Aprenda a reconhecer funcionário improdutivo e como ajudá-lo

funcionário improdutivo

Reconhecer um funcionário improdutivo não é uma tarefa fácil, e lidar com essa questão, menos ainda. Existem muitos fatores que podem fazer com que uma pessoa perca a motivação, e compreender os sinais é o primeiro passo para buscar formas de ajudá-la.

A produtividade é um tema muito comentado no ambiente corporativo, mas enquanto uma visão mais ampla lida com números e resultados, por trás disso há profissionais que podem estar enfrentando dificuldades para manter o ritmo esperado pela empresa. 

Por isso, ao buscar compreender os sinais que levam à improdutividade, a empresa também deve ser capaz de olhar para si mesma e reconhecer se sua cultura organizacional contribui com isso. 

Como reconhecer funcionário improdutivo?

Como falamos, existem vários fatores que podem levar a essa improdutividade, então antes de mais nada vale a pena observar esse comportamento. Se alguns sinais surgem de forma pontual, pode ser apenas uma semana ruim, ou uma demanda difícil de lidar. 

Caso esses comportamentos comecem a se tornar recorrentes, então é preciso se atentar e, quando necessário, ter uma conversa com o colaborador. Entenda como identificar esses sinais:

Atrasos nas entregas

Quando o assunto é prazo, existem muitas variantes envolvidas. Às vezes a urgência vem de um cliente ou de outro fator externo e o limite para que certo projeto seja concluído é irreal. Mas, se um profissional começa a atrasar todas as demandas, e pede constantemente por novos prazos, pode ser um sinal de que está desmotivado. 

Falta de iniciativa

Novamente, estamos falando em padrão de comportamento, já que mesmo os colaboradores mais aplicados não tomam a iniciativa sempre. Porém, quando alguém se destaca por não se envolver, não dar ideias, não propor soluções nem identificar oportunidades, ele acaba por chamar atenção pela falta de envolvimento com  o trabalho, se envolvendo minimamente. 

Medo de errar

Essa falta de iniciativa costuma vir acompanhada de um medo excessivo de cometer erros. Seja na execução de tarefas simples até projetos mais complexos, essa pessoa costuma usar o perfeccionismo como justificativa para não realizar determinada atividade, e acaba por não apresentar resultados. 

Falhas constantes

Errar é humano, mas errar com frequência pode indicar falta motivação com a tarefa e com o trabalho em geral. Muitas vezes o profissional procrastina e atrasa seus trabalhos e, quando entrega, apresenta erros por não ter se atentado ou ter concluído às pressas. 

Estagnação

Profissionais empenhados com seu desenvolvimento profissional estão sempre em busca de novos aprendizados, cursos, especializações, pois sabem que, somando seu conhecimento, conseguirão se posicionar melhor na carreira. Quando estão improdutivos, porém, raramente se desafiam a descobrir algo novo e se mantêm estagnados. 

Como ajudar um colaborador improdutivo?

Alguns desses comportamentos podem gerar estresse em gestores e ocasionar conflitos nas equipes, mas é preciso entender que essa falta de motivação tem um motivo por trás, e pode ser ajustado para que a convivência fique mais harmoniosa e esse funcionário, de fato, melhore. 

Por isso é necessário que a empresa, ao identificar esses sinais, tenha que estar disposta a fazer mudanças, pois os motivos podem estar relacionados a problemas internos, como clima organizacional ruim. Veja como auxiliar esse profissional:

Tenha uma conversa honesta

O primeiro passo é ter uma conversa honesta com a pessoa. Isso deve ser feito individualmente, e com o objetivo de ajudá-lo, não recriminá-lo. Se sentir que vai “levar bronca”, o profissional pode piorar seu comportamento, ou acabar se desligando da empresa. 

Por isso, o líder que vai ter essa conversa precisa se preparar com antecedência e, antes de apontar alguns fatos que ajudem a corroborar essa falta de produtividade, perguntar para a pessoa como ela se sente, se está passando por algo na vida pessoal, e como vê sua performance atual. 

Estabeleça metas realistas

Uma vez que o motivo da improdutividade for entendido, o líder precisa ser capaz de propor soluções e caminhos para essa pessoa. Pode ser que alguém esteja lidando com questões pessoais, portanto ajustar alguns prazos pode contribuir com as entregas. 

Além disso, ajustar sua rotina para priorizar questões que são mais importantes pode ajudá-lo a mudar sua perspectiva. Portanto, sair dessa conversa com algumas metas tangíveis pode fazê-lo entender que pode recuperar sua motivação. 

Ofereça feedback positivo

Como falamos, aumentar as críticas ao profissional não terá o impacto desejado. Por mais que ele esteja passando por uma baixa produtiva, ele com certeza tem talentos. Quais são? Relembre-o dos motivos pelo qual foi contratado, ou as habilidades pelas quais é admirado, e ajude-o a recuperar a autoestima. 

Promova capacitação

Treinamento, palestras e outras oportunidades de adquirir conhecimento podem ajudar o colaborador a sair desse período de estagnação e se sentir motivado novamente, portanto ajude-o a se capacitar e se desenvolver. 

Apoiar os colaboradores e ouví-los é uma oportunidade para que a empresa se atualize em termos de sua capacidade de gestão interna, e contribua para o crescimento de sua equipe e, consequentemente, do negócio. 

Invista ainda hoje em uma pós-graduação e se prepare para lidar com um funcionário improdutivo e gerenciar adequadamente seu time. 

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!

Esse site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação, analisar como você interage em nosso site, otimizar o desempenho e personalizar o conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nosso Portal de Privacidade

ACEITAR E FECHAR