Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

5 estratégias fáceis para reter melhor o que você aprende no trabalho

A todo momento estamos expostos a ouvir e a aprender coisas novas. E em um ambiente de trabalho, não é diferente. São mecanismos, processos e tarefas aprendidas diariamente. No entanto, com tantas informações, o nosso cérebro não armazena tudo o que queremos ou precisamos e algumas coisas podem ser mais desafiadoras de lembrar. 

O processo, o armazenamento e a recuperação da informação são etapas conjuntas que devem estar presentes no desenvolvimento de um profissional. Segundo os cientistas Peter C. Brown, Henry L. Roediger III e Mark A. McDaniel, autores do livro “Fixe o conhecimento: a ciência da aprendizagem bem-sucedida”, é necessário “interromper o processo de esquecimento”, pois a “aprendizagem é mais profunda e duradoura quando requer esforço”.

blog banner desconto em pós-graduação

Eles destacam que é importante pensar em três aspectos para alcançar bons resultados: em primeiro lugar, é preciso exercitar a memória para que os atos aprendidos sejam consultados futuramente; em segundo, está o ato de se manter ativo, sempre buscando coletar informações novas; e, em terceiro, manter uma frequência de estratégias eficientes. 

Mas como maximizar esse aprendizado e lembrar mais das ideias de que precisamos? Veja algumas dicas abaixo:

Como reter mais aprendizados no trabalho

  • Pense em como associar as ideias

Exercer o pensamento crítico e ter autoanálise sobre seus aprendizados são características que ajudam a reter mais. Faça constantemente uma revisão do seu desenvolvimento semanal, analise os aprendizados e as experiências novas e antigas. 

Pense em como associar as coisas a algo que tenha um significado afetivo ou visual. A nossa memória consegue guardar informações por muito mais tempo quando fazemos elos ou associações.

  • Pratique a repetição focada na memorização

A repetição é uma ferramenta de memorização utilizada há muito tempo. Embora aprender por meio da repetição tenha seus próprios benefícios, o segredo não está em amontoar-se de informações, mas em repetir com eficácia. Nesse sentido, existem duas estratégias: a intensiva e a espaçada.

Na repetição intensiva, o exercício é constante em períodos curtos. Ou seja, você pode focar em uma informação e a revisitar durante um dia inteiro, por exemplo. Já a repetição espaçada exige que você tente lembrar das coisas após um período maior, como uma semana. A prática de relembrar informações e recordar fatos fortalece a memória.

  • Reserve um tempo para refletir

A todo momento, estamos coletando informações. Contudo, muitas vezes, necessitamos de um período de reflexão  para que uma informação seja de fato absorvida em todo o seu potencial. Refletir é um momento crítico em que a mente se divide entre entender a complexidade de um conteúdo e memorizá-lo. Procure entender o motivo de uma pesquisa ser importante em um determinado momento e tente encontrar similaridade entre os assuntos.

Sempre que coletar uma informação nova, faça alguns questionamentos: Quais foram as principais ideias abordadas? Qual o propósito disso? Como posso fazer a diferença? Existe algo que eu não entendi? Como posso aplicar isso no trabalho? Inclusive, essas perguntas fazem parte da Técnica Feynman, de Bill Gates, muito conhecida por ajudar a expandir a memorização.

  • Faça anotações com foco em palavras-chave

Para reforçar novas informações e ideias ou torná-las mais fáceis de lembrar, reserve um tempo para anotar o que você se lembra. Fazer anotações ainda é uma das maneiras mais eficazes e simples de expandir conhecimento. Quando anotamos, temos mais chances de memorizar e a possibilidade de consultar esse material futuramente caso seja necessário.

Nesse caso, o diferencial não é fazer grandes anotações, mas focar em palavras-chave. Registrar temas centrais vai te ajudar a relacionar ideias e a despertar gatilhos. Então, em vez de memorizar listas, escolha palavras que sejam relevantes para suas próprias experiências de vida, rotinas e relacionamentos, assim também se exercita a criatividade.

  • Passe a ideia adiante

Passar o seu conhecimento para outras pessoas de um jeito interessante é uma maneira de exercitar a mente e ainda socializar. Nesse sentido, você pode se propor a desenvolver mentorias, materiais personalizados ou a auxiliar novos colegas de trabalho.

Além de ajudar a resgatar ideias e expandir o seu conhecimento, essas são práticas que agregam ao seu currículo e podem trazer ainda mais benefícios no desenvolvimento da sua carreira. Muitas empresas valorizam esse tipo de iniciativas e de projetos colaborativos.

Agora, que tal potencializar a sua carreira? Acesse o portal do aluno Uniderp e escolha o curso que melhor combina com você!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades