Como saber se estou sofrendo gaslighting no trabalho? 6 sinais!

mulher com expressão de preocupação para ilustrar texto sobre gaslighting no trabalho

Debater as condições mentais das pessoas no ambiente corporativo é um tema relativamente novo, acelerado pelo aumento de crises de ansiedade e burnout nos últimos anos. Nesse sentido, muitas pessoas não sabem o que é gaslighting no trabalho, ou se passam por essa situação. 

Gaslighting foi um termo cunhado nos anos 1940 para descrever a manipulação psicológica sistemática sofrida por uma pessoa. Geralmente, é caracterizado por uma série de ações que visam desacreditar a pessoa, convencendo-a e aos outros de algo que não é real. 

Seja para desvalorizar alguém em benefício próprio, seja para falsificar informações, essa atitude é mais comum do que parece, e se manifesta em diversas áreas da vida. Nas relações afetivas, é muito comum que aconteça com mulheres, desacreditadas de suas capacidades ou habilidades por parceiros abusivos. 

Porém, pode acontecer com qualquer pessoa, inclusive no ambiente profissional. Embora o cenário ideal seja de equipes colaborativas, nem todos são assim, especialmente se há poder ou oportunidades de crescimento à vista. 

O que é gaslighting?

A palavra se originou com a peça teatral Gas Light, que baseou o filme “Gaslight” “(À Meia Luz, no Brasil), de 1944. Na história, o marido usa de manipulação psicológica para fazer a esposa e os outros acreditarem que ela está ficando louca. Por meio de pequenas atitudes, incluindo confundí-la e fazê-la crer que ela está errada ou não se lembra direito dos fatos, ele tenta transformar a realidade a seu favor. 

Por se tratar de pequenas atitudes no dia a dia, pode não ser tão fácil de reconhecer e, no trabalho, pode levar os profissionais a terem síndrome de impostor, e acharem que seu trabalho não foi bem executado ou que não merecem um aumento ou uma promoção, por exemplo. 

Confira seis sinais que podem indicar gaslighting no trabalho: 

  1. Desacreditar um profissional
  2. Mentir
  3. Inventar situações que não aconteceram
  4. Pedir urgência em um determinado trabalho e depois cobrar pelos outros não feitos
  5. Questionar sua lembrança sobre como determinado fato se passou
  6. Levar o crédito pelo trabalho de outra pessoa

Exemplos de gaslighting no trabalho

Os sinais acima podem acontecer de forma sutil do dia a dia de trabalho. Confira alguns exemplos mais comuns que se enquadram em gaslighting:

  • Um chefe pede urgência em determinada tarefa. Mesmo explicando que há outras atividades a serem realizadas, ele pede que deixe tudo e se concentre só em uma. Depois, possivelmente na frente de outras pessoas, questiona porque não realizou essas outras tarefas a tempo. 
  • A pessoa é responsável por determinada função e, quando é questionada do porquê não a realizou, culpa um colega e se justifica acusando outras pessoas de não fazerem seu trabalho.
  • Quando alguém se sente ofendido ou desrespeitado por uma atitude, tenta transformar a pessoa em alguém “sem humor”, “sensível demais” ou “que leva tudo para o pessoal”.
  • Quando alguém relata um problema a um superior, ou até para o RH, distorce a verdade para se eximir de culpa e tenta colocar a vítima na posição de real culpada.
  • Recusa ou diminui uma ideia, e depois a utiliza como sendo própria.
  • Constantemente questiona o trabalho de uma pessoa, especialmente na frente de outros, fazendo-a acreditar que não está fazendo um bom trabalho. 

Como lidar com gaslighting no trabalho? 

Como falamos, até perceber esses sinais pode demorar ou ainda, em muitos casos, por se tratar de pessoas com mais poder e influência, os colaboradores se sentem acuados a fazer uma reclamação formal. 

Além disso, como uma das características do gaslighting é criar sua própria versão dos fatos, a pessoa acusada pode ter um discurso que vise desmentir a vítima. Mas é importante lembrar que isso é um tipo de assédio moral e não deve ser ignorado. 

Caso não queira ir diretamente ao setor de Recursos Humanos, ou tenha medo de denunciar, busque um colega profissional de confiança para relatar o que está passando e pedir ajuda. 

Esse tipo de comportamento leva profissionais a altos níveis de estresse, burnout e até demissão, portanto as organizações precisam levar esse tipo de denúncia a sério.

Como evitar o gaslighting no ambiente de trabalho?

É importante que as empresas estejam atentas ao comportamento das lideranças, e desenvolvam um setor de RH eficiente, pois esses são os principais pilares para evitar que essas atitudes aconteçam e se propaguem em uma organização. Veja como mudar esse cenário:

Ambiente de trabalho transparente

Focar em uma comunicação positiva, e permitir que os colaboradores sejam honestos é o melhor caminho para evitar isso. Faça pesquisas de clima organizacional e incentive os líderes a darem feedback constante, sempre buscando incentivá-los e adicionando os pontos positivos de seu trabalho. 

Desenvolvimento profissional

Ofereça oportunidades para que os colaboradores prosperem por meio de seu mérito, ao invés de criar competições internas que incentivem a disputa desleal. Trace um plano de carreira e incentive que eles busquem especializações, como a pós-graduação Anhanguera.

Política eficaz

Crie uma política eficaz contra o assédio e deixe claro para todos que a tolerância da empresa em relação a esse tipo de atitude é zero. Também incentive os colaboradores a relatarem se passarem por situações do gênero. Isso evita o gaslighting no trabalho, e cria um ambiente mais seguro, justo e positivo para o desenvolvimento da empresa. 

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