Parte do esforço dos profissionais em prosperar na carreira está em conquistar a confiança da liderança. Existem diversos tipos de líderes, mas quando se trata de um cenário apropriado para o desenvolvimento da carreira, a maioria deles irá oferecer autonomia e independência para atuação da equipe.
O objetivo é evitar o microgerenciamento e permitir que cada um seja capaz de melhorar sua performance. Mas isso também envolve um processo de confiança, e cabe aos colaboradores indicarem para seus gestores que estão aptos para isso, e são capazes de lidar com imprevistos ou tomar decisões por conta própria.
Como conquistar a confiança dos líderes?
Acredite se quiser, não é bajulando seu líder que garantirá sua confiança. A melhor forma de conquistar isso é apresentando um bom trabalho e desenvolvendo habilidades que por si só contribuem para o crescimento profissional.
Mostrar que está engajado com a empresa, que “joga no mesmo time” do gestor e que está empenhado na busca por resultados são alguns exemplos práticos que deixam claro para o líder o valor e dedicação do profissional. Veja como conquistar sua confiança com base em um bom trabalho:
Desenvolva proatividade
Se você almeja a confiança da liderança para tocar projetos e trabalhar com autonomia, comece sendo proativo. Isso pode, eventualmente, envolver correr riscos para se destacar, mas em geral, trata-se apenas de se manter atento e não esperar um comando direto para fazer algo.
Imagine que precisa fazer um relatório, que será revisado pelo seu gestor. Não é melhor checar as informações duas vezes, confirmar as fontes, somas e dados, do que esperar chegar nas mãos dele para então ver que faltou algo?
Se tem uma atividade que faz regularmente, crie um check-list para ter certeza que não esqueceu de nada, consulte os colegas e tente se antecipar a possíveis problemas.
Procure conhecer seu líder
Não é necessário virar amigo do chefe. Mas, conhecer sua personalidade pode ajudar a facilitar a comunicação. Se é uma pessoa que tem mais reuniões à tarde, tente resolver questões pela manhã, se sente que está sobrecarregado, se ofereça para assumir alguma tarefa.
Essas coisas tornarão a relação mais amigável, e o líder se sentirá mais confiante ao delegar tarefas.
Mostre que está comprometido com as metas
O principal papel de um líder é justamente gerir a equipe e guiá-la por um caminho que leve a aos resultados almejados pela empresa. Portanto, indicar ao chefe que está comprometido com suas metas individuais, e apoiar os colegas nas metas do time pode aumentar a confiança.
Comunique-se com eficiência
Muitas pessoas acabam “travando” na hora de falar com o chefe, por medo ou falta de autoconfiança e, além de gerar ruídos na comunicação, impede que o líder veja quem esse profissional é. É preciso saber se expressar, para encontrar oportunidades de dar ideias e se destacar.
Frases para ganhar a confiança da liderança
Se a comunicação é a base de uma relação de confiança, saber como expor ideias, propostas e situações contribui para essa credibilidade. Conheça algumas frases que podem ser utilizadas e o contexto para apresentá-las para a liderança:
Comunicação e transparência
- Estou disponível se tiver alguma dúvida ou preocupação em relação a [projeto/tarefa]”
- “Gostaria de te informar sobre um progresso que tivemos no projeto X”
- “Fiz um relatório com um resumo das minhas atividades da semana e os resultados apresentados”
Proatividade e solução de problemas
- “Notei um problema com [detalhar situação] e achei melhor verificar”
- “Gostaria de sugerir algumas ideias para agilizarmos esse processo que está tomando muito tempo da equipe”
- “Queria me oferecer para assumir à frente neste projeto, pois estou desde o começo acompanhando o desenvolvimento e posso contribuir para alcançarmos a meta”
Colaboração e trabalho em equipe
- “Posso rearranjar minha agenda e ajudar a equipe com essa questão”
- “Acho que podemos ouvir a opinião de cada um para entender como agilizar esse processo”
- “Se fizermos isso em equipe, podemos concluir mais rápido e atingir a meta”
Comprometimento e responsabilidade
- “Estou ciente do tempo e vou entregar tudo no prazo”
- “Posso assumir essa tarefa e vou fazer meu melhor nessa ação”
- “Vou revisar os dados e checar as informações antes de entregar a versão final”
Inovação e melhoria contínua
- “Tenho pensado em soluções e tenho uma proposta que acho que ajudará toda a equipe”
- “Tenho me dedicado a aprender mais sobre isso e quero ajudar o time a concluir”
- “Li sobre outras abordagens e gostaria de aplicar algumas para buscar um resultado melhor”
Feedback e desenvolvimento
- “Obrigada pelo feedback, e saiba que vou trabalhar nesses pontos e melhorar meu desempenho”
- “Gostaria de conversar sobre melhorias que posso fazer para me desenvolver nesse setor”
- “Estou aberto(a) se quiser comentar sobre meu desempenho nesse projeto, pois quero continuar fazendo esse tipo de ação e me desenvolver”
Essas frases são exemplos de comunicações que indicam sua proatividade e vontade de crescer e geram a confiança da liderança. Siga se desenvolvendo e estudando para ter mais ferramentas de comunicação e aprenda sobre Psicologia Positiva para manter um diálogo amigável e eficiente no ambiente profissional.