Ir para o conteúdo
Você na Pós

Fonoaudiologia no Transtorno do Espectro Autista: veja detalhes do curso

Fonoaudiologia no Transtorno do Espectro Autista

Nos últimos tempos, a ciência tem descoberto cada vez mais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os avanços representam notícias excelentes para a população, tendo em vista que eles garantem tratamentos multiprofissionais ainda mais certeiros para os pacientes. Contudo, para que essas mudanças sejam efetivas, há uma grande demanda por profissionais qualificados e atualizados. Esse é o caso dos especialistas em Fonoaudiologia no Transtorno do Espectro Autista.

As intervenções, tratamentos e protocolos para TEA são aplicados por diversos profissionais da saúde e da educação, não é mesmo? Por isso, em um cenário multidisciplinar, quanto mais profissionais atualizados, melhor. Assim, médicos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, pedagogos, terapeutas ocupacionais e muitos outros, incluindo fonoaudiólogos, precisam ir atrás de formas de entregar o melhor suporte possível para o paciente e suas individualidades. 

Para isso, profissionais que conseguem enxergar essa oportunidade, e têm interesse na área, podem buscar maneiras de se especializar. Nesse sentido, a forma mais estratégica e certeira é investindo em uma pós-graduação.

Abaixo, vamos detalhar o curso voltado para a atuação de fonoaudiólogos em casos que envolvem o Transtorno do Espectro Autista. Assim, você poderá entender tudo sobre a especialização e descobrir como ela vai transformar a sua carreira.

Fonoaudiologia no Transtorno do Espectro Autista: tudo sobre a especialização

Por que essa pós é relevante?

Como já explicamos, as intervenções em pacientes com TEA passam por diversas especialidades. Contudo, algumas se destacam, e nelas encontramos a fonoaudiologia. Esse mercado, inclusive, está aquecido, justamente pela grande busca a esses profissionais, que, muitas vezes, têm fila de espera para suas consultas.

Eles podem realizar intervenções nas áreas de fala, linguagem, motricidade orofacial, distúrbios auditivos, escrita, leitura e comunicação alternativa. Tudo isso trará benefícios gigantescos para os pacientes, desde que os profissionais assumindo os tratamentos sejam altamente capacitados e preparados para tal.

E isso é exatamente o que você vai alcançar com essa pós. Por esse motivo, continue aqui e veja todos os seus detalhes.

Quem pode fazer a especialização?

Essa pós-graduação é específica para profissionais graduados em fonoaudiologia. Portanto, se você é fonoaudiólogo e tem interesse em se atualizar, especializar e adquirir habilidades especializadas para a avaliação e intervenção no Transtorno do Espectro Autista, essa é a sua chance.

Lembrando que apenas profissionais que possuem diploma de graduação podem se inscrever em cursos de pós-graduação, certo? Então, se esse for o seu caso, chegou a hora de aprender mais sobre a oportunidade.

Que habilidades vou desenvolver com ela?

Ao longo do curso, você vai se capacitar para ser um fonoaudiólogo que avalia, realiza o raciocínio clínico, sabe intervir e acompanhar pessoas com TEA. Incluindo a orientação familiar e escolar.

Em resumo, você terá que ser capaz de realizar as três etapas fundamentais no acompanhamento, que são o acolhimento, o raciocínio clínico e o acompanhamento.

Para isso, você vai aprender mais sobre o transtorno, entender como reconhecer demandas individuais para pessoas com TEA e descobrir como funciona o trabalho transdisciplinar para as intervenções.

Também vai aprender modelos de tratamento, ser apresentado aos aspectos sensoriais e seus impactos, entender a importância da empatia e do acolhimento no tratamento, e se familiarizar com os relatórios adequados.

Tudo isso com disciplinas aprofundadas e atualizadas, que vão abordar tópicos como linguagens presentes, alteradas ou ausentes, motricidade orofacial e funções estomatognáticas. Além de transtornos motores de fala , tipos de comunicação, alfabetização e letramento, respiração diurna/noturna, autorregulação sensorial, emocional e social, aspectos sensoriais e muito mais.

Como a pós funciona? É online?

Todas essas competências e habilidades serão desenvolvidas ao longo do curso, que é 100% a distância. Isso significa que você terá toda a liberdade e flexibilidade que precisa para estudar onde e quando quiser. Com autonomia e controle sobre a sua pós, você poderá montar os seus próprios horários de estudo, sem comprometer ou dificultar as outras responsabilidades do dia a dia.

Isso é possível por conta do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Chamado de AVA, ele é uma plataforma integrada, que contempla todas as suas necessidades para a jornada acadêmica. Desde suporte administrativo e financeiro até materiais extras, uma biblioteca virtual, sistema de tutorias e videoaulas, tudo estará disponível no AVA.

Quais são as disciplinas da matriz curricular?

Falando em videoaulas gravadas, elas contemplam todas as disciplinas do seu curso. No total, você terá 13 disciplinas na sua pós-graduação, 6 teóricas e 7 teórico-práticas, com estudos de caso, desafios profissionais, demonstrações práticas para aproximar o aluno da prática profissional e outras atividades.

Juntas, todas elas resultarão em 520 horas de estudo, divididos conforme a matriz curricular abaixo.

  1. Diagnóstico e estratégias de intervenção para TEA
  2. Desenvolvimento histórico do conceito de TEA
  3. Aquisição da linguagem e escrita
  4. Avaliação fonoaudiológica no TEA
  5. A linguagem no TEA
  6. Processamento sensorial e alterações comportamentais aplicados à fonoaudiologia no TEA
  7. Contribuições da fonoaudiologia na seletividade e restrição alimentar
  8. Motricidade orofacial e as funções estomatognáticas no TEA
  9. Legislação e políticas públicas de inclusão e multiculturalidade
  10. Transtornos Motores de fala no TEA
  11. Tecnologia assistiva e comunicação alternativa
  12. Acessibilidade, ética, biossegurança e telefonoaudiologia
  13. Gestão de carreira

Agora que você já entendeu todos os detalhes da especialização em Fonoaudiologia no Transtorno do Espectro Autista, que tal começar o curso? Invista na pós-graduação Anhanguera para transformar a sua carreira como fonoaudiólogo e impactar de forma positiva a qualidade de vida de seus pacientes.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades