Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

Gestão ágil e desenvolvimento de software: qual é a sua importância?

tela do computador com destaque em um sistema de gestão ágil

Muito se fala sobre ter uma gestão ágil e da importância dessa característica no universo profissional. Ela é baseada em adotar métodos de gerenciamento interativo para projetos, visando a evolução constante e direcionando o foco nas entregas rápidas de valores.

Quando pensamos no desenvolvimento de software, o método ágil é extremamente importante, pois o intuito é agilizar o processo de desenvolvimento de um produto e fazer com que todo o time consiga entender as etapas desse projeto. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Isso tem ganhado cada vez mais espaço, pois as empresas estão se preocupando com a velocidade em que seu produto está sendo desenvolvido e, por isso, levam em consideração a implementação da gestão ágil em seus projetos.

Mas, o que é e qual a importância de uma gestão ágil para o dia a dia de um profissional e empresa? Isso é o que vamos abordar ao longo deste artigo.

O que é gestão ágil?

A gestão ágil é uma forma para conseguir gerenciar projetos e equipes de maneira eficiente e eficaz. É possível usá-la em qualquer tipo de projeto, pois divide a demanda maior em pequenos pedaços — que são chamados de interações.

É na gestão ágil que os principais fatores para o planejamento do projeto serão definidos, como custo, escopo e tempo. Também é uma forma de distribuir o trabalho em equipe, acompanhar a colaboração do cliente e a flexibilidade de datas de entrega, por exemplo. 

Ao final de cada interação, algo de valor é produzido e é possível obter feedback de usuários ou das partes interessadas no projeto em questão, a fim de saber se o objetivo proposto no planejamento inicial está sendo alcançado. Basicamente, a metodologia ágil investiga as mudanças em evolução e o esforço que cada equipe teve para obter resultados.

Qual a importância da gestão ágil?

A principal importância dessa metodologia nas empresas é proporcionar mais agilidade e melhorar a comunicação interna e externa, além de ajudar empresas a inovarem em um curto período. A estrutura de um método ágil é pensado exatamente nisso: a importância de organizar o desenvolvimento de um projeto, pensando nos ciclos e entregas.

Utilizando uma gestão ágil, a equipe responsável por um projeto consegue acompanhar cada feedback nas interações que foram criadas. E é nesse momento que as vantagens começam a aparecer, pois caso tenha necessidade de fazer alguma alteração é possível realizá-las em um curto período e sem demandar muito tempo.

Esse método também é importante para conseguir ter um relacionamento mais próximo com o cliente e conseguir trazer soluções mais dinâmicas e colaborativas para o processo.

Quais métodos de gestão ágil usar?

Existem diversos métodos ágeis para usar no dia a dia, principalmente quando pensamos em empresas de tecnologia. Trouxemos os dois mais usados por esses profissionais e que se usadas juntas são muito mais eficientes:

1 – Scrum

Criado por Jeff Sutherland e Ken Schwaber, o Scrum é um dos mais utilizados. Ele é baseado em sprints que são os ciclos de trabalho e neles contém tarefas selecionadas para o time desenvolver. A ideia é fazer com que seu time seja ágil na entrega de novas atividades. Por isso, o tempo não é tão extenso e é preciso pensar nas principais atividades que devem ser entregues.

2 – Kanban

O Kanban tem o objetivo de ter o máximo de entregas realizadas, ao invés de começar novas tarefas e sempre pensando nele de trás para frente. Separe em três status: To Do (pendência), Doing (fazendo) e Done (feito). A partir daí, a sua equipe começa a desenvolver as tarefas de acordo com o status dela.

O Kanban é muito utilizado para quem prioriza uma entrega rápida e de qualidade, sem acumular pendências durante o caminho e nem atrasos em cada demanda.

Benefícios de implementar a gestão ágil

Já falamos sobre o que é e qual a importância da gestão ágil e quais as principais ferramentas para ajudar nesse quesito. Mas, quais são os benefícios ao implementar essa metodologia no dia a dia da sua equipe? Isso é o que vamos te explicar a seguir:

  • Entregas

Normalmente, a entrega do produto acontece toda de uma vez e o processo acaba demorando. Na gestão ágil, o modelo de entrega é por partes, ou seja, você vai sempre entregar novas tarefas para o seu cliente, que consegue entender que o produto está sendo desenvolvido. Isso também dá a sensação de desenvolvimento mais rápido, pois ele acompanha as entregas e cada uma das alterações.

  • Reduz custos

Devido seu projeto ser entregue por tarefas, ou seja, em pedaços para o seu cliente, o custo será menor. Isso porque o time de tecnologia vai diminuir o tempo que destinava a resolver alguns problemas que podem surgir e que antes atrasava toda a entrega — que, consequentemente, resultava em mais custos para a empresa.

  • Satisfação do cliente

Na gestão ágil é possível envolver o cliente no processo e isso acaba aumentando o nível de satisfação. Outro ponto positivo é que nesse processo ele consegue avaliar e ver se o projeto está seguindo o esperado.

Ter uma gestão ágil é essencial para controlar os processos do seu projeto, ter mais velocidade e qualidade de entrega. Uma forma de se especializar nesses métodos é conhecendo alguns cursos de pós-graduação Anhanguera e tornar o seu fluxo de trabalho mais dinâmico. Saiba mais sobre o curso!

 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades