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Carreira em Pauta

Como ter uma boa concentração no trabalho? 5 dicas práticas

concentração no trabalho

Manter o foco é a melhor estratégia para ter um bom desempenho profissional, mas às vezes pode ser um desafio manter a concentração no trabalho. Seja por lidar com uma tarefa morosa ou difícil, seja por problemas pessoais, nem sempre nossa energia está 100% voltada para as atividades que estamos realizando. 

Embora isso seja comum e possa acontecer com qualquer pessoa, ao se tornar um hábito, pode prejudicar o colaborador e evitar que ele prospere na carreira. Em alguns casos, a falta de concentração leva até mesmo a procrastinação. As consequências disso incluem atraso em entregas, queda na qualidade do serviço realizado e até avaliações negativas. 

Esses problemas afetam tanto a posição direta que o profissional ocupa, como também podem repercutir negativamente ao tentar avançar na carreira, afetando sua reputação. Se colegas ou líderes não tiverem bons comentários a fazer em relação ao profissional, pode atrapalhar suas chances de se candidatar a um cago desejado. 

Por isso, é importante entender primeiro qual o motivo da falta de concentração. Como falamos, se for algo pontual não há problema, contanto que o profissional saiba que terá que recuperar o tempo perdido de alguma forma. 

Mas, quando se torna mais corriqueiro, pode ser um indicativo de outras questões como insatisfação com o cargo, desejo de mudar de área, má relação com equipe, falta de alinhamento com a organização, entre outros. 

É necessário que o profissional trabalhe o autoconhecimento para ser capaz de compreender se a falta de concentração tem se tornado mais comum, e chegar à raiz do problema. 

Concentração no trabalho

Antes de mais nada, vamos entender melhor o processo de concentração. Essa capacidade é ensinada e desenvolvida pelos indivíduos desde a infância. A concentração é a capacidade de focar em apenas uma tarefa, a ponto de assimilar a informação recebida. 

Quem nunca passou por um momento, ao ler um livro, em que percebe que concluiu uma página e nem se lembra do que acabou de ler? Isso acontece pois, apesar de estarmos desenvolvendo determinada atividade, nossa mente está focada em outra coisa. 

Portanto, a concentração também é um exercício que pode ser praticado e aperfeiçoado. Veja como: 

1 – Faça uma coisa por vez

Algumas pessoas entendem ser multitarefa como uma qualidade, mas na verdade é um dos principais fatores a afetar a concentração. Ao desempenhar mais de um papel de uma só vez, o cérebro não consegue focar em nenhum. 

Assim todas as atividades ficarão incompletas ou serão concluídas sem a atenção necessária, abrindo mais possibilidades para erros. Portanto, busque focar em apenas uma atividade até o fim, para depois seguir para a próxima. 

2 – Corte as distrações

Uma pessoa pode estar no meio da realização de uma tarefa quando se lembra de algo, uma questão pessoal, uma curiosidade que precisa checar no Google ou qualquer outra coisa que pode ou não ser importante. 

O impulso, então, é abandonar o que está fazendo para lidar com esse lembrete. Ou ainda, decide abrir rapidamente as redes sociais e, quando percebe, já está há meia hora rolando o feed do Instagram. 

Por isso, é preciso estabelecer alguns limites, como bloquear os aplicativos no celular por determinados períodos do dia. Veja o que distrai mais durante o trabalho e busque formas de evitar essas questões durante a realização de uma tarefa. 

3 – Use métodos

Para isso, pode ser necessário utilizar alguns métodos e técnicas conhecidas. O brain dump, por exemplo, pode ser adequado quando essas lembranças aleatórias surgem na mente durante a execução de um trabalho. 

Ao invés de checar a informação imediatamente, anote em um papel que esteja acessível e guarde para lembrar-se de verificar assim que concluir o que está fazendo. 

Outra forma muito utilizada é o método Pomodoro, que consiste em fazer um controle rígido de tempo, cronometrando 25 minutos para realizar uma atividade, seguido por cinco minutos de folga. 

4 – Evite a caixa de entrada

Não, isso não significa ignorar as mensagens recebidas por e-mail, que hoje é a principal forma de comunicação nas empresas. A ideia é só ter um pouco de controle, para evitar que as mensagens se tornem uma distração. Isso vale também para o WhatsApp ou outra ferramenta de chat utilizada pela empresa. 

É comum que os colaboradores mantenham essas ferramentas abertas durante todo o expediente e, a cada notificação, param o que estão fazendo para atender. Assim, não conseguem se concentrar, se distraem facilmente e tem dificuldade de concluir a tarefa. 

Portanto, tenha limites e defina momentos exatos para checar isso, por exemplo: “vou olhar meu e-mail em 30 minutos, assim que concluir essa página do relatório”. 

5 – Trabalhe sua mente

Leituras e estudos são ferramentas importantes para treinar a concentração, portanto não deixe de aperfeiçoar seu conhecimento. A concentração é necessária para fortalecer o processo de aprendizagem, mas seguir treinando isso fará o profissional melhor. 

Com a pós EAD, os profissionais podem se especializar e ainda tem a chance de concluir uma pós-graduação em poucos meses, progredindo profissionalmente. 

Assim, saberão como manter a concentração no trabalho focando em seus objetivos na carreira. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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