Ir para o conteúdo
Você na Pós

Qual pós-graduação fazer em Direito?

mulher com livros na mão para indicar qual pós-graduação fazer em Direito

Se você se formou bacharel e agora quer dar o próximo passo para se estabelecer no mercado de trabalho, provavelmente já se perguntou “qual pós-graduação fazer em Direito?”. Bem, embora pareça uma tarefa difícil diante de tantas possibilidades, é possível usar alguns critérios para escolher. 

Uma vez que você leva em consideração suas preferências, habilidades, experiências e conhece quais são as possibilidades de carreira dentro da área, tudo ficará mais simples. Quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo, mostraremos algumas das melhores opções de pós-graduação ou MBA em Direito para você escolher e direcionar a sua carreira. Conheça-as a seguir.

banner de pós-graduação com até 60% de desconto

Qual pós-graduação fazer em Direito para me especializar?

1 – Direito penal e processo penal

Se você se interessa pelas áreas mais tradicionais do Direito, sem dúvida esta é uma excelente opção. Nesta pós, os profissionais da área aprofundam seus conhecimentos a respeito do fenômeno criminal e são preparados para atuar em órgãos públicos, companhias privadas, ONGs etc.

O curso tem disciplinas como Criminalidade econômica e organizada, Competência, instrução e incidentes processuais, Culpabilidade, Concurso de Agentes e punibilidade, Teoria Geral do Delito e Principiologia Constitucional, entre outras.

2 – Direito público

Neste curso, quem deseja ser um advogado publicista conhecerá melhor o aparelhamento do Estado e as problemáticas da Administração Pública. Além disso, as aulas possuem conteúdos teórico-acadêmicos e também de viés prático que são fundamentais para quem deseja seguir carreira como Magistrado, Defensor Público, Promotor de Justiça e outros.

Inclusive, esta pós é muito indicada para quem pretende prestar concurso público para as carreiras citadas acima, uma vez que todas as disciplinas do curso costumam ser cobradas nos processos seletivos.

Leia também: Conheça cinco séries para quem faz pós-graduação em Direito

3 – Direito administrativo

Esta é outra área para quem gosta do Direito Público, especialmente se o trabalho que envolve os tribunais não faz muito o seu perfil. Este curso vai te ajudar a conhecer mais sobre a estrutura, o funcionamento, as relações e as problemáticas da Administração Pública. Desta forma, você poderá trabalhar prestando assessoria a empresas com relação a licitações, contratos com instituições dos estados e municípios brasileiros, por exemplo.

4 – Direito civil

Se você está em dúvida sobre qual pós-graduação fazer em Direito, a área civil é uma boa pedida. Por ser muito abrangente, essa pós permite que você aprofunde seus conhecimentos em diversos temas atualizados do Direito Privado, como o Direito de família – as famílias contemporâneas, Direitos das sucessões – perspectivas atuais, e Responsabilidade Civil.

5 – Direito do trabalho e processo do trabalho

Esta é uma das áreas mais populares da carreira de Direito e a que mais contrata. Por isso, esta pós-graduação pode ser um dos melhores investimentos na sua carreira. Durante o curso, os profissionais são preparados para representarem pessoas, empresas e órgãos públicos de forma pragmática e para reunir informações úteis para a resolução de conflitos, questões sindicais e relacionadas à previdência social.

Para isso, a grade curricular desta pós em Direito do Trabalho conta com disciplinas como Temas especiais de contrato de trabalho, Seguridade Social, Benefícios por incapacidade, cálculos trabalhistas etc.

 6 – Direito de família e das sucessões

Esta é uma das ramificações do Direito Civil que tem grande demanda por profissionais. Nesta pós, os estudantes encontram disciplinas muito atualizadas a respeito da estrutura e do perfil atual das famílias e adquirem mais conhecimento sobre ações de pensões, divórcios, custódia etc. Na grade, os conteúdos tratam de assuntos contemporâneos como Direito de família e convivência – uniões homoafetivas, Direito de família e casamento, Visão multicultural etc.

7 – Direito tributário

Este curso é voltado para quem se interessa pela área do Direito Fiscal e deseja se especializar na defesa dos interesses do contribuinte em relação às suas obrigações tributárias. Alguns dos temas abordados durante o curso são Contabilidade Tributária, Obrigação, lançamento e crédito tributário e Tributação internacional e aduaneira, por exemplo.

Como escolher uma pós-graduação em Direito?

Agora que você já viu algumas opções de pós-graduação em Direito, é importante saber escolher aquela que é ideal para o rumo que você deseja dar à sua carreira. Para isso, fale com profissionais que já atuam na sua área de interesse e procure entender as vantagens e desvantagens do curso, assim como os desafios do mercado de trabalho.

Também verifique se a grade curricular do curso e os objetivos dele atendem de fato as suas expectativas. Bem, esperamos ter ajudado você a pensar melhor sobre qual pós-graduação fazer em Direito e a entender melhor quais critérios levar em consideração na hora da escolha.

E se você procura fazer uma pós ou MBA nesta área, a LFG cursos tem diversas opções para você escolher e se destacar na carreira de Direito. Além disso, sua especialização pode ser concluída em 6 ou 10 meses, e você estuda na modalidade a distância com toda a estrutura necessária para o seu êxito acadêmico. Conheça as opções de cursos de Direito EAD, inscreva-se e garanta a sua evolução profissional hoje mesmo.

Conheça nossas faculdades