Ir para o conteúdo
Você na Pós

Gestão de Tecnologia da Informação: por que essa pós combina com você?

Gestão de Tecnologia da Informação

Você sabia que a Gestão de Tecnologia da Informação é uma das áreas essenciais para toda empresa? Pois é! Esse é um setor que tem crescido constantemente e até companhias que não atuam diretamente com desenvolvimento de software viram a necessidade de implementar esse setor.

Isso acontece porque o avanço tecnológico tem sido cada vez mais rápido e essa transformação digital é o principal requisito para a competitividade, independentemente do segmento. 

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Com isso, os riscos e oportunidades da área começam a surgir, pois os profissionais se sentem desqualificados e sem relevância na área. Mas, o surgimento de novas carreiras e oportunidade são o estalo que alguns deles precisam para se especializar e ir em busca de novas chances na área.

O que é a Gestão de Tecnologia da Informação e como saber se essa pós combina com você? Isso é o que vamos abordar ao longo deste artigo, além de trazer os principais motivos para se especializar e muito mais detalhes sobre essa área .

O que é Gestão de Tecnologia da Informação?

Esse é um setor que lidera a otimização dos sistemas de informática e tem como principal objetivo uma entrega de valor para o usuário final. É responsabilidade do profissional especializado em Gestão de TI oferecer (e entregar) softwares e hardwares seguros e confiáveis.

Quem decide seguir nessa área precisa se atualizar constantemente, pois novas tecnologias vão surgir e isso pode favorecer os planos de negócio da organização. Para não ficar para trás, é imprescindível que estudos e competitividade sigam lado a lado. Só assim será possível se destacar.

Esse setor envolve não só a tecnologia, como a administração dos recursos de infraestrutura física e lógica de ambientes informatizados. É esse especialista que vai definir os parâmetros de utilização dos sistemas, vai implementar documentação de rotina, controlar os avanços de cada serviço de sistema operacional e banco de dados, e muito mais.

Leia também: Carreira em tecnologia: 6 opções para quem adora a área

Ele também é responsável por buscar novas soluções digitais para atender as necessidades de processos e projetos e, assim, contribuir no desempenho e produtividade da empresa. 

Com todos esses argumentos, a Gestão de Tecnologia da Informação ganha cada vez mais destaque para as organizações e convence cada uma delas da importância dessa área a longo prazo. Ao integrar a empresa ao mundo digital, ter um responsável pela coordenação do TI é, basicamente, o braço direito da administração geral da empresa.

banner sobre e-book com tendências de programação e desenvolvimento

Como é a pós-graduação de Gestão de TI?

Esse curso é pensado para profissionais graduados e que exerçam (ou pretendam) atuar em funções que envolvam gestão, implementação e/ou uso de recursos avançados da Tecnologia da Informação. Essa pós-graduação é indicada para quem busca conhecimentos técnicos e gerenciais da área.

Os principais objetivos desse curso é incentivar o autodesenvolvimento, proporcionar conhecimentos do estado-da-arte em TI e Gestão Empresarial, mostrar como a tecnologia da informação pode ajudar a assegurar para as empresas ganhos e muito mais coisas focadas em gestão e tecnologia da informação — como diz o próprio nome.

O que faz um gestor de TI?

Esse gestor é responsável pelo uso eficiente dos recursos e por orientar as pessoas sobre os sistemas, softwares, hardwares etc. Ou seja, ele é quem aplica a tecnologia na empresa e entrega os serviços para os colaboradores e clientes.

Se um setor da empresa precisa acelerar algum processo, todo o processo de indicação, implementação e suporte do do software mais indicado para a demanda passa pelo gestor de TI.

Esse especialista também é um agente de integração, pois é ele quem ouve as demandas de cada setor da empresa (jurídico, financeiro, RH etc) e promove o contato com fornecedores de tecnologia externos, a fim de manter a eficiência de cada serviço. 

Ou seja, o gestor de TI tem uma função consultiva, pois dentro da organização é ele quem tem a habilidade para passar as melhores opções de tecnologia, treinamento, segurança da informação e temas afins.

Por que se especializar em Gestão de Tecnologia da Informação?

Decidir se especializar é um passo muito importante em qualquer carreira, ainda mais na área da tecnologia, pois ao fazer uma pós-graduação é possível se destacar em meio a tantos concorrentes. Separamos alguns motivos para você escolher essa especialização:

  • Novas possibilidades

Uma especialização na área de TI abre novas portas, tanto para quem deseja aprimorar o currículo como para quem busca ter o próprio negócio. Essa é uma das áreas mais promissoras e conseguir estudar e aplicar a tecnologia na gestão de um negócio abrirá portas ainda mais promissoras.

  • Conhecimento de inovações e tendências tecnológicas

Ter curiosidade e instinto para buscar novidades é a principal característica do profissional dessa área. Ao se tornar especialista em gestão de TI, você terá novos campos para explorar, autonomia para implantar tecnologia de primeira na empresa e pode tomar decisões mais assertivas nos processos.

  • Destaque entre os concorrentes

Entender mais a fundo essa área te tornará mais competitivo, além de trabalhar com softwares e outras ferramentas que serão desenvolvidas sob medida. Também é possível oferecer produtos e serviços, se tornando referência no assunto.

  • Mais oportunidades no mercado de trabalho

Em breve, as empresas vão precisar de profissionais cada vez mais capacitados para ocupar os mais distintos cargos. Além de aumentar o conhecimento, a pós em tecnologia tem a capacidade de abrir portas e ajudar no crescimento profissional, pois a área de Gestão de Tecnologia da Informação tende a crescer cada vez mais.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades