Ir para o conteúdo
Você na Pós

Desenvolvimento de aplicações mobile: saiba tudo sobre a pós-graduação

homem desenvolvedor para ilustrar texto sobre desenvolvimento de aplicações mobile

Você já se perguntou como são feitos os aplicativos ou quem desenvolve esses projetos? Provavelmente você tenha pensado que é o profissional da área de TI e, realmente, faz todo sentido! Mas, há um detalhe em específico: para trabalhar nessa área é necessário se especializar em desenvolvimento de aplicações mobile.

O desenvolvimento mobile é a área responsável por planejar, elaborar, testar e implementar softwares nos dispositivos móveis. Com o crescimento da área da tecnologia, a carreira está entre as áreas com maior perspectiva de crescimento e tende a oferecer boas oportunidades de trabalho.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Apesar do celular ser um dispositivo comum, são poucas as pessoas que conhecem a profissão que ajudam a tecnologia avançar a cada dia. Por isso, se você quer saber mais sobre o que é, o que esse profissional faz e como ingressar nessa área, continue lendo este artigo.

O que é desenvolvimento de aplicações mobile?

O profissional que se especializa em desenvolvimento de aplicações mobile vai desenvolver habilidades para criar projetos para aplicativos de celular, independentemente da finalidade. Por isso, é preciso ter conhecimentos em hardware e linguagens de programação, principalmente dos sistemas Android e iOS.

O que faz um desenvolvedor mobile?

É tarefa desse profissional criar um aplicativo mobile e deixá-lo disponível, de maneira estável e para milhares de usuários. E por mais que pareça algo simples, saiba que não é. Para conseguir fazer essa aplicação é necessário saber algumas funções, como:

  • Escrever códigos em linguagens de programação (Java, HTML, Python etc.);
  • Gerenciar banco de dados;
  • Ter conhecimentos em ambientes integrados de desenvolvimento;
  • Estudar o público-alvo e definir parâmetros como arquitetura e design do aplicativo.

Também é função do desenvolvedor mobile garantir que o aplicativo mantenha as funcionalidades para que foram destinados. Caso haja a necessidade de alguma manutenção, é esse profissional que deverá realizar.

Além disso, a carreira desse profissional não depende somente de empresas, mas também é possível investir no próprio negócio e atuar de forma independente e até prestar serviços para diferentes tipos de empresas. A remuneração desse especialista varia entre R$ 2.113,00 (no início da carreira) até R$ 5131,00 (o profissional com mais experiência), de acordo com o site Vagas. No entanto, é possível ir além desses valores e ter um salário ainda maior.

Como se tornar um desenvolvedor mobile?

Se você quer se tornar um desenvolvedor mobile, existem diversos cursos que podem te ajudar, desde cursos livres até especializações, que é o caso da pós-graduação em desenvolvimento de aplicações mobile. 

Esse curso foi pensado para profissionais da área de informática ou afins, em papel técnico ou de liderança, como: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Jogos Digitais, Sistemas de Informação, Sistemas para Internet, entre outros cursos relacionados.

A pós-graduação tem como principal objetivo capacitar e formar profissionais em desenvolvimento de aplicações mobile e que consigam desenvolver essas aplicações de maneira ágil e eficiente. Mesmo que a agilidade seja primordial nessa área, entregar projetos com qualidade, de acordo com as normas de segurança da informação. Durante o curso você vai aprender a:

  • Formar profissionais qualificados para desenvolver aplicações mobile;
  • Configurar e codificar aplicações mobile;
  • Desenvolver aplicação baseada em normas e técnicas orientadas a objetos;
  • Realizar procedimentos técnicos, baseando-se em normas de segurança, qualidade e propriedade intelectual;
  • Formar profissionais qualificados para desenvolver aplicações mobile;
  • Configurar e codificar aplicações mobile;
  • Desenvolver aplicação baseada em normas e técnicas orientadas a objetos;
  • Realizar procedimentos técnicos, baseando-se em normas de segurança, qualidade e propriedade intelectual.

Qual o perfil profissional do desenvolvedor de aplicações mobile?

Agora que já sabemos o que é, o que faz e o que se aprende no curso de Desenvolvimento de aplicações mobile, chegou o momento de entender qual o perfil deste profissional. Quando falamos desta área em específico é preferível que o estudante tenha afinidade e goste da área de exatas, conheça algumas técnicas de marketing e saiba trabalhar em grupo.

  • Conhecimento em exatas

Ter facilidade com raciocínio lógico é extremamente necessário nessa área, pois para reproduzir e interpretar linguagens de programação são tarefas diárias para um desenvolvedor mobile.

  • Técnicas de marketing

Quando o produto é pensado para atender um determinado público-alvo, é importante estudar o perfil do usuário, seus gostos e características de pesquisas. Por isso, o desenvolvedor mobile que domina essa técnica tem mais chance de produzir aplicativos atraentes para os usuários.

  • Trabalho em grupo

Trabalhar em grupo é imprescindível para qualquer área em desenvolvimento de aplicações mobile não é diferente. Pense na quantidade de decisões que precisam ser tomadas em todas as etapas da criação de um aplicativo e imagine decidir todas elas sozinho? Praticamente impossível, né?! Por isso, é importante que tudo seja resolvido em grupo, levando em consideração cada opinião e as sugestões de todos que são especialistas na área.

São diversos fatores que tornam o mercado de desenvolvimento de aplicações mobile atrativo e siga em constante crescimento. Mas, para conseguir se destacar na área é necessário se esforçar e se dedicar, para conseguir ir além dos conhecimentos técnicos.

Seguir nessa área é a combinação de conhecimentos com uma visão de negócios sempre conectada às novas tendências do mercado. Agora, veja mais motivos para investir na carreira de desenvolvimento mobile. Deseja saber mais sobre o curso de desenvolvimento de aplicações mobile? Confira o vídeo!

 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades