10 dicas para melhorar a gestão de expectativas (a 3ª é a melhor)

expectativas

Gerenciar expectativas é uma forma de manter todos os colaboradores e áreas de uma empresa alinhados, garantindo bom desempenho e motivação. Mas isso também exige que a empresa estabeleça uma cultura organizacional baseada na boa comunicação e no planejamento estratégico. 

Isso porque, quando lidamos com expectativas, lidamos com os desejos e ideais das pessoas, o que nem sempre é condizente com a realidade. Muitas pessoas se sentem frustradas quando suas expectativas não são alcançadas e isso, no mundo corporativo, pode representar falta de resultados para a organização e desmotivação para os colaboradores. 

Por isso, buscar formas de gerir essas expectativas permite que todos trabalhem alinhados, com as lideranças cientes do que esperar das pessoas e os colaboradores, em troca, com respaldo da organização. 

10 dicas para melhorar a gestão de expectativas no trabalho

Pensando nisso, as empresas podem estabelecer um processo de gestão de expectativa, para que as equipes se mantenham alinhadas e todos tenham claros os objetivos e metas. Veja como fazer isso:

1- Comunicação clara e frequente

A comunicação é a base dessa gestão, pois entre os colaboradores, com a os líderes e entre os times precisa haver troca constante. Quanto mais alinhados estiverem, mais fácil será compreender o que cada uma espera ou imaginada de determinado projeto e a realidade do que é preciso para que isso se concretize. 

Isso pode ser feito através de canais de comunicação abertos e transparentes e com a realização de reuniões regulares para alinhar expectativas e atualizar o progresso.

2- Definição de objetivos claros

Para que as expectativas sejam atendidas, é importante ter metas claras, que norteiem a atuação das pessoas e determinem atividades e processos bem delineados. 

Uma das principais formas de fazer isso é através da metodologia SMART, que permite definir metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado.

Além disso, a comunicação é necessária para garantir que os membros da equipe compreendam esses objetivos.

3- Estabelecimento de prazos realistas

Imagine que um grupo de pessoas definiu uma série de etapas para um projeto em reunião, e cada um ficou responsável por algo. Mas os prazos de cada etapa não foram definidos, e os participantes entregaram de acordo com as suas disponibilidades. Não é difícil assumir que esse projeto sofrerá com atrasos e possivelmente retrabalho. 

Definir prazos realistas para cada etapa permite que as pessoas tenham o tempo adequado e consigam desempenhar melhor suas tarefas. Portanto, ao estabelecer as datas, é preciso identificar a capacidade da equipe e os recursos disponíveis, além de evitar prometer mais do que pode ser entregue.

4- Feedback contínuo

O feedback é um grande aliado das expectativas, pois permite a troca constante entre as pessoas e uma avaliação real do que está sendo feito. É preciso fornecer feedback construtivo regularmente e incentivar a equipe a compartilhar suas preocupações e sugestões.

5- Gerenciamento de recursos

E claro que, para que os projetos saiam como esperado, existem vários fatores que incluem os recursos. Muitas vezes surgem boas ideias que, por mais inovadoras que sejam, não estão alinhadas com a realidade do negócio. 

Por isso, é preciso assegurar que a equipe tenha os recursos necessários para cumprir suas tarefas e ajustar a alocação de recursos conforme necessário.

6- Transparência nas decisões

Da mesma forma que a comunicação precisa ser aberta, decisões feitas pelas lideranças precisam ser comunicadas com transparência. A empresa precisa explicar as razões por trás das decisões importantes e manter a equipe informada sobre mudanças e atualizações.

7- Flexibilidade e adaptação

Mesmo com todas as etapas alinhadas, mudanças acontecem o tempo todo. Qualquer planejamento está sujeito a mudanças para se adequar à realidade. Portanto é necessário estar preparado para ajustar planos e expectativas conforme necessário e manter uma abordagem flexível diante de imprevistos.

8- Reconhecimento e recompensa

Além dos feedbacks, o reconhecimento por um trabalho bem feito e por concluir metas é um importante motivador para as pessoas. Indica que estão no caminho certo e que seu esforço e dedicação foram reconhecidos. 

Criar programas de reconhecimento e benefícios mantém o bom desempenho das equipes e mostra para os colaboradores que podem crescer na empresa. 

9- Treinamento e desenvolvimento

Expectativa às vezes pode ser confundida com “achismo”, quando alguém simplesmente acredita que algo pode ser realizado em determinado tempo, ou que certa profissional será capaz de concluir uma tarefa sozinho. 

Mas “achismo” não deve ser uma medida profissional e, além dos aspectos citados acima, treinar e garantir o desenvolvimento contínuo das pessoas, investindo em cursos de pós-graduação online reconhecidos pelo MEC, por exemplo, permite que eles se preparem e alcancem essas expectativas. 

10- Documentação e acompanhamento

Outra forma de garantir que o que foi planejado seja concluído da forma esperada é manter registros claros, seja através de ferramentas digitais de planejamento ou até mesmo com calendários compartilhados. Assim, todos têm acesso ao andamento das atividades e às atribuições de cada um. 

Implementando essas dicas, é possível melhorar significativamente a gestão de expectativas no ambiente de trabalho, promovendo um ambiente mais produtivo e harmonioso.

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