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Crescimento Pessoal

Quais são as habilidades do profissional do futuro? Confira!

Sim, o mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Mesmo quando acreditamos que já temos tudo aquilo que os recrutadores precisam, surgem outros pontos a serem considerados e somente as habilidades do profissional do futuro podem dar conta. Há alguns anos, bastava força de vontade e tempo extra para conseguir um emprego.

Logo depois as graduações começaram a ser valorizadas e os formados tinham vantagens sobre os demais concorrentes, assim como aqueles que tinham condições de fazer um curso de inglês ou viajar para o exterior. Além disso, a especialização ganhou espaço e começou a ser um item imprescindível.

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A lista é longa e continua a aumentar a cada ano. É por isso que o profissional do futuro precisa estar sempre atento a tudo, a todos e principalmente a si mesmo. Confira a nossa lista com as habilidades do profissional do futuro que valem ouro!

Quais são as habilidades do profissional do futuro?

1 – Programação e organização 

Os aplicativos que facilitam a organização de tarefas, entregas e reuniões estão se tornando numerosos e diversos. Com prazos apertados e reuniões com o objetivo de definir desde os maiores projetos da empresa quanto onde será a próxima confraternização, fica difícil de conseguir acompanhar os fluxos, e é aí que esses recursos tecnológicos se tornam uma mão na roda.

Quem não tem costume de lidar com os aplicativos on-line não precisa ficar preocupado: outro mercado que traz uma solução para esse desafio são os dos planners, com design personalizado para cada tipo de rotina, muitas vezes com sessões para organização de atividades físicas, saúde financeira e até sessões de meditação.

2 – Desenvolvimento de soft skills

As soft skills são habilidades requeridas por todas as empresas. Ter um profissional que consegue lidar com ele mesmo e com todos os que os cercam de forma equilibrada e sensata é importante para manter o clima agradável e produtivo da empresa. Uma habilidade que recebe destaque é a empatia, em que nenhuma atitude é realizada sem pensar primeiramente no outro e em como ele se sentiria no seu lugar.

Concentração, equilíbrio emocional, lidar com momentos de pressão e estresse também são praticadas e frequentemente remanejadas pelo profissional do futuro para que seu dia a dia seja produtivo.

3 – Liderança

O profissional que entendeu que no mercado não devem mais existir chefes e sim líderes sabe que esse é o novo perfil das empresas. Isso porque o líder tem como principal objetivo ser reconhecido por ser um modelo a ser seguido e guiar a sua equipe para o sucesso.

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O verdadeiro líder entende a importância das atividades, age com responsabilidade e ética como exemplo para os demais, faz considerações no privado e elogia em público, procura cursos e workshops para atualizar a si mesmo e à equipe, tem empatia e sabe entender problemas emocionais dos seus funcionários, trabalha a inteligência emocional e busca tomar decisões coletivas.

4 – Criatividade

Enquanto muitos ainda acreditam que a criatividade deve ser guiada, o profissional do futuro enxerga a possibilidade de praticá-la e aperfeiçoá-la diariamente no seu ambiente de trabalho, independente de sua rotina. Para aqueles que conseguem enxergar sempre à frente, a criatividade não é algo para ser estudado, mas uma habilidade desenvolvida a partir do momento em que um desafio é criado.

O profissional criativo é capaz de criar jogos mentais e estabelecer quebra-cabeças baseado nas tarefas que precisa desempenhar, de forma que se tornem estimulantes durante todo o dia. Tudo se trata de aproveitar as oportunidades e treinar.

5 – Negociação

A capacidade de formalizar contratos de trabalho que sejam interessantes tanto para a empresa que trabalha quanto para o cliente atendido faz parte do arsenal de skills do profissional do futuro. Isso porque ele entende que um cliente que mantém seus requerimentos atendidos durante todo o planejamento se sente mais satisfeito com a empresa que irá acompanhá-lo, além de compreender sua valorização.

A negociação também vale para processos internos: conseguir concretizar acordos com a equipe e com os supervisores é uma habilidade importante, principalmente quando se entende a necessidade de exigir e ceder em um mesmo planejamento, sem perder a essência do que foi proposto e ao mesmo tempo sendo flexível.

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Autor: Equipe Blog Portal Pós

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