7 habilidades essenciais para o mercado de trabalho: veja a lista

habilidades essenciais para o mercado de trabalho

Conhecimento técnico é importante, mas você sabia que existem habilidades essenciais para o mercado de trabalho que são muito mais relacionadas ao comportamento do profissional? Pois é! 

As chamadas soft skills são habilidades comportamentais que contribuem para um bom relacionamento interpessoal, além de auxiliar na tomada de decisões. Inteligência emocional, autonomia, pensamento crítico e comunicação são alguns exemplos dessas habilidades tão valorizadas no mercado de trabalho.

Como são habilidades relacionadas ao comportamento humano, algumas pessoas têm mais facilidade para colocá-las em prática. No entanto, a boa notícia é que existem formas de desenvolvê-las para se tornar um profissional mais completo. 

Com o mercado de trabalho tão concorrido como hoje, é fundamental que os profissionais busquem desenvolver suas soft skills. Para muitas empresas, essas são habilidades essenciais na hora de contratar ou promover um colaborador. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

7 habilidades essenciais para o mercado de trabalho

1 – Comunicação

Pode-se dizer que a comunicação é uma das habilidades mais importantes no ambiente corporativo. Seja na hora de falar, seja ao escrever, a boa comunicação é fundamental para todos os envolvidos em uma organização. Saber falar, ouvir, escrever e se comunicar de forma clara e objetiva faz toda a diferença ao falar suas ideias, compartilhar informações e delegar tarefas.

Essa é uma habilidade que contribui muito para o relacionamento interpessoal e ainda pode abrir portas profissionalmente. Afinal, quem sabe se comunicar bem consegue ampliar o networking, expor ideias e chegar mais longe. 

2 – Inteligência emocional

Inteligência emocional é a capacidade de lidar com as emoções. Já deu para notar o quanto essa habilidade é importante no trabalho, né? Um profissional com inteligência emocional consegue encarar os desafios e adversidades do trabalho sem deixar que isso tome conta do seu psicológico. 

A inteligência emocional também ajuda a estabelecer limites entre vida pessoal e profissional – algo fundamental no dia a dia. Além disso, melhora a relação com os colegas, já que você consegue se colocar no lugar do outro e se abrir para o diálogo com empatia. Uma dica para desenvolver essa habilidade é investir em autoconhecimento. 

3 – Pensamento crítico

O pensamento crítico é a capacidade de analisar fatos e informações com o objetivo de formar uma opinião própria. No mercado de trabalho, profissionais com essa capacidade são valorizados, afinal, isso os torna mais preparados para avaliar uma situação e tomar uma decisão. 

Pessoas reconhecidas pelo seu pensamento crítico conseguem chegar mais longe e se destacar. Isso porque as empresas estão cada vez mais abertas a sugestões de colaboradores, sendo assim, quem tem a capacidade de fazer boas análises, argumentar e expor opiniões relevantes acaba ganhando espaço no mundo corporativo. 

4 – Criatividade

Há quem pense que a criatividade faz parte apenas da rotina de quem trabalha com arte. A verdade é que essa habilidade pode e deve fazer parte da vida de profissionais de diferentes áreas. No mercado de trabalho, ser criativo está muito mais relacionado à capacidade de solucionar um problema de forma eficaz.

Na prática, a criatividade pode ser aplicada ao encontrar uma forma de otimizar os processos da sua área. Você também pode ser criativo ao descobrir uma maneira de melhorar o atendimento ao cliente e aumentar a produtividade da sua equipe. 

Existem inúmeras formas de exercer a criatividade no trabalho. Basta exercitar a mente para encontrar soluções inovadoras com os recursos disponíveis. 

5 – Autonomia

No trabalho, a autonomia está ligada à capacidade de realizar tarefas sem a supervisão de outras pessoas, ou seja, o profissional consegue seguir com suas demandas sem que o gestor acompanhe de perto cada etapa do processo. Essa habilidade revela a segurança e o domínio técnico que o colaborador tem sobre o trabalho que realiza. 

Para muitas empresas, essa é uma soft skill essencial na hora de contratar um novo colaborador. Em equipes grandes ou áreas com muitas demandas, faz toda a diferença contar com profissionais que conseguem realizar suas tarefas sem que alguém fique supervisionando ou cobrando a entrega.

6 – Resiliência

Muito se fala sobre resiliência no mercado de trabalho. Isso porque essa é a capacidade de lidar com problemas e se adaptar às mudanças. No dia a dia, é fundamental dominar a habilidade e superar adversidades da melhor forma, sempre tirando um aprendizado e encontrando a melhor saída para o problema. 

Profissionais resilientes se destacam por propor ideias, encontrar soluções e superar desafios independente da complexidade. Mesmo que um problema cruze o caminho desse colaborador, ele consegue lidar com a situação e retornar o foco ao trabalho da melhor forma. Por isso, essa é uma capacidade tão valorizada pelas empresas. 

7 – Liderança

A liderança é uma habilidade valorizada não apenas em cargos de gestão. Independente da posição, profissionais com essa capacidade bem desenvolvida conseguem assumir mais responsabilidades, auxiliar os colegas e se destacar dentro da empresa. Geralmente, são pessoas proativas e independentes, algo muito bem visto por líderes e gestores. 

Além de desenvolver essas habilidades essenciais para o mercado de trabalho, outra forma de se destacar profissionalmente é investir em uma especialização ou MBA. Confira os cursos Anhanguera e encontre opções para diferentes áreas e objetivos. Aproveite também o e-book com dicas de empregabilidade que preparamos para você!

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!