Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Carreira em tecnologia: 6 opções para quem adora a área

Alta demanda do mercado de trabalho, altos salários e crescimento constante da área são ótimas vantagens para quem pretende seguir carreira em tecnologia. Mas, como escolher entre tantas opções? Neste artigo, listamos algumas das melhores profissões para quem quer trabalhar com tecnologia e falamos quais são os cursos de pós-graduação que você precisa fazer para trabalhar no setor.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

6 opções de carreira em tecnologia para seguir

1 – Engenheiro de software

Se você gosta de solucionar problemas e pensar de forma estratégica, então pode considerar a carreira de engenheiro de software. Este profissional usa análises matemáticas e computação para desenhar e desenvolver softwares e aplicações para computadores, jogos e sistemas operacionais.

Para isso, é necessário ter algumas habilidades fundamentais como o conhecimento em linguagens de programação. Então, qual pós-graduação fazer? Se esta for a sua opção de carreira em tecnologia, você pode fazer uma pós-graduação em Engenharia de Software. Esta especialização vai te preparar para criar soluções computacionais e te ensinar a utilizar os melhores recursos em todas as fases do desenvolvimento de softwares.

2 – Desenvolvedor de aplicações mobile

Apps para se comunicar, gerenciar finanças, fazer compras e postar fotos fazem cada vez mais parte da nossa rotina, concorda? Por isso, a carreira de desenvolvedor de aplicações mobile tem se mostrado mais promissora a cada ano que passa. O desenvolvedor de aplicativos mobile é responsável por desenhar, criar e atualizar aplicativos para smartphones, tablets e gadgets, tanto para o sistema iOS como para o Android.

Entre as principais habilidades que este profissional precisa ter estão as diferentes linguagens de programação, desenvolvimento de ferramentas, atenção ao detalhe, bom trabalho em equipe e resolução de problemas. Aqui, a especialização em Desenvolvimento de Aplicações Mobile te qualificará para desenvolver, configurar e codificar aplicativos mobile.

3 – Especialista em Business Intelligence

Se você busca uma carreira em tecnologia, já deve saber que os dados são os bens mais valiosos da atualidade. Então, faz muito sentido que as empresas valorizem cada vez mais os profissionais capacitados para lidar com eles. O especialista em Business Intelligence (BI) é quem vai ajudar uma empresa a organizar seus dados, analisá-los, gerar relatórios e identificar tendências, com o objetivo de aumentar seus lucros e sua produtividade.

Para ser um bom analista de BI, é preciso ter conhecimento em análise de dados e Big Data, além de boa comunicação verbal e escrita. Está pensando em qual pós-graduação fazer? A dica é apostar no curso de Business Intelligence, Big Data e Analytics – Ciência de Dados, que traz todos os conhecimentos necessários para atuar na área.

Leia também: Profissões com salários altos: você sabe quais são?

4 – Cientista de dados

Se você gosta de lidar com dados, outra opção interessante é trabalhar como engenheiro de dados. O motivo é que existe uma grande demanda por este profissional, que é o responsável por criar e desenvolver base de dados e transformá-los em informações relevantes para as empresas.

Quem trabalha nesta profissão pode atuar em instituições financeiras, e-commerce e até mesmo plataformas de streaming como Netflix e Spotify. Para seguir esta carreira em tecnologia, você pode se especializar fazendo uma pós em Engenharia de Dados.

banner sobre e-book com tendências de programação e desenvolvimento

5- Especialista em Cibersegurança

Como vimos, os dados são importantíssimos para as companhias e, conforme cresce o acesso a eles, a necessidade de protegê-los também aumenta. Por isso, a procura por profissionais que saibam proteger as informações das empresas de invasões e vazamentos têm aumentado bastante. E com a adoção do trabalho no formato home office, os profissionais especializados em cibersegurança tornam-se imprescindíveis.Para trabalhar nesta área, é indicado que você faça um MBA em Cybersecurity e Cybercrimes.

6 – Gerente de desenvolvimento de software

Bem, se a procura por profissionais capacitados para desenvolver softwares é grande, a demanda por pessoas que possam gerenciar todo o processo tem a mesma proporção. Portanto, se você busca uma carreira em tecnologia e gosta de gestão de projetos, já sabe qual escolher. Nesta profissão você será responsável por planejar e coordenar as equipes e atividades relacionadas ao desenvolvimento de software. 

Para isso, será necessário conhecer as metodologias ágeis, arquitetura de software, experiência do usuário (UX), práticas ágeis de liderança e governança em TI. Para seguir nesta carreira em TI, os interessados podem fazer uma pós-graduação em Gestão Ágil e Desenvolvimento de Software.

Gostou das opções de carreira em tecnologia e dos cursos de pós-graduação que te apresentamos? Então, agora é só escolher aquela que mais tem a ver com as suas preferências, habilidades ou experiências e começar a sua especialização. Confira mais cursos de pós-graduação em Tecnologia e estude a distância em 6 ou 10 meses.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades