O mercado de trabalho pode ser bem competitivo, ainda mais quando se tratam de empresas onde as pessoas sonham em trabalhar e desejam ter um plano de carreira. Com tantos talentos à disposição, conhecer habilidades que fazem a diferença aumentam as chances do candidato se destacar e ficar com o cargo.
Chamar a atenção no processo seletivo exige dedicação e preparação, para ser capaz de “se vender” nas entrevistas e explicar de forma prática e com exemplos por que está preparado para assumir a função.
Ainda assim, podem existir outros candidatos tão qualificados, e a decisão se dá em pormenores, ou em habilidades específicas que os recrutadores acreditam serem mais relevantes para a empresa.
Habilidades que fazem a diferença
Mais do que mostrar na entrevista que tem certa habilidade, o profissional deve buscar desenvolvê-las pensando no crescimento de sua carreira em geral. Sabemos, por exemplo, que novas tecnologias, como o uso de Inteligência Artificial, tem se tornado mais comum, e aprender como integrar essas ferramentas ao trabalho pode ajudar a agilizar processos e focar em atividades que agregam valor.
De forma geral, observar as transformações do mercado de trabalho é a melhor forma de entender quais habilidades são mais necessárias. Por isso, acompanhar publicações da área de atuação, conversar com outros profissionais do seu segmento e entender tendências é uma forma de estar a par do que é mais exigido no momento.
Outra maneira eficaz de compreender quais as demandas dos profissionais atuais é acompanhar vagas no LinkedIn e outras plataformas de emprego, avaliando o que são os requisitos desejados, pois apontam os diferenciais que as empresas buscam. Confira a seguir sete habilidades que fazem a diferença:
1- Adaptabilidade
O que foi estabelecido ontem pode não fazer mais sentido hoje. O mercado se transforma rapidamente, e nadar contra a maré só tornará o processo de crescimento profissional mais difícil.
Muitas pessoas têm dificuldade para lidar com mudanças, mas considerando a rapidez com que as transformações têm acontecido, saber se adaptar com agilidade faz com que logo o profissional se adeque a qualquer nova realidade, sendo capaz de prosperar e seguir com bom desempenho.
2- Autonomia e tomada de decisões
Trabalhar de maneira autônoma nem sempre depende só do colaborador, e deve ser estimulado pela gestão. Mas, quando a liderança demonstra confiança no trabalho individual, o profissional tem mais liberdade para agir e tomar decisões.
Isso permite que ele exerça suas melhores características na execução de um trabalho e oferece independência para escolher o caminho que acredita ser mais adequado com base em sua experiência.
3- Pensamento analítico
Mesmo quando decisões precisam ser tomadas às pressas, uma visão analítica do negócio ajuda a determinar a ação correta. Em geral, as atividades têm resultados a médio e longo prazo e, tanto quem desenvolve as estratégias quanto quem as executa precisa compreender a importância dessas tarefas.
O pensamento analítico envolve questões técnicas relacionadas ao conhecimento que o profissional tem de seu mercado, e também sua habilidade em prever cenários e entender qual solução será mais alinhada com os objetivos da empresa.
4- Criatividade
Muitas empresas apontam a capacidade de resolver problemas como uma característica essencial mas, por mais desejável que seja contar com profissionais capazes de lidar com imprevistos, a maneira como o fazem pode apontar caminhos inesperados e até inovadores.
A criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida por todos, e permite que o profissional se destaque com novas ideias e propostas com foco em inovação.
5- Empatia e trabalho em equipe
O dia a dia de trabalho envolve pressões, prazos apertados e, em alguns casos, equipes reduzidas acumulando tarefas. Isso pode fazer com que o nível de estresse aumente e, ao invés de promover a colaboração, acaba por gerar conflitos.
Mas, ao buscar o caminho oposto e desenvolver um bom trabalho em equipe, as pessoas podem se conhecer melhor, entender os pontos fortes de cada um e se apoiar na solução de problemas. A empatia também contribui para um ambiente inclusivo e um clima organizacional positivo.
6- Comunicação
Saber se comunicar no ambiente de trabalho é bem diferente de ter conversas com amigos. Lidamos com pessoas com histórias e vivências diferentes, e a maneira como transmitimos opiniões e ideias deve ser ajustada para refletir essa pluralidade.
Isso envolve saber o tom certo para se comunicar, mas também a mensagem que estamos passando. Se a proposta é aumentar a colaboração, na hora de oferecer feedback, por exemplo, o foco devem ser propostas de melhoria.
7- Aprendizado contínuo
Uma das principais características que atrai os recrutadores é um profissional que está sempre em busca de novos aprendizados. Seja ao buscar mais informações sobre ferramentas relacionadas ao seu trabalho, ou até conhecimento sobre temas que não estão diretamente atrelados ao seu dia a dia, mas afetam o mercado, a pessoa mostra seu empenho na carreira e no desenvolvimento.
Fazer especializações como o curso de pós online em Comunicação Organizacional indica disposição para se aperfeiçoar e conquistar novas habilidades que fazem a diferença no trabalho.