Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Brain dump: o que é e como fazer para “organizar pensamentos”

mulher escrevendo no caderno para ilustrar texto sobre brain dump

Você já ouviu falar em brain dump? Hoje em dia existem diversos métodos para ajudar as pessoas a retomar o foco, evitar a procrastinação e desenvolver a criatividade, e esse é um deles. 

É muito comum que na correria do dia a dia surjam bloqueios criativos, ou até mesmo emoções que tomam conta da cabeça e impedem de focar nas tarefas. Com isso, a produtividade cai, e fica mais difícil organizar as obrigações. 

Existem muitos métodos para aumentar a produtividade e esse é um simples, que ajuda a ordenar os pensamentos e visualizar o que precisa ser feito. 

Brain dump e a procrastinação

Nossa rotina é atribulada e muitas vezes somos tomados por sentimentos e emoções que ficam pairando na nossa mente. Problemas do dia a dia, contas a pagar, projetos, aulas, compromissos. 

Esse turbilhão de sensações pode chegar a qualquer momento e nos impedir de focar no que estamos fazendo na hora. Em geral, isso pode causar ansiedade, tanto por não conseguir se concentrar, quanto pelas atividades em nossa mente. 

Além disso, esses sentimentos podem levar à procrastinação. Ao realizar uma atividade desafiadora, muitas pessoas acabam adiando a tarefa, ao se distrair com outras coisas. Ao invés de lidar com o que está acontecendo no momento, optam por “escapar” gastando o tempo com outras coisas. Já se viu precisando entregar um relatório e, ao invés de concluir, gastou seu tempo no Instagram? 

Acontece, e em geral esse tempo gasto “à toa” é mais prazeroso do que a atividade em si. Porém, apesar de trazer uma satisfação e um alívio momentâneo, acaba gerando angústia, quanto o prazo para concluir uma obrigação volta a se aproximar. 

Uma forma eficiente de driblar esse sentimento e esvaziar a mente é fazer um brain dump, ou “despejo de cérebro” em tradução literal. Isso permite ter uma mente mais clara, e tira do cérebro aquela sensação anuviada que causa e os pensamentos bagunçados. 

A ideia desse método é “limpar” a mente dessas sensações, trazendo um sentimento de leveza que permite voltar a atenção para o que está acontecendo no momento. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Benefícios do brain dump

Muito fácil de fazer, o brain dump tem inúmeros benefícios. Confira:

  • ajuda a organizar e priorizar tarefas 
  • diminui a sobrecarga a trazer mais tranquilidade
  • reúne em um só lugar informações importantes que precisam ser lembradas depois
  • reduz a sensação de ansiedade e stress
  • melhora a capacidade de memória
  • auxilia no foco e concentração
  • evita a procrastinação

Como organizar os pensamentos?

Antes de mais nada, é preciso separar um lugar para fazer as anotações. Pode ser um caderno ou um arquivo digital. O importante é ter fácil alcance, para poder acessar com facilidade sempre que necessário. Depois disso, é só seguir os passos a seguir: 

1 – Anote tudo que estiver passando pela cabeça

O brain dump é uma mistura de diário e lista de tarefas. Porém, é muito simples de executar, pois exige apenas “depositar” no papel tudo o que está preocupando a mente. Pode ser feito em forma de texto corrido ou lista. O importante é escrever o que está pensando. 

É possível estar preocupado com uma conta que vence no dia seguinte, e ao mesmo tempo sonhando com os cursos que gostaria de fazer. A ideia é não analisar muito, só escrever. Faça isso por cerca de 15 minutos, ou até sentir que já escreveu o que precisava. 

2 – Analise e priorize

Já colocou tudo no papel? Agora é a hora de entender o que são esses pensamentos. Antes de voltar o foco à atividade atual, é preciso analisar o que preocupa e ocupa a cabeça. Isso permitirá racionalizar e entender o que é uma preocupação real, ou não. 

Seguindo o exemplo acima, entre a conta a pagar e o curso, qual é mais urgente? Sendo assim, é possível desenvolver um sistema que ajuda a controlar essas questões. Isso pode ser feito de várias formas: enumerando as atividades entre mais e menos importantes, usando cores de marca texto diferentes, repassando as tarefas para a agenda ou calendário. 

A conta pode virar um lembrete no celular para pagamento no dia seguinte. O curso pode ser pesquisado no final do dia, dedicando uma hora para buscar especializações que estão alinhadas com seus objetivos. Com isso, esses pensamentos soltos vão ganhando forma e solução concreta. 

3 – Veja o que pode fazer agora

Ao analisar o que foi escrito, surgirão tarefas rápidas que podem ser feitas na hora. Se a conta vence no dia seguinte, mas o dinheiro já está disponível, por que não acessar o aplicativo do banco e fazer o pagamento imediatamente? Vai levar alguns minutos, e tirar essa pendência da mente. 

4 – Avalie suas sensações

O brain dump também serve como diário pois, na hora de pôr tudo no papel, também é possível incluir o que está sentindo. E isso pode levar a realizações mais profundas relacionadas ao bem-estar. Se estiver se sentindo cansado, pode planejar uma atividade relaxante para os próximos dias. Se estiver triste ou desanimado, pode precisar de exercício físico, ou agendar uma consulta médica. 

Não é só sobre escrever tarefas, mas compreender de fato o que são essas sensações e quais os efeitos que elas causam. 

Retomando o foco

Visualizar esse emaranhado que estava na cabeça vai tirar o peso desses sentimentos, e trazê-los para a realidade. Com isso, fica mais fácil retomar o foco e voltar para o que precisa ser feito imediatamente. Isso vai aumentar a sua produtividade, e permitir voltar sua atenção para o trabalho, e até mesmo deixar mais tempo livre para exercer novas atividades. 

No trabalho, saber administrar esses aspectos emocionais e manter o foco são características importantes para ser notado e ter a possibilidade de se desenvolver na carreira. E fazer uma pós-graduação em 6 meses reconhecida pelo MEC ajudará nesse desenvolvimento. 

Use o brain dump para ajudar a estabelecer metas e objetivos, clarear a mente e se tornar mais produtivo na carreira e na vida. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades