Ir para o conteúdo
Você na Pós

Habilidades conquistadas ao realizar um TCC na pós-graduação: veja 7

realizar um TCC

Apesar de não ser obrigatório, você sabia que é possível realizar um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) na sua pós-graduação lato sensu? Nos cursos de nossas instituições, você pode contratar esse serviço e deixar sua experiência acadêmica ainda mais completa. Isso inclui, aliás, o desenvolvimento de uma série de habilidades.

Fundamentais tanto para a pós quanto para a sua trajetória profissional, as competências que o TCC vai te ajudar a melhorar são valiosas. Dessa maneira, a experiência de criar um Trabalho de Conclusão de Curso será tudo o que você precisa para “fechar com chave de ouro” os seus meses de especialização.

Sendo assim, que tal descobrir quais são essas habilidades agora mesmo? Assim, você vai entender por que o TCC pode ser uma excelente ideia para a sua pós EAD. Para isso, confira o que as tutoras de nossas instituições nos contaram.

Realizar um TCC: veja as habilidades que você vai desenvolver

1 – Habilidades de pesquisa

Fazer um TCC exige que você faça diversas pesquisas, sendo assim, você terá que mergulhar em uma série de investigações científicas, como ressalta Aline Gomes da Silva, doutora e mestra em Educação e mestra em Ciências Sociais, e a Biomédica e Doutora em Fisiologia Humana Fernanda Novi.

Sendo assim, ao longo do seu processo com o Trabalho de Conclusão de Curso, você terá a oportunidade de aprimorar suas habilidades fazendo pesquisas e descobrindo novas maneiras de encontrar e fazer a curadoria de conhecimentos da sua área.

Afinal de contas, saber realizar uma boa pesquisa faz a diferença em todas as profissões. Independente da sua rotina, conseguir pesquisar sempre estará presente, e quando você tem experiência e senso crítico para isso, o mercado de trabalho te reconhece.

2 – Análise crítica

Falando em senso crítico, ele não é desenvolvido apenas na hora de realizar pesquisas. Quando você se dedica a um Trabalho de Conclusão de Curso, como também destaca Fernanda Novi, você tem a oportunidade de melhorar sua análise crítica de diversas maneiras.

Desde a etapa da escolha do seu tema, passando por toda a pesquisa, orientação, escrita do projeto e argumentação, estar imerso em um projeto tão complexo e importante vai fazer você repensar uma série de ideias e opiniões.

Além disso, você vai entrar em contato com tantas informações novas, que será inevitável aprender a distinguir conhecimentos robustos e se tornar ainda mais crítico na hora de avaliar projetos, argumentações e definições que envolvam a sua área.

No mercado de trabalho, contar com profissionais capazes de ter esse olhar vale ouro, sabia?

3 – Resolução de problemas

A natureza de um TCC sempre envolve resolver problemas e encontrar soluções para o tema proposto, não é mesmo? Sendo assim, conforme menciona Fernanda Novi, você vai desenvolver a competência de resolução de problemas.

Porém, essa habilidade não será aprimorada apenas por esse lado. Projetos como um Trabalho de Conclusão de Curso envolvem diversas etapas, que podem ter intercorrências e imprevistos no meio do caminho.

Por isso, você também terá que se esforçar para garantir que tudo aconteça dentro do espaço, e no cronograma esperado, lapidando ainda mais a sua qualidade.

4 – Comunicação escrita

Fernanda Novi ressalta que “escrever um TCC é uma experiência muito enriquecedora, pois possibilita o desenvolvimento de habilidade de comunicação escrita”, algo que nem sempre é intuitivo a todos os profissionais.

Por mais que todos nós passemos pelas fases de alfabetização e sejamos capazes de escrever, conseguir se comunicar de maneira efetiva e objetiva por meio da escrita não é uma tarefa fácil. Ela exige treino e experiência, dois pontos que você poderá aprimorar ao longo do seu Trabalho de Conclusão de Curso.

Como resultado, você se tornará um profissional com mais soft skills para adicionar ao currículo, impressionando recrutadores na hora de mostrar suas habilidades com a escrita.

5 – Gerenciamento de projeto

Isso significa que você precisará ser capaz de gerenciar um projeto, literalmente. Os TCCs envolvem uma série de etapas, marcos e entregas, além do alinhamento com o orientador e a sua organização para conciliar todas as responsabilidades.

Ou seja, você vai ter que gerenciar esse momento da melhor maneira possível, tendo um “gostinho” do que é o gerenciamento de projetos na sua vida profissional. Então, aproveite o TCC para levar esse ponto a sério e, depois, adicionar mais uma soft skill ao seu currículo.

6 – Organização

Sem organização, não é possível terminar uma pós e, principalmente, entregar um Trabalho de Conclusão de Curso de respeito. Isso acontece porque o TCC envolve uma série de etapas que demandam organização, como explica Aline Gomes da Silva.

Segundo Aline, “ao realizar uma pesquisa científica, é possível desenvolver várias habilidades, principalmente no desenvolvimento de disciplina e de autorregulação em relação às atividades necessárias para desenvolver as leituras, levantamentos de dados, síntese de resultados e, em geral, de todas as atividades necessárias que serão desenvolvidas de acordo com o cronograma escolhido e estabelecido pelo aluno diante das especificidades da pesquisa a ser realizada.”

7 – Autoestima e autoconfiança

Por fim, a tutora Luana Godoy, mestra em Direito Negocial, menciona que “outros aspectos positivos que já presenciei em relação a alguns alunos são o desenvolvimento da autoestima intelectual e o entusiasmo pelos estudos. Desafiar os próprios limites é um ingrediente precioso para a evolução da trajetória do conhecimento e já testemunhei muitos alunos colherem esses frutos quando elaboram o TCC.”

Agora que você já sabe todos os benefícios de realizar um TCC, o que está esperando para ter a oportunidade de fazer o seu? Confira as opções de cursos de pós na Faculdade Anhanguera e comece agora mesmo a sua especialização, que poderá ser concluída da melhor maneira com o seu Trabalho de Conclusão de Curso.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades