. 

Se você faz parte da parcela da população que possui dificuldades de manter um hábito de leitura, comece a pensar em como mudar esta situação. Ser leitor assíduo resulta em muitos benefícios, sendo que a maioria deles impacta diretamente na sua carreira. 

Neste artigo, você vai saber um pouco melhor sobre a importância da leitura e entender como você pode ser um profissional melhor sendo um leitor mais ativo. 

Os benefícios para a nossa mente

Por ser uma atividade intelectual, os principais benefícios apresentarão resultados para a mente, como aumento da criatividade, maior poder de concentração e mais facilidade para memorização de informações. Saiba mais!

Mais criatividade

O hábito da leitura envolve conhecer novas realidades, ter contato com outras culturas e ampliar o vocabulário. Esse exercício envolve o leitor a  recriar cenas e situações na mente, estimulando sua criatividade. 

E não é necessário ler ficção para aprimorar esta habilidade. Obras de não ficção também exigem estímulo à criatividade, pois para absorver o conteúdo você precisa imaginá-lo para torná-lo mais assimilável à sua realidade.

Ser mais criativo pode fazer muita diferença na sua carreira, ajudando na criação de ideias inovadoras, raciocínio rápido na elaboração de estratégias e na solução de problemas. 

Maior concentração

Ler é uma atividade que exige muita concentração, até por isso muitas pessoas só conseguem ler em lugares silenciosos ou escutando música. Quanto mais você lê, maior será sua capacidade de concentração e mais desenvolvida será esta skill. 

Tanto para a vida pessoal quanto profissional saber se concentrar bem é importante. Dessa forma, conseguimos realizar  as atividades que ficam sob nossa responsabilidade, além de reduzir drasticamente a tendência à procrastinação. 

Melhor memorização

Ler exige que você memorize trechos, fatos e informações para conseguir dar continuidade e sentido à leitura. Portanto, quem lê constantemente exercita a área do cérebro responsável pela memorização, e ainda há estudos que indicam que o hábito colabora para a redução das chances de desenvolvimento do Alzheimer. 

Ter uma boa memória é fundamental para ter uma boa atuação no mercado de trabalho e organizar melhor sua rotina. Quanto maior sua facilidade de guardar informações, menor é a tendência de perder prazos ou se confundir com o que fazer durante a execução de um projeto. 

Quem lê bem, se comunica bem

Bons leitores possuem alta probabilidade de serem bons comunicadores. Isso porque quem lê com frequência possui um repertório verbal e cultural grande, consegue interpretar e redigir textos bem e possui mais desenvoltura para conversar e falar em público. 

Portanto, se você começar a cultivar seu hábito de leitura, é bem provável que, aos poucos, você comece a desenvolver seu lado comunicativo e passe a ter mais facilidade em expor sua opinião em público. Também irá desenvolver mensagens mais claras e se relacionar melhor com seus colegas de trabalho e empregadores. 

Nosso cérebro é muito associativo. Logo, estar em contato constante com frases bem construídas e fluídas fará com que a gente se acostume com esse tipo de construção gramatical e, automaticamente, comece a construir frases bem estruturadas na nossa comunicação verbal. 

Se você deseja alcançar uma posição de liderança, a leitura se tornará ainda mais importante para você, não só porque um líder precisa ser um ótimo comunicador como também estar sempre atualizado com tudo que há no mercado. 

Ainda no campo comunicacional, quem lê com frequência tem muito mais facilidade de ler e interpretar textos de forma mais rápida, se atrapalhando com menos frequência com as informações colhidas na leitura. 

A importância da leitura em nossas vidas e nos estudos

O hábito da leitura e dos estudos estão intimamente ligados, não só porque uma das principais fontes de aprendizado é a leitura de materiais complementares e artigos, mas também porque mesmo no ensino a distância você precisa exercitar a leitura para conseguir acompanhar as aulas. 

E os estudos, para um profissional, é fundamental para encontrar o sucesso, logo você precisa valorizar esta etapa da sua trajetória e estimular seu hábito de leitura. Um profissional bem sucedido valoriza seus estudos e aplica a ele a dedicação necessária para que ele se aperfeiçoe corretamente e tenha um bom desempenho no mercado. 

Para que você se adeque bem à sua rotina de estudos, principalmente em uma nova fase da vida, na qual você trabalha e estuda, é muito importante que você esteja acostumado ao hábito de leitura. 

A importância da leitura em nossas vidas é tão grande que ela está presente até em momentos que nem nos atentamos à sua presença, como nos estudos. E na pós Anhanguera, o papel da leitura é muito valorizado, apostando na capacitação unindo o conhecimento tecnológico com conteúdos formativos escritos.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades