Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como recusar uma proposta de emprego por causa do salário

como recusar uma proposta de emprego por causa do salário

Quando participamos de processos seletivos, sempre esperamos resultados positivos, não é mesmo? Receber uma mensagem com uma oferta de trabalho é o grande objetivo. Contudo, nem sempre essa oferta será aquilo que procuramos, e talvez a remuneração não te agrade. Por isso, é fundamental saber como recusar uma proposta de emprego por causa do salário.

Dessa maneira, você conseguirá responder à comunicação do recrutador de forma certeira. Você vai explicar que o salário oferecido não corresponde às suas expectativas, sem se justificar muito, de maneira gentil e humilde. Assim, você poderá manter as “portas abertas” no mercado de trabalho.

Tendo em vista que o dia de amanhã é imprevisível, e você nunca sabe com quais pessoas voltará a interagir na sua carreira, conduzir situações delicadas com “jeitinho” faz toda a diferença. Afinal de contas, talvez você cruze com o mesmo recrutador em outros processos seletivos. Ou volte a querer uma vaga na empresa em questão.

Por isso, hoje vamos te ajudar a resolver essa questão com bastante elegância e humildade. Confira as dicas abaixo e, para finalizar, ainda veja um exemplo de mensagem para inspirar a sua.

Como recusar uma proposta de emprego por causa do salário em 5 passos

1 – Seja simpático e educado ao iniciar a sua resposta

Garantir a simpatia e a educação precisa ser a sua grande preocupação nesse momento. Recusar uma proposta não significa que você pode se sentir “superior” e ser arrogante com o recrutador. Muito pelo contrário, se você quer manter um bom relacionamento com o profissional, ser humilde precisa ser seu principal objetivo.

Por isso, comece a mensagem com uma saudação educada, como “bom dia”, “boa tarde”, “boa noite”, “prezado(a)” ou “caro(a)”, para garantir um primeiro passo de sucesso.

2 – Agradeça pela oportunidade e demonstre sua felicidade

Em seguida, ainda com a humildade em mente, não se esqueça de agradecer pela oportunidade. Independente do salário oferecido, você participou do processo seletivo, demonstrou interesse e foi o escolhido pela empresa.

Então, isso vale uma comemoração e demonstração de felicidade, mesmo que a oferta seja recusada logo em seguida. Isso faz com que o recrutador se sinta menos frustrado com o resultado da proposta, já que, de qualquer maneira, ele gostaria que você aceitasse e que o processo de contratação fosse iniciado.

3 – Explique que o salário oferecido está abaixo da sua expectativa

Depois disso, chega o momento de expor a sua recusa e explicar o motivo para essa decisão.

Da mesma forma que candidatos gostam de feedbacks sobre suas participações em processos seletivos, recrutadores também ficam agradecidos quando profissionais explicam por que declinaram a oferta.

Então, deixe claro que o salário oferecido não corresponde às suas expectativas no momento, e por isso você continuará buscando novas oportunidades.

Assim, você deixa a sua decisão justificada e, ainda por cima, ajuda os recrutadores a passarem uma avaliação para seus gestores e lideranças da empresa. Quem sabe assim eles não percebem que os salários praticados estão abaixo da média do mercado e repensam suas estratégias?

4 – Coloque-se à disposição para outras oportunidades

Mesmo recusando a proposta, vale a pena relembrar a humildade e se colocar à disposição para outras vagas de emprego. Nunca sabemos o dia do amanhã, não é mesmo? E isso te ajuda a ganhar ainda mais a simpatia do recrutador.

5 – Deixe mais uma vez um “muito obrigado”

Para finalizar, agradeça mais uma vez pela oportunidade e releia o texto para garantir que você passou todas as mensagens que deseja para essa ocasião.

Inspiração de como declinar uma oferta com baixo salário

Ainda tem dúvidas sobre como conduzir essa mensagem, e tem medo de não conseguir expressar tudo o que deseja? Então confira um exemplo simples para declinar propostas, e use o texto para se inspirar.

Lembrando que o ideal é que você escreva o próprio recado, certo? Assim, você adiciona autenticidade à mensagem.

“Olá, (nome do recrutador em questão). Tudo bem por aqui, e você?

Muito obrigado(a) pelo retorno sobre a vaga para a (nome da empresa). Fico muito feliz em saber que fui escolhido(a) para a posição, e agradeço pela oportunidade!

Contudo, no momento a proposta conta com uma remuneração abaixo da minha expectativa salarial. Por conta disso, terei que recusar a oferta.

De qualquer maneira, reitero que foi uma ótima oportunidade conhecer um pouco mais da (nome da empresa), e espero poder participar de outros processos seletivos no futuro.

Mais uma vez agradeço,

(Seu nome)”
Aprendeu como recusar uma proposta de emprego por causa do salário? Então aproveite o momento para se tornar um aluno Anhanguera! Isso significa que você estará matriculado em uma pós-graduação, garantindo ainda mais robustez para o seu currículo e, consequentemente, maiores chances de remunerações elevadas.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades