Como planejar a próxima etapa da sua carreira em 5 passos

próxima etapa da sua carreira

Já parou para pensar qual é a próxima etapa da sua carreira? Algumas pessoas têm sua jornada profissional mapeada, enquanto outras acabam seguindo o fluxo e aproveitando as oportunidades que surgem, sem considerar o passo a seguir. 

Embora nem tudo precise ser planejado e, ao longo da carreira, novas possibilidades possam surgir, ter uma certa estrutura evita a estagnação profissional e permite que as pessoas consigam se desenvolver e alcançar objetivos no trabalho e nada vida pessoal. 

Por que planejar a carreira?

Nem todos têm a carreira como um foco central em sua vida, e priorizam outros aspectos. Porém, a verdade é que as pessoas passam a maior parte de suas vidas adultas trabalhando, então por que não encontrar satisfação e sucesso nesse processo?

Muitas carreiras estagnadas e profissionais descontentes com seus cargos não conseguem visualizar caminhos para evoluir ou se sentem motivados para buscar crescimento. Mas, ao ter clareza do próximo passo, eles têm objetivos mais claros e conseguem se planejar melhor. 

Entenda por que planejar a carreira:

Melhores oportunidades

Ao evoluir profissionalmente, as pessoas podem conquistar cargos mais elevados, se especializar e adquirir experiência que os torna diferenciados e abre caminhos para posições mais altas e cargos com benefícios e remunerações maiores. 

Além de se tornarem mais competitivos na busca por recolocação, ou até mesmo disputados, eles podem se destacar em suas áreas, se tornam referência e construir uma boa reputação. 

Motivação

Saber onde querem chegar faz com as pessoas se sintam mais motivadas. Ao planejar a carreira fica mais fácil ver o que precisa ser feito em termos de estudos, capacitação, desenvolvimento de habilidades, o que mantém o profissional focado e encorajado para crescer. 

Satisfação pessoal

Ir em busca da nova etapa na carreira exige um processo de melhoria que leva a projetos bem executados e até mesmo celebrados. Ao conquistar esses novos degraus, além de se sentir realizado por chegar onde gostaria, o profissional ainda conta com uma satisfação no trabalho que realiza. 

Desenvolvimento pessoal

Seja atingir um cargo com salário mais alto para realizar sonhos como viajar ou comprar uma casa, até estudar outros idiomas, os passos dados para crescer na carreira também contribuem para o desenvolvimento pessoal, seja desenvolvendo novas habilidades comportamentais, ampliando a rede de contatos, conhecendo novos lugares e pessoais e ampliando a visão de mundo de forma geral. 

Como planejar a próxima etapa da sua carreira?

Sabemos que um bom planejamento ajuda a ter motivação, evita que o profissional se sinta insatisfeito e estagnado e oferece propósito e a realização de planos e objetivos. Como, então, fazer esse planejamento e chegar na próxima etapa? 

Veja cinco passos:

1- Entenda seu objetivo

Não existe um caminho certo, mas sim o que faz mais sentido para cada um. Seu objetivo pode ser se tornar um líder, trabalhar em determinada empresa, se especializar em determinado tema, atingir certo nível econômico. Não existe resposta certa, apenas aquela condizente com seus sonhos e planos. 

2- Avalie sua realidade

Se esse objetivo não estiver claro, olhar para o seu momento atual pode servir como referência: o que você gostaria e não tem em seu cargo atual? Pode ser a busca por flexibilidade de horários, ou algo perto de casa. Você pode se sentir desmotivado por não usar suas habilidades ou gostaria de estar em outro segmento. 

Além disso, seu momento atual é a referência para entender o que será necessário para a nova etapa. 

3- Desenvolva autoconhecimento

Além de observar o contexto onde trabalha atualmente, o profissional que quer crescer na carreira precisa desenvolver autoconhecimento para entender seus pontos fortes e fracos. Isso o ajudará a tomar decisões sobre quais cargos buscar, além de permitir traçar metas concretas para melhorar suas competências. 

4- Trace um plano

Pense que está planejando uma viagem: por mais que queira deixar espaço para decidir sobre o que fazer na hora, algum planejamento é necessário, como passagem, hospedagem, dinheiro para transporte. 

Observar a carreira da mesma forma permite ser objetivo nas ações, criando um plano concreto. Se você almeja ser líder na empresa onde está, qual o tempo de experiência média dos profissionais no cargo atualmente? Quais características você precisa melhorar para seguir esses passos?

O “plano” é seu guia de viagem, e indica as ações que precisam ser feitas para chegar nesse objetivo. O ideal é criar metas mensuráveis, que além de motivá-lo, darão indícios reais do seu desenvolvimento e preparação para a nova fase. 

5- Aperfeiçoe seu conhecimento

Nesse processo de autoavaliação, pode ser que você perceba que nunca conduziu um projeto, ou que não tem como mensurar os resultados de suas atividades no trabalho. Isso permite mudar certas atitudes em seu cargo atual para se preparar. 

Além disso, crescer na carreira também envolve a busca de novos conhecimentos como cursos livres, de idioma ou cursos de pós-graduação em diferentes áreas, que o ajudarão a se desenvolver, conhecer novas ferramentas e melhorar suas habilidades técnicas para a próxima etapa da sua carreira.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!