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Mercado de Trabalho

Como gerenciar estresse no trabalho? 8 estratégias

gerenciar estresse no trabalho

Em um cenário profissional cada vez mais concentrado no bem-estar e em prevenir condições de saúde mental, gerenciar estresse no trabalho tem se mostrado essencial. Em muitas áreas, a pressão faz parte do cotidiano, e cabe às empresas encontrarem métodos para deixar o ambiente saudável.

Em paralelo, os próprios colaboradores podem investir em atitudes específicas para lidar com as situações de estresse e evitar as consequências negativas. 

Principais causas de estresse no trabalho

O estresse no trabalho costuma resultar de uma combinação de fatores. Entender essas causas em potencial é um primeiro passo para estabelecer estratégias eficazes de gerenciamento.

Dito isso, uma das principais causas de estresse está na carga de trabalho excessiva, que na prática se reflete em expectativas irrealistas de produtividade, prazos apertados e uma carga de trabalho intensa.

As metas inalcançáveis também contribuem para esse sentimento, tal como a pressão constante para atingir determinados resultados. O profissional ainda pode ficar estressado quando se depara com a incapacidade de influenciar decisões ou ter autonomia sobre as próprias tarefas.

Mas o estresse vai além da própria função no trabalho. Conflitos com colegas, superiores ou subordinados também podem ser igualmente estressantes. Um ambiente de trabalho tóxico ou hostil prejudica o bem-estar de um colaborador e impacta negativamente seu cotidiano. 

Os impactos do estresse no trabalho

É possível observar que o estresse no trabalho pode ter uma ampla gama de impactos na vida do profissional. A situação é séria a ponto de afetar tanto a saúde física quanto a mental, bem como o desempenho no trabalho e a qualidade de vida em geral.

Diversos estudos já deixaram claro que o estresse crônico pode contribuir para uma variedade de problemas de saúde física, como:

  • Dores de cabeça
  • Dores musculares
  • Problemas gastrointestinais
  • Problemas cardíacos
  • Supressão do sistema imunológico 
  • Distúrbios do sono

Mas a situação também pode levar a distúrbios de saúde mental, incluindo ansiedade e depressão, tal como agravar condições de saúde mental existentes.

Um dos grandes alertas do estresse prolongado é que, quando não gerenciado, pode levar ao esgotamento profissional — caracterizado por exaustão emocional, despersonalização e diminuição da realização no trabalho.

Além disso, é importante não ignorar o fato de que o estresse pode afetar negativamente a concentração, a memória, a tomada de decisões e outras funções cognitivas, prejudicando o desempenho no trabalho.

Como gerenciar estresse no trabalho

Felizmente, o estresse no trabalho pode ser contornado com algumas atitudes no cotidiano. Gerenciar essa condição não é apenas uma consideração humanitária, mas também uma estratégia de negócios inteligente.

1 – Identifique a causa 

Como já mencionamos, o estresse pode vir de diversas causas. Entender quais são as principais fontes é fundamental para colocar em prática as estratégias de gerenciamento. Quando perceber que a situação está estressante, faça uma pausa e tente entender o que despertou esse gatilho.

2 – Reconheça os sinais

Para gerenciar o estresse, também é essencial perceber os sinais, como:

  • Sensação de cansaço constante
  • Irritabilidade
  • Mudanças de humor
  • Problemas de sono
  • Dificuldade de concentração
  • Isolamento social
  • Redução na motivação
  • Menor desempenho no trabalho

Vale ficar atento até a questões físicas como dores de cabeça, tensão muscular e problemas gastrointestinais. Conversar com um médico o quanto antes é fundamental.

3 – Estabeleça metas realistas

Metas inalcançáveis promovem a frustração e tornam a situação no trabalho mais estressante, por isso é importante saber os próprios limites ao definir metas. Se estas forem estabelecidas pelos superiores, vale fazer relatórios para indicar como as metas são exorbitantes e conversar a respeito.

4 – Estabeleça as prioridades

Quando tudo é prioridade e urgente, nada é. Por isso, é necessário saber separar exatamente o que deve ser feito nas imediações e o que pode ser deixado para depois.

5 – Faça um bom gerenciamento de tempo

Além de priorizar tarefas, controlar o tempo de suas funções pode ajudar a garantir que tudo seja feito com foco e produtividade, sem procrastinação ou distrações.

6 – Estabeleça um limite entre a vida pessoal e profissional

Principalmente com a ascensão do home office, ficou difícil separar a vida pessoal da profissional. No entanto, isso é importante para não se sentir sobrecarregado no trabalho. Quando encerrar o seu expediente, evite atender ligações profissionais e dedique-se apenas aos amigos e familiares. Não se prive de bons momentos.

7 – Faça pausas

Pausas entre as tarefas ajudam o cérebro a “reiniciar”, assim você não fica sobrecarregado emocionalmente. Uma dica é levantar, deixar o lugar de trabalho antes de retornar à função em questão, para espairecer. Não precisa ser uma pausa longa.

8 – Concentre-se em outras coisas

Para gerenciar o estresse no trabalho, você também pode optar por se concentrar em hobbies ou cursos livres. O ensino a distância é ideal para conciliar com a vida profissional, e, ao mesmo tempo, o conhecimento adquirido aumenta a autoestima e promove satisfação.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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