Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Fui demitido, e agora? 7 dicas para se recolocar no mercado

fui demitido, e agora

Encarar uma demissão é um desafio e tanto. Em momentos como esse, a frase mais comum que vem à mente é: fui demitido, e agora? Afinal, diante do estresse e da frustração, nem sempre é fácil saber como agir. 

Uma demissão envolve questões burocráticas e financeiras, além de sentimentos que podem te fazer questionar sobre a sua competência profissional. O desafio é grande, mas é possível traçar um plano e adotar algumas medidas para buscar uma recolocação no mercado. 

Fui demitido, e agora? Os primeiros passos

Após resolver as questões burocráticas da demissão, é hora de dar os primeiros passos para se recuperar do baque e se reerguer profissionalmente. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

É comum se sentir desanimado e sem motivação após ser demitido, mas não se pode deixar o sentimento tomar conta. Caso contrário, será ainda mais difícil encontrar uma nova posição. A dica é cuidar da saúde física e mental para encarar o período de forma mais tranquila. 

Outro ponto essencial é entender os motivos da demissão. A ideia aqui não é se culpar pelo o que aconteceu, mas entender o que levou a empresa a te demitir. Em uma situação de crise, por exemplo, o corte de colaboradores é comum e nem sempre isso tem relação com seus erros e acertos no cargo que ocupa. 

De qualquer forma, lembre-se dos feedbacks que recebeu do seu líder e se esses pontos foram melhorados. Tente pensar o que deixou a desejar e de que forma você pode trabalhar as suas habilidades para que no próximo emprego seja diferente. 

7 dicas para se recolocar no mercado

1 – Trace um plano de carreira

Esse é o momento ideal para avaliar a sua carreira e definir quais são os seus objetivos profissionais. Pense sobre onde você quer chegar e qual o plano para atingir essa meta. Ainda não tem um plano? Uma demissão pode ser o “empurrão” que faltava para você se debruçar para isso. 

Defina qual o seu grande objetivo profissional e entenda o que precisa ser feito para conquistá-lo. Fazer uma especialização? Investir em um curso de idiomas? Trabalhar as soft skills? Trace um plano de carreira, avalie as possibilidades e coloque a mão na massa! 

2 – Atualize seu currículo

O currículo é seu cartão de visitas, portanto, mantenha o documento atualizado. A dica é sempre adaptar o currículo para a vaga que está se candidatando. Utilize palavras-chave, deixe os objetivos, experiências e habilidades bem definidos. Além disso, prefira um design simples e limpo.

Prefira manter apenas as experiências que se relacionam com o seu objetivo profissional e lembre-se de revisar o português. Não são raros casos de bons profissionais que são descartados de processos seletivos por terem um currículo que deixa a desejar. 

3 – Ative seu networking 

Como anda o seu networking? Ativar e ampliar a rede de contatos profissionais é fundamental nesse momento pós-demissão. Essas pessoas podem ser essenciais para a sua recolocação. 

Retome contatos da época da faculdade e de antigos empregos para avisar que está buscando uma nova posição. Aproveite o LinkedIn para se conectar com novos profissionais e apresentar o seu trabalho.

4 – Treine para futuras entrevistas 

Para conquistar uma vaga, é preciso estar preparado para ela. Para isso, vale treinar para futuras entrevistas de emprego. Isso vai te ajudar a se sentir mais seguro e confiante quando chegar a hora de falar com um recrutador. 

Pesquise sobre a empresa que você está se candidatando, estude as perguntas mais comuns de processos seletivos e tenha na ponta da língua as respostas sobre suas experiências e habilidades profissionais. 

Vale treinar na frente do espelho, gravar com o celular ou até simular uma entrevista com uma pessoa de confiança. Assim, você saberá quais pontos da sua fala e postura podem ser melhorados. 

5 – Prepare-se para explicar a demissão

Seja em uma conversa inicial com recrutadores ou na fase de entrevista de um processo seletivo, é comum ser questionado sobre os motivos da demissão. Não é necessário dar muitas justificativas. O importante é ser objetivo sem mentir ou falar mal da antiga empresa. 

Você pode falar que o desligamento está relacionado à reestruturação ou corte de gastos na empresa, por exemplo. Mostre que, apesar do desafio, a demissão te proporcionou aprendizado e crescimento. 

6 – Desenvolva soft skills

Desenvolver suas habilidades comportamentais será um bom diferencial em processos seletivos, já que elas são cada vez mais valorizadas pelas empresas. Também conhecidas como soft skills, essas habilidades estão relacionadas a forma como você trabalha e interage com os outros. 

Quando falamos em trabalho, é importante desenvolver a sua comunicação, inteligência emocional, liderança, resiliência e proatividade. Essas são algumas capacidades que fazem a diferença na rotina corporativa e somam pontos em processos seletivos. 

7 – Dedique-se aos estudos

Fui demitido, e agora? Estude! Aproveite o tempo que você tem disponível para estudar e se atualizar profissionalmente. Você pode fazer cursos livres, participar de workshops e até investir em uma pós-graduação. Um profissional especialista em determinado assunto tem mais chances de se destacar em processos seletivos e conquistar uma boa vaga.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades