Habilidades de resolução de problemas no local de trabalho

A rotina de trabalho é repleta de desafios. Além das demandas diárias, você precisa lidar com imprevistos e  com pessoas de diferentes perfis. Isso pode tornar o trabalho diário e em equipe complicado e, por isso, é importante desenvolver habilidades de resolução de problemas no trabalho. 

De modo geral, todos precisam lidar com problemas no trabalho, mas o interessante é melhorar a forma como você enfrenta esses desafios. Ao aprimorar suas habilidades comportamentais, conhecidas como soft skills, você conseguirá solucionar os problemas que surgirem de uma forma mais eficaz. 

Independente da área de atuação e do cargo ocupado, ter habilidades para solucionar problemas é um grande diferencial para um profissional. 

O que são soft skills? 

As soft skills são habilidades comportamentais de um profissional. Diferente das hards skills, que são habilidades técnicas adquiridas por meio de cursos e especializações, as soft skills são mais difíceis de serem identificadas em uma entrevista de emprego, pois estão relacionadas à personalidade do profissional. 

Diversos processos seletivos já contam com testes que buscam identificar as habilidades sociais dos candidatos, incluindo sua capacidade de comunicação, socialização e enfrentamento de problemas.  

Habilidades de resolução de problemas

A sua personalidade está, sim, muito ligada às suas soft skills, mas isso não significa que você não possa trabalhar suas habilidades para solucionar de forma mais eficaz os problemas no ambiente de trabalho. Veja de que forma você pode lidar melhor com os desafios do dia a dia: 

Tenha uma mente aberta  

Como citado anteriormente, ao trabalhar em equipe, você vai lidar com pessoas de diferentes perfis. Tenha claro que cada colega de trabalho é de um jeito e, ao entender como cada um age em situações difíceis, ficará mais fácil lidar com os problemas. 

Todos têm pontos positivos e negativos, então saiba balancear isso e aceite as diferenças. Saiba também aceitar as mudanças na empresa e os avanços da sua profissão. A pessoa com a mente aberta está mais disposta a aceitar o novo.  

Trabalhe sua comunicação

Muitos problemas do dia a dia podem ser evitados se houver uma boa comunicação. A dificuldade em se expressar pode te atrapalhar na hora que um problema surgir. Por isso, trabalhe sua comunicação, saiba se posicionar e propor conversas que sejam construtivas. 

Pensar em uma solução em equipe pode ser mais eficaz do que ficar quebrando a cabeça sozinho. Troque a reclamação diária por uma comunicação que seja produtiva. Exponha o problema e proponha que pensem juntos em uma maneira de resolvê-lo. 

Saiba ouvir 

Além de se expressar, é importante saber ouvir seus superiores e colegas de trabalho. Não faz sentido você propor, por exemplo, uma conversa para solucionar um problema e não escutar o que seus colegas de trabalho têm a dizer. Ser um bom ouvinte também fará muita diferença no seu dia a dia.

Seja criativo

Não tenha medo de usar sua criatividade no ambiente de trabalho. Ela pode te ajudar a achar uma saída para um problema. Isso porque a pessoa criativa costuma pensar fora da caixinha e, às vezes, isso é extremamente necessário. 

Essa é uma habilidade que merece muito ser explorada, pois, ao trabalhar sua criatividade, você pode não apenas solucionar problemas, como também propor inovações.  

Flexibilidade

Também é importante ser flexível no seu dia a dia. Os problemas geralmente surgem de forma inesperada, então é importante saber se adaptar às situações. Ser um profissional maleável vai te ajudar a lidar melhor com os desafios. Para isso, tente não se irritar quando algo sair da rotina. Isso faz parte do processo e que imprevistos acontecem.  

Não tenha receio de questionar

Ser curioso não é algo ruim. Faça perguntas, questione quando tiver dúvidas e mostre que não vê problema em aprender com seus colegas de trabalho. Mesmo que atuem na mesma área que um colega de trabalho, cada profissional tem habilidades específicas, por isso, um pode ajudar o outro.

A ideia ao trabalhar em equipe é que todos atinjam juntos o objetivo esperado pela empresa. Não encare como uma competição de quem sabe mais. Isso significa que não há problema em demonstrar que não compreendeu algo. É melhor perguntar do que fazer errado. Alguns questionamentos podem evitar problemas.   

Mantenha o foco

Durante o percurso, você pode deslizar, cometer erros e isso é normal. Aprenda com suas falhas, peça feedbacks e não desvie do seu foco. Trabalhar seu lado emocional é importante para que você não se autoboicotar. Pense que seu objetivo é solucionar um problema e que você é capaz. Ter autoconfiança vai te deixar mais forte diante dos desafios.

Mantenha os estudos em dia

Uma forma de trabalhar suas habilidades e se manter atualizado na profissão é estudando. Se você já possui ensino superior, está na hora de investir em uma pós-graduação ou em cursos livres que vão te tornar um profissional ainda mais capacitado. Para te ajudar a colocar esse objetivo em prática, aproveite a Estuda Friday.

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