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Mercado de Trabalho

Já ouviu falar em “grumpy staying”? Conheça o significado!

mulher com expressão brava para ilustrar texto sobre grumpy staying

De tempos em tempos surge uma nova expressão para dar conta das mudanças comportamentais no ambiente de trabalho. Por mais incomuns que possam parecer, elas indicam uma tendência dos colaboradores e servem como um alerta para as empresas entenderem com o que estão lidando e o que fazer para transformar esse cenário. Atualmente, uma ideia que tem ganhado destaque é o “grumpy staying”.

A palavra “grumpy” é uma expressão em inglês que pode ser traduzida como “mau-humorado”. Com isso, o significado do conceito é algo como “ficar, mas de mau humor”. Esse é o contexto da nova onda de comportamento dos colaboradores descontentes com o trabalho atual, mas que permanecem em suas funções, mesmo que contrariados. 

Além de afetar a relação com colegas e gestores, essa condição atrapalha o desenvolvimento do profissional e tem relação direta com os resultados obtidos pela empresa. Mas esses sinais não acontecem à toa, e existem alguns motivos para o profissional optar por esse comportamento. Por isso, neste texto vamos explicar porque isso acontece e como evitá-lo.

Novos comportamentos profissionais

Na pandemia, muitos profissionais repensaram suas carreiras, seu estilo de trabalho, e passaram a buscar outras formas de trabalhar. Alguns simplesmente decidiram abrir mão de empregos formais e adotar novos estilos de vida, no processo que ficou conhecido como “epidemia de demissões”. 

Já outros passaram a buscar mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional, se mudando para outras cidades e adotando o home office. Mas o período também deixou evidente que muitos estavam se sentindo pressionados, trabalhando horas excessivas e acumulando tarefas, o que eventualmente ocasionou crises de ansiedade e burnout. 

Com isso, um novo processo começou a tomar forma, chamado de “quiet quitting”. Insatisfeitos, mas sem conseguir novas oportunidades, os profissionais passaram a diminuir sua dedicação, o ritmo e a qualidade do trabalho. Segundo pesquisas recentes, 59% dos dos trabalhadores estão passando por esse processo. 

A etapa seguinte foi o chamado “loud quitting” que, ao contrário do desejo silencioso de se desligar da empresa, indicava uma insatisfação vocalizada pelos profissionais, que não se envolviam mais nas tarefas diárias. 

O “grumpy staying”, então, é mais uma consequência, onde os profissionais permanecem em seus empregos, mesmo que contrariados. Mas, seu comportamento negativo implica no famoso mau-humor, e comentários negativos constantes sobre a gestão, salários e outros aspectos que geram insatisfação. 

Mas, esse comportamento, embora não seja produtivo e gere até conflitos com colegas, não surge à toa. Em geral, ele é consequência de má gestão, dificuldade de comunicação com as lideranças, falta de objetivos claros e de perspectiva de crescimento – seja de cargo, seja financeira. 

Além disso, eles enfrentam dificuldades em encontrar novas oportunidades no mercado de trabalho, o que aumenta a sensação de insatisfação. 

Como mudar esse cenário?

É claro que esse comportamento não é bom para ninguém mas, como falamos, o profissional que está passando por isso possivelmente se encontra pressionado e com excesso de trabalho. 

Por isso, existem algumas atitudes que a empresa pode tomar para mudar esse cenário. Confira:

Tenha uma comunicação positiva

Mesmo que algumas insatisfações dos colaboradores não sejam fáceis de resolver, é importante manter uma boa comunicação e mostrar para eles que sua opinião é válida. Tente chegar à raiz da questão e ver quais são os pontos de reclamação mais críticos para as equipes. Claro que, depois de ouvir, a empresa precisa buscar soluções viáveis para essas questões.

Parte dessa insatisfação pode estar relacionada a problemas, por exemplo, com líderes diretos, ou até mesmo por questões pessoais. Ouvir é importante, mas é preciso também praticar a empatia e fazer o possível para compreender as dores dessa pessoa. 

Busque soluções

Dentro das maiores reclamações, quais são as questões que podem ser melhoradas? Digamos que a empresa não tem orçamento para oferecer um aumento no momento, então pode propor uma redução das horas trabalhadas. 

Outra possibilidade é oferecer flexibilidade, seja na hora de definir as férias, seja durante a semana, e até oferecendo mais ou menos dias de home office, de acordo com a necessidade de cada um. 

Crie um plano de carreira

Uma das melhores formas de mudar a mentalidade dos colaboradores é deixar claro para eles que seu trabalho faz a diferença e ajudá-los a perceber que podem se desenvolver na organização. Conseguir visualizar as oportunidades de crescimento ajuda a engajar os profissionais que se sentirão mais motivados e poderão sair desse comportamento.  

Invista em desenvolvimento profissional

É possível que esses profissionais se sintam estagnados e sem perspectiva, portanto uma forma de mostrar para eles que devem continuar se dedicando é investir em seu desenvolvimento profissional. Invista em sua educação com uma especialização, por exemplo. Com a promoção de pós-graduação disponível em nossas instituições, fica mais fácil – e econômico – apostar no seu desenvolvimento profissional.

Treine os líderes

O “grumpy staying”, assim como as outras tendências de comportamento profissional, estão altamente relacionadas a má gestão e problemas de comunicação entre as equipes e os gestores. Treinar bons líderes pode mudar esse cenário, já que as características acima devem ser prioridade e profissionais preparados estão mais equipados para lidar com as insatisfações, bem como propor soluções. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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