O que a pós-graduação em Gestão Farmacêutica oferece? Saiba!

Gestão Farmacêutica

A área farmacêutica oferece muitas possibilidades para seus profissionais, e uma delas é seguir carreira em Gestão Farmacêutica. O segmento consiste na administração de farmácia de drogarias, estabelecimentos essenciais à população, que têm passado por uma série de mudanças e lida com constantes novidades no mercado de trabalho.

Com um cenário de alta competitividade nos negócios, as farmácias passam por um momento de diminuição de margens de lucro juntamente ao aumento das exigências regulatórias e também das expectativas dos consumidores. Sendo assim, há uma grande demanda por profissionais que conseguem ampliar suas competências e habilidades no setor.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Foi com o objetivo de atender essa necessidade de mercado que o curso de Gestão em Farmácia foi desenvolvido. Ele prepara profissionais para lidar com assuntos regulatórios, gerir os produtos das lojas, os serviços, clientes, preços, processos, pessoas, estoques e comunicação com o mercado. 

Assim, ao fim da pós-graduação, os especialistas serão capazes de otimizar recursos, identificar oportunidades e também propor rapidamente soluções para demandas externas e internas.

Especialização em Gestão Farmacêutica: tudo o que você precisa saber

Você encontra mais detalhes sobre a pós abaixo, com informações sobre o público do curso, sua duração, grade curricular e objetivos. Não deixe de conferir.

Quem pode cursar?

O curso pode ser realizado tanto por farmacêuticos e gerentes-farmacêuticos quanto por gestores, administradores e outros profissionais que têm interesse na gestão de farmácias e drogarias ou já estão inseridos no segmento e desejam aprofundar e qualificar seus conhecimentos.

Objetivos do curso

Ao concluir a pós-graduação, os alunos terão aprendido sobre as principais ferramentas de gestão, bem como sua importância na diferenciação e manutenção da empresa dentro do mercado farmacêutico.

Para isso, o curso apresenta os principais aspectos regulatórios do varejo farmacêutico, ensina sobre o gerenciamento adequado das finanças e estoques, implementando uma gestão de custos eficientes, aborda a criação de ferramentas de fidelização, estratégicas de marketing e obrigações legais. 

Além disso, os profissionais também têm acesso a aulas sobre o desenvolvimento de objetivos alcançáveis, as demandas do mercado e também como manter os colaboradores motivados e produtivos.

Disciplinas da especialização e carga horária

O curso é dividido em 9 disciplinas estratégicas, que contemplam todas as necessidades do aluno para se tornar um especialista. Veja agora as principais disciplinas e conheça mais sobre a possibilidade de carreira em gestão e farmácia.

1 – Aspectos regulatórios no varejo farmacêutico

Aqui, os profissionais vão entender as principais legislações sobre o segmento de farmácias e drogarias no Brasil, bem como compreender a importância de algumas competências individuais, como honestidade, comunicação e ética, para este ramo.

Alguns exemplos incluem fiscalização sanitária e profissional, boas práticas de dispensação de medicamentos e também a compra, comercialização e registro de medicamentos em regime especial de controle.

2 – Liderança

Em um cenário de convivência mútua entre diferentes gerações, alta conectividade e velocidade nas transformações, é essencial saber como liderar para que o estabelecimento tenha uma atmosfera agradável. 

Além disso, a disciplina também contempla o papel do líder como agente de mudanças, as alterações em estruturas e hierarquias corporativas, e o desenvolvimento de políticas organizacionais para a formação de lideranças.

3 – Empreendedorismo

O objetivo da disciplina é apresentar aos estudantes os fundamentos, processos e tendências do empreendedorismo, demonstrando como é necessário que o empreendedor amplie o seu entendimento sobre gestão de negócios para obter sucesso em seu empreendimento.

4 – Marketing de serviços e relacionamento

O marketing é parte importante do modelo de negócios de farmácias de drogarias, por isso, aqui os pós-graduandos vão estudar comportamento do consumidor, marketing de serviços, definição e classificação de serviços, diferenças entre os tipos de marketing, marketing de relacionamento processo de decisão do cliente, estágios de consumo e outros pontos.

5 – Gestão de vendas

Para essa disciplina ser concluída, o aluno terá que ser capaz de aplicar estratégias de relacionamento com clientes, gerir diferentes canais de venda e times dedicados à área comercial e também compreender o quão importante é a comunicação junto a diferentes stakeholders da empresa.

6 – Qualidade em serviços e a satisfação do cliente

Tendo em vista que os clientes de farmácia estão cada vez mais exigentes, a disciplina foca em discussões teóricas, práticas e estratégicas sobre as duas variáveis (Qualidade em Serviços e Satisfação do Cliente). 

Nela, o aluno aprende os conceitos principais sobre o tema, permitindo o desenvolvimento de habilidades que o direcionem ao desenho de estratégias e tomadas de decisões assertivas.

7 – Ética e deontologia

Com o objetivo de abordar as atribuições de Conselhos, requisitos legais e aspectos éticos do funcionamento de farmácias e drogarias, esta matéria ensina as diferenças entre Conselhos Federais e Regionais, no que diz respeito às suas atribuições, quais são os requisitos legais para o funcionamento de empresas farmacêuticas e também os princípios éticos ligados à responsabilidade técnica do farmacêutico.

Se você se interessou por esse mercado, que está aquecido e precisa de profissionais altamente qualificados, não deixe de se inscrever na pós-graduação em Gestão Farmacêutica e impulsionar a sua carreira.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!