Ir para o conteúdo
Você na Pós

O papel da pós-graduação na formação de especialistas: você sabe?

formação de especialistas

O nível de conhecimento exigido pelas empresas atualmente nem sempre é condizente com o que os profissionais têm a oferecer. Por isso, a formação de especialistas tem um papel especial ao preparar essas pessoas para atender às demandas do mercado. 

Se aprofundar em determinado assunto ou área faz com que o profissional aumente sua capacitação e se torne mais competitivo em seu campo de atuação. E a pós-graduação tem uma importante função neste processo, pois é a melhor e mais significativa forma de atingir o status de especialista. 

Esse é um importante passo para quem tem um plano de carreira e sabe onde quer chegar no trabalho. Para seguir alcançando novos patamares, é imprescindível se destacar, seja na empresa onde atua, seja para quem planeja recolocação. 

Embora a graduação seja um passo importante para se posicionar no mercado e começar a adquirir experiência, a especialização permite ao profissional ir além. 

Banner campanha

O papel da pós-graduação na formação de especialistas

O fato de que o número de pessoas que se formam na universidade cresce anualmente é um bom indicativo de que o Brasil, de forma geral, tem adquirido mão de obra mais qualificada. Mas também aponta para um número maior de pessoas competindo pelas mesmas vagas. 

Ao mesmo tempo, as carreiras vêm se transformando rapidamente e a tecnologia se tornou uma peça fundamental na rotina de trabalho. Com isso, processos antes comuns deixam de ser utilizados e o próprio ofício se transforma com rapidez. 

Nas nossas instituições, além da facilidade para realizar as aulas no formato EAD, ainda há opções de formação em 4, 6 ou 10 meses, o que permite aos profissionais uma atualização rápida e abre caminhos para que continue crescendo com mais agilidade. 

Fato é que conhecimento nunca é demais, e seguir buscando novos aprendizados enriquece a vida de uma pessoa. Portanto, apostar na educação continuada e seguir estudando agrega outras experiências e habilidades técnicas e comportamentais no profissional que serão refletidas em seu trabalho. 

Banner 1 do projeto de pós-graduação

Entenda qual o papel da pós-graduação para a formação de especialistas e o impacto na carreira:

Estabilidade na carreira

Hoje vemos perfis profissionais mais variados e o conceito de “sujar a carteira” passando pouco tempo em uma instituição já não está em alta. Mas isso não significa que não haja insegurança em relação à estabilidade no cargo. 

Um profissional com mais qualificação também tem mais opções, além de ser valorizado nas empresas. Com isso, independente se quer passar os próximos anos em um lugar só ou se prefere enfrentar novos desafios, ele tem mais segurança e a garantia de que será bem colocado. 

Referência profissional

O especialista é, por definição, o profissional que tem determinada capacidade técnica bem desenvolvida. Com isso, ao acumular conhecimento e experiência, ele passa a se tornar uma referência em seu campo de atuação. 

Isso significa que outras pessoas vão procurá-lo para saber sua opinião ou até mesmo ser um mentor para suas carreira. Assim, além de abrir caminhos, vê sua reputação aumentar, ampliando também as oportunidades que recebe. 

Isso ainda possibilita um poder de escolha, onde o profissional define para qual empresa quer ir e tem mais liberdade para definir seus próximos passos. 

Salário e benefícios

Sabemos que, mesmo sendo importante, dinheiro não é o único fator para uma pessoa seguir determinado caminho profissional. Ainda assim, ao melhorar sua reputação e se destacar dos demais, ele ainda disputa cargos mais elevados, com melhores remunerações e benefícios. 

Por outro lado, isso também implica em mais responsabilidades, o que exigirá o desenvolvimento de habilidades comportamentais e de liderança. 

Inovação e tendências

Inovação é uma palavra que tem se popularizado nos últimos anos. Com a alta competitividade, as empresas estão em busca de profissionais capazes de pensar em novos produtos, soluções e serviços que os ofereça vantagem em relação à concorrência. 

Com isso, quem busca por aprimoramento constante e opta por seguir se desenvolvendo no âmbito acadêmico desenvolve novas habilidades técnicas e tem contato com novas tendências, o que o torna mais propício a inovar. 

Evolução profissional

É comum que, em determinado ponto da carreira, os profissionais se sintam estagnados. Seja porque não veem crescimento na empresa onde estão, seja porque não concordam com a cultura ou até mesmo porque não se sentem desafiados. 

Mas, seja por medo de mudar ou apenas para se manter na zona de conforto, muitos optam por seguir em cargos que não os faz felizes ao invés de buscar novas oportunidades. 

Mas, ao fazer uma pós-graduação, o profissional terá contato com outras pessoas e novas possibilidades profissionais, podendo focar seu desempenho em uma vaga que apresente desafios e o permita evoluir na carreira. 

A pós-graduação Anhanguera é a opção ideal para quem busca sair desse processo de estagnação e quer enfrentar novos desafios, ocupar outros cargos e conquistar remunerações maiores. 

Com um ambiente virtual completo, os alunos podem adaptar os estudos a sua rotina e criar um cronograma que se adapte à sua realidade. Assim, seguem trabalhando e realizando tarefas essenciais enquanto começam a planejar os próximos passos da carreira, focando em sua formação de especialistas.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades