Ir para o conteúdo
Você na Pós

Pós em Engenharia Química e Automação de Processos: veja o curso

Engenharia Química e Automação de Processos

Cursar uma especialização é o tipo de decisão capaz de transformar a sua carreira. Afinal de contas, quando você se dedica a aprender mais e estudar a fundo um tema específico, você tem tudo para se destacar. Por isso, a pós-graduação em Engenharia Química e Automação de Processos pode ser tudo o que você precisa para alavancar a sua vida profissional e obter o sucesso que tanto deseja.

Ela conta com excelentes materiais e aulas, elaborados e atualizados por professores altamente qualificados para comandar as suas aulas e garantir o máximo aproveitamento da sua dedicação aos estudos. Com essa pós, vai ficar mais fácil atingir os seus objetivos, especialmente porque esses temas estão em alta.

Então, se você quer saber mais sobre a especialização, continue lendo o artigo. Abaixo, você encontrará todas as informações que precisa sobre o curso. Elas incluem quem pode se inscrever, a dinâmica da pós, todas as suas disciplinas e que competências você vai desenvolver ao longo da sua trajetória acadêmica de especialização.

Está pronto para descobrir mais e já fazer a sua inscrição?

Engenharia Química e Automação de Processos: tudo sobre a pós-graduação

Quem pode fazer o curso?

Em primeiro lugar, vale a pena relembrar que os cursos de pós-graduação só podem ser realizados por profissionais graduados. Ou seja, aqueles que têm um diploma de graduação, seja um curso tecnólogo, seja bacharelado ou de licenciatura.

Nesse contexto, a especialização em questão é voltada para profissionais graduados em Engenharia de Alimentos, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Química e outras formações na área da química. Profissionais de outras áreas também são bem-vindos para aprofundar os conhecimentos e técnicas na integração dos processos químicos com a automação industrial.

Por que ele é importante?

Agora que você já sabe se pode ou não se inscrever, que tal entender o contexto e a importância dessa pós para o mercado de trabalho?

Pensando que a indústria química brasileira é bastante robusta e diversificada, abrangendo dezenas de setores, as oportunidades para profissionais da área são naturalmente diversas. Sendo assim, se especializar sempre será uma excelente maneira de se diferenciar e chamar a atenção no mercado de trabalho.

Além disso, a indústria química passa por um momento de busca por automações de processos. A ideia é aumentar a eficiência, a competitividade e a segurança por meio da automação de processos, o que torna a pós-graduação ainda mais interessante para o atual momento da área.

Pensar em automação industrial significa seguir uma tendência global, que está alinhada com a quarta revolução industrial e busca a modernização e a competitividade da indústria brasileira. Com isso em mente, já dá para perceber por que é estratégico ser um profissional especialista na área, certo?

O que vou aprender com ele?

Para chegar até o título de especialista, você vai desenvolver uma série de competências e habilidades. Todas elas relacionadas ao objetivo central da pós, que é formar profissionais capazes de compreender, projetar, implementar e gerenciar processos químicos industriais automatizados. Assim, contribuindo para a segurança, eficiência e competitividade da indústria.

Isso inclui ter acesso a um conhecimento aprofundado sobre processos químicos industriais e tecnologias de automação, ser capaz de aplicar conceitos e técnicas de automação e conseguir projetar e implementar sistemas de controle e supervisão.

Além disso, você desenvolverá uma capacidade de análise crítica e de resolução de problemas, melhorando e inovando os processos industriais, com base em conteúdos atualizados, e poderá liderar projetos de modernização e digitalização da sua área.

Ademais, você também será capaz de:

  • Analisar e planejar a capacidade de recursos a longo, médio e curto prazo em processos de produção, considerando a programação e sequenciamento de atividades de produção, atrelada com a gestão de estoque;
  • Fazer cálculos dos balanços de massa e energia em processos químicos;
  • Avaliar diagramas lógicos e operacionais de sistemas industriais;
  • Especificar sistemas de controle para aplicações de automação e controle, por meio da aplicação da lógica de programação Ladder em projetos automático;
  • Planejar as etapas de um projeto com sistemas supervisórios.

Qual será a dinâmica da pós-graduação? O curso é EAD?

Tudo isso em um curso completamente a distância, ou seja, que poderá ser feito onde e quando você puder. Todas as 9 disciplinas, de 40 horas cada, poderão ser cursadas com total flexibilidade, por meio das videoaulas gravadas.

Com elas, você poderá se dedicar a pós a qualquer momento, criando o seu próprio cronograma de estudos, sem desestabilizar o restante da sua rotina.

Da mesma maneira, todos os materiais extras também estarão disponíveis de forma ininterrupta por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem, o AVA. Eles incluem materiais de leitura, slides, podcasts, indicações de leituras extras, acesso à maior biblioteca virtual da América Latina e interação com tutores, que são especialistas da sua área prontos para te ajudar.

Que disciplinas compõem a matriz curricular?

Aliás, falando em disciplinas, que tal dar uma olhada na matriz curricular completa? Ela está detalhada abaixo:

  1. Programação e controle da produção
  2. Operações unitárias na indústria química
  3. Processos químicos orgânicos e inorgânicos
  4. Instrumentação em instalações industriais
  5. Sistemas de controle
  6. Sensoriamento – sistemas inteligentes de manufatura
  7. Controladores lógicos programáveis em instalações industriais
  8. Redes industriais
  9. Sistemas supervisórios

Gostou da especialização em Engenharia Química e Automação de Processos? Então não perca mais tempo! Coloque a sua carreira em primeiro lugar e já faça a sua matrícula na pós-graduação. Assim, você vai iniciar os seus estudos o mais rápido possível, chegando ao título de especialista para se destacar no mercado de trabalho.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades