Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

O que é ser proativo e qual a importância dessa habilidade

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e concorrido. Por isso, é necessário que os colaboradores tenham atitude e iniciativa para propor soluções e trazer novas ideias. O profissional proativo, inclusive, ganha valorização e reconhecimento. Mas, você sabe, de fato, o que é ser proativo? Continue a leitura para descobrir!

Afinal, o que é ser proativo?

A pessoa proativa é aquela que apresenta soluções para um problema antes mesmo de ele acontecer, que pesquisa além do que lhe foi solicitado e que vai atrás das respostas para possíveis questionamentos. Ela sempre está pensando além do que se apresenta para estar sempre prevenida e em crescimento.

blog banner desconto em pós-graduação

Faz parte da rotina de uma pessoa proativa ser curiosa e entender melhor todos os problemas que podem acontecer durante um processo ou projeto. Ela se preocupa em saber sobre possíveis contratempos e descobre as formas mais diversas e até mesmo criativas de sair de uma situação de forma primorosa.

Além disso, não gosta de estagnação e de não estar preparada para possíveis questionamentos. Afinal, quer mostrar o valor do seu serviço. A grande maioria das pessoas que apresenta essa característica não fica acomodada. Ainda é levada como referência e parâmetro de trabalho, incentivando os colegas a se esforçarem para serem uma inspiração também.

Em resumo, é o profissional que deixa a zona de conforto, pensa fora da caixa e apresenta as soluções mais incríveis dentro de uma empresa. Também é comum identificar que essas pessoas tendem a ser mais sociáveis, curiosas e dispostas a trabalhar em prol dos objetivos da empresa, ao lado de seus colegas. 

Como desenvolver a proatividade?

Há quem pense que a proatividade deve ser algo nato do profissional ou que desenvolvê-la pode se tornar uma tarefa árdua. Mas, na verdade, não é bem assim. Muitas pessoas nem sempre desenvolvem a proatividade na sua função principal, mas em algumas outras áreas que fazem parte do seu dia a dia. 

Quer um exemplo? Um funcionário que gosta muito de cozinhar e aprecia a boa gastronomia pode fazer um plano de sugestão de mudança de cardápio da empresa para que os colegas tenham uma refeição equilibrada, melhores hábitos alimentares e, consequentemente, uma boa saúde. 

Essa atitude evita afastamento de funcionários por doenças e até pode prevenir alguns casos de patologias comuns, como gripe. Parece simples, mas essa ação irá refletir em quantos dias do ano uma pessoa trabalhou e aumentar o lucro que a empresa possivelmente teria naquele ano.

Viu como nem tudo está atrelado somente à função que você desempenha? A pessoa proativa aprende que a vida dela está cercada por mais tarefas e áreas de destaque do que apenas a função do trabalho. É uma forma de ser visto como um profissional melhor e a oportunidade de ser até mesmo disputado por líderes do mercado.

Mas caso você queira se limitar a sua função na empresa, não tem problema. O segredo da proatividade começa na organização das suas tarefas. Crie listas e planilhas com as suas entregas para conseguir ter uma visão macro de tudo aquilo que precisa desenvolver. A partir desse mural, comece a trabalhar as ramificações de cada tarefa, seus possíveis problemas que precisam ser resolvidos previamente e as soluções que parecem ser eficientes.

Não se preocupe se não conseguir resolver na primeira oportunidade ou se sentir travado olhando para sua lista. A proatividade é como um músculo que precisa ser desenvolvido conforme for trabalhado. Aos poucos, esse tipo de questionamento vai fazer parte do seu dia a dia e sugerir normalmente na sua mente enquanto você trabalha.

Quando a proatividade se torna inconveniente?

Lembre-se de que você foi contratado para exercer uma função no seu ambiente profissional. Começar a fazer projetos ou dar opinião sobre outra área, com outros colegas, pode não ser a melhor opção. Caso você tenha alguma sugestão para outro setor da empresa, chame a pessoa responsável e dê ideias interessantes, faça uma reunião e passe as referências que você acha interessante. 

Caso as suas dicas não sejam implantadas, não fique chateado ou aja por si. Entenda que cada pessoa tem o seu tempo e consegue desempenhar as funções passadas no seu ritmo, combinado? Continue por aqui e, agora, veja como desenvolver novas habilidades no dia a dia. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades