Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

Filmes sobre tecnologia para você se apaixonar pelo tema

imagem de mundo tecnológico na palma da mão para ilustrar texto sobre filmes sobre tecnologia

Carros voadores, hologramas, sistema de controle de aplicativos com a mente… Todos esses gadgets que aparecem em filmes sobre tecnologia fascinam os entusiastas que estão sempre em busca das novidades. Quando vemos os filmes de cinema que envolvem esses temas, com efeitos especiais de última geração, dá até para se imaginar naquela época e podendo experimentar esses sistemas inovadores.

Separamos uma lista com filmes imperdíveis para qualquer amante da tecnologia e que trazem em seu enredo alguns conceitos que já são possíveis hoje em dia. Será que eles acertaram ou foi um palpite de sorte que acabou influenciando os cientistas? Seja como for, imaginar como será o futuro com esses novos equipamentos faz a nossa mente voar!

blog banner desconto em pós-graduação

Confira os filmes sobre tecnologia que separamos para você:

1 – The Jetsons

Quem nunca assistiu um episódio sobre a família do futuro? A série foi criada em 1990, quando mostrava quais eram as possíveis tecnologias que acontecerão no ano de 2062, quando ela se passa. Apesar de a realidade retratada na animação ainda estar longe da tecnologia que temos em 2021, a série está no caminho certo. A primeira grande previsão dos Jetsons foi o uso de smartwatch, que são utilizados para a comunicação da família entre eles e também com os colegas de trabalho.

Essa mesma tecnologia é usada nas chamadas de vídeo, que também são reportadas nos episódios. Diferente do hábito de ler jornais na época, George Jetson, um dos principais personagens, abria uma tela fina e observava as notícias aparecendo, muitas vezes até em movimento, algo bem comum que acontece com os tablets atualmente.

E a Rosie? O robô que ajuda na limpeza da casa ainda está longe de ter todas as funções daquela apresentada no desenho. Porém, hoje temos robôs que fazem a limpeza do chão da casa enquanto estamos fora, com sistema de desligamento independente. Enquanto todas as empresas investem em um bot de qualidade, que consiga entender e interpretar o que o usuário deseja, o pequeno Elroy não sofria com nenhum problema de comunicação com a sua assistente pessoal no computador, que o ajudava com problemas de escola e pesquisas que fazia eventualmente.

A preocupação com a saúde do cão Astro também foi reportada ao longo dos 24 episódios produzidos. Comidas prontas que simplesmente apareciam de máquinas, assim como as impressoras 3D de comida hoje usadas pelo Food Ink e esteiras estáticas para que o pet consiga suprir as atividades diárias também já dava as caras na animação.

banner sobre e-book com tendências de programação e desenvolvimento

2 – Matrix

O filme lançado em 1999 tem todas as experiências futurísticas possíveis e foi um grande avanço em efeitos especiais na época. Quando Neo descobre que as pessoas estão fazendo parte de um experimento para gerar bioeletricidade, cabe a ele conseguir encontrar uma forma de resgatar os humanos dessas cápsulas. Claro que a produção é uma ficção científica, mas todo o enredo nos faz pensar sobre inteligência artificial e a possibilidade do controle da mente por meio de impulsos elétricos.

Leia também: 7 habilidades fundamentais para profissionais de tecnologia

Além disso, pequenos chips que interpretam as sinapses cerebrais para controle de alguns aparelhos, como smartphones, já estão sendo testados e podem muito bem dar margem para os cinéfilos para um possível “erro na Matrix”. Hologramas, linguagem codificada e o ato de mexer em programações somente com o uso das mãos, a distância, também completam alguns dos dispositivos que estão hoje em teste para ganharem vida na rotina das pessoas.

3 – Minority Report – A Nova Lei

Assinado por Steven Spielberg, o filme foi lançado em 2002 e prometia lançar algumas previsões para 2054. A história é baseada em um conto do escritor Philip K. Dick e fala sobre um equipamento capaz de prever o futuro em 4 dias e, assim, era usado para diminuir a onda de crimes de Washington, cidade norte-americana.

Todo mundo se recorda da célebre cena de John Anderton, representado por Tom Cruise, acessando algumas informações em frente a uma tela curva utilizando os dedos, sem nem mesmo tocar na tela. Apesar de ainda não estarmos com essa tecnologia tão avançada (ainda é preciso tocar na tela no sistema touch), a tecnologia está avançando para esse caminho rapidamente. Porém, já podemos ver recursos encontrados hoje em qualquer smartphone: serviços de arrastar imagens para o lado ou ampliá-las ganharam destaque na produção cinematográfica.

Outro recurso que ainda não chegou às nossas mãos, mas já toma forma, é o da holografia, que faz com que o personagem principal consiga ter a nítida sensação de que seu filho ou sua esposa estão “junto com ele” na sala de estar. Apesar de não ser acessível, os hologramas já foram usados em alguns shows e até mesmo no jornalismo quando a CNN usou o recurso para materializar um jornalista nas ruas de Chicago.

Agora você já tem uma lista de filmes de tecnologia do futuro para poder maratonar no fim de semana e viajar nas possibilidades que os cientistas trazem para nós em forma de entretenimento. Será que poderemos ter acesso a todas essas novidades nas nossas casas em breve? Só o futuro dirá. Agora, fazer o MBA Anhanguera não precisa esperar. Cursos de especialização a distância de 6 ou 10 meses e reconhecidos pelo MEC você encontra aqui. Venha fazer parte da próxima turma da Anhanguera

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades