Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

5 hábitos que atrapalham o sono e você não sabia

Você sabia que existem alguns hábitos que atrapalham o sono e podem inclusive prejudicar seu rendimento no trabalho e estudos? Certas ações da nossa rotina acabam entrando em “piloto automático” depois de um tempo, seja por herança do lar em que fomos criados ou pela adequação ao dia a dia. Mas, não é porque estamos acostumados a algumas dinâmicas que nosso corpo as processa bem. 

Separamos aqui os principais fatores que levam as pessoas a dormirem mal e algumas dicas para contornar este problema. Confira!

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Principais hábitos que atrapalham o sono

1 – Aparelhos eletrônicos

Dar uma olhada em vídeos e redes sociais já deitado na cama antes de dormir se tornou algo normal. Muitos até gostam de deixar a televisão ligada com o som bem baixinho para dar uma sensação de relaxamento. Mas, a verdade é que seu cérebro fica em alerta por conta das notificações do celular e a iluminação de aparelhos impede um descanso completo.

2 – Comidas e bebidas

Muitos podem pensar que, se depois do almoço é recomendável descanso para digestão, então dormir à noite após comer bastante não tem nenhum problema. Mas a verdade é que comidas pesadas, como massas e carne vermelha, exigem muito esforço do organismo. Seu corpo vai focar no seu sistema digestivo, o que pode atrapalhar sua noite de sono com desconfortos e até enjoos.

Líquidos com cafeína também devem ser ingeridos apenas no período diurno para que seu corpo possa relaxar à noite. Até mesmo a água deve ser administrada com mais cautela no período noturno para evitar que você levante de madrugada para ir ao banheiro. 

3 – Exercícios

A prática de atividades físicas e a liberação de adrenalina são ótimas para manter a saúde e começar bem o dia. Porém, antes de dormir, o ideal é deixar o corpo relaxado e calmo para te dar uma boa noite de sono. Caminhadas e academia devem ser evitadas após o pôr-do-sol, sendo mais eficazes ao despertar.

4 – Relógio biológico

Certas profissões, como a dos médicos, enfermeiros, baristas e motoristas, podem ter demanda noturna, mas é preciso, dentro do possível, ater-se ao relógio biológico. A luz do sol está diretamente relacionada aos hábitos que atrapalham o sono, pois é durante a noite que nosso organismo produz melatonina, um hormônio que ajuda a relaxar o corpo e a regular o sono.

5 – Álcool e cigarro

Mesmo com os malefícios sempre citados em torno do álcool, muitas pessoas ingerem bebidas em festas, jantares e happy hours. O importante é lembrar que o álcool atrapalha as fases do sono natural, além de acarretar roncos, apneia e fazer a pessoa acordar durante a madrugada. Já o cigarro, um agente que muitos não imaginam fazer mal ao sono, é um estimulante que também prejudica o descanso e, em certo estágio, faz a pessoa acordar de tempos em tempos por conta do vício.

Veja dicas simples para contornar hábitos que atrapalham o sono

Separar os ambientes da casa. Deixe a televisão na sala e finalize sua rotina tecnológica lá. Antes de dormir, programe o despertador, desative os sons do celular e faça rituais próprios, como um banho ou hidratação de pele.

Ingerir comidas leves e bebidas sem cafeína. Para seu jantar, prefira sopas, caldos e proteínas leves. Para os amantes de café ou chá antes de dormir, opte pelo de camomila ou suco de maracujá, por exemplo. Evite o consumo exagerado antes de se deitar.

Trocar exercícios por meditações. Cuidar do corpo não está relacionado apenas a exercícios pesados. Se você tem o costume saudável de fazer academia, prefira o horário da manhã e utilize a noite para massagens, alongamentos e meditações. 

Leia também: Quais os benefícios da meditação para a sua carreira?

Manter o foco no descanso noturno. Planejamento é uma ótima forma de manter o hábito de um sono saudável. Mesmo em seus dias de folga, mantenha-se na margem de seu relógio biológico para que o corpo se acostume, e seu despertar e repousar sejam naturais.

Controlar os vícios e situações que fogem da rotina. Sabemos que festas inesperadas podem aparecer, assim como muitos outros eventos cotidianos. Basta você ter em mente seu horário de sono e reduzir o consumo de álcool ou alimentos pesados algumas horas antes de se deitar. Para os que não conseguiram largar o tabagismo, procure reduzir o consumo nas horas que antecedem o sono, assim a ação estimulante do cigarro fica menor.

É importante se lembrar de que todo corpo é diferente e que, se a alteração geral para uma rotina mais saudável não ajudar, é importante procurar um médico especialista. Transforme hábitos que atrapalham seu sono em uma rotina saudável e natural, que não sobrecarregue seu trabalho ou seus estudos. 

Crescimento pessoal é importante e, por isso, não deixe de conferir nossas matérias sobre o tema. Agora, se você deseja investir na sua carreira, não deixe de conferir os nossos cursos de especialização, como o  MBA em Growth Marketing para E-Commerce, que facilita o seu dia a dia graças ao formato EAD. Confira!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades