Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Hábitos de aprendizagem: o que são e como desenvolvê-los?

mulher fazendo anotações no caderno para ilustrar texto sobre hábitos de aprendizagem

Desenvolver hábitos de aprendizagem requer muita dedicação e empenho, pois existem diversos fatores nesse desenvolvimento de competências e habilidades para adquirir novos conhecimentos ou conteúdos. A aprendizagem é um processo de desenvolvimento pessoal e profissional que envolve competências, comportamentos, habilidades, conhecimentos e valores — além das experiências, estudo e raciocínio.

Conseguir aprender algo é fundamental para a vida pessoal e profissional. Isso porque é importante manter-se constantemente atualizado seja na área que se formou como em assuntos que são paralelos a isso. Como diz o próprio ditado, conhecimento é poder e isso traz mais vantagens para sua carreira.

blog banner desconto em pós-graduação

Mas, como criar o hábito de aprender coisas novas? Isso é um desafio e tanto para algumas pessoas. Por isso, trouxemos este artigo que vai te ajudar a criar uma rotina de aprendizagem constante.

Entenda o que é o processo de aprendizado

Há anos, estudiosos buscam entender as melhores formas para tornar a aprendizagem mais eficiente, pois sabemos que esse é um processo contínuo e que deve seguir ao longo de toda a sua jornada. Ou seja, as pessoas buscam novos conhecimentos a todo instante.

A aprendizagem organizacional, por exemplo, considera que todos os conhecimentos, formais ou informais, podem (e devem!) ser aplicados no dia a dia dos profissionais para trazer resultados cada vez melhores para a empresa. Esse conceito acredita que existem diversas formas de construir o saber, como trocar experiências práticas, ideias e até com outros estímulos de aprendizado.

Buscar aprender coisas novas é importante, pois traz diversos benefícios para todos — empresas e profissionais.  Quem busca manter-se atualizado também está em busca de se desenvolver pessoal e profissionalmente com melhores resultados em seu serviço — e isso acaba sendo fundamental para o sucesso de ambos.

O que são hábitos de aprendizagem?

Hábitos são ações que não requerem uma decisão consciente, mas que ao longo do tempo essas pequenas atitudes que você incluiu na rotina acabam sendo automatizadas pelo cérebro e você nem precisa pensar para conseguir executá-la. E entenda: não são apenas ações que se tornam hábitos, mas os modos de pensar também. 

Assim como não é necessário pensar para tomar café da manhã, almoçar ou tomar banho, também é possível criar hábitos e modelos mentais sobre a maneira que se aprende. Eles são um reflexo das experiências educacionais que foram acontecendo ao longo da sua vida.

4 dicas para criar o hábito de aprendizagem

Para criar essa rotina de aprendizagem, o hábito acaba sendo um grande aliado e sabe-se que não é possível entender um conteúdo do dia para a noite. É necessário estudar um  ao longo dos dias e, desta forma, aperfeiçoar as próprias habilidades. Mas, criar esse hábito também não acontece de um dia para o outro. Por isso, trouxemos algumas dicas que vão te ajudar a desenvolver hábitos de aprendizagem

1 – Tenha um cronograma de estudo

Crie um cronograma de aprendizado com o intuito de organizar a sua rotina de estudos. Com base nessa agenda, os horários e as tarefas serão feitas no seu dia a dia. Assim, é possível avançar no conteúdo de uma forma que você entenda cada detalhe.

Ao montá-lo, é necessário conciliar com suas outras demandas, seja de trabalho como pessoal, além de levar em consideração a sua rotina e o seu ritmo de aprendizagem. Dessa forma, você consegue adquirir o hábito de aprendizagem e ainda se sentir motivado para continuar nesse processo.

2 – Trace metas reais

Você está estudando algo específico para o seu trabalho? É um curso livre apenas por hobby? Responda perguntas como essas e tenha seus objetivos claros quando falamos em aprender. Cada pessoa tem um ritmo diferente para aprender e, por isso, ter metas e um planejamento quando pensamos em aprendizado é extremamente necessário.

3 – Tenha um período dedicado aos estudos

Não adianta passar horas seguidas apenas estudando, sem ter um tempo para descanso. Isso não te ajuda a entender a matéria e ainda pode te deixar desmotivado. Por isso, o ideal é separar um momento do seu dia somente para estudo e intercalar com pausas pequenas, somente para manter sua produtividade em dia. 

Inicie esse processo com 30 minutos e, aos poucos, vá aumentando o tempo de concentração para o que se propôs a estudar.

Leia também: Como aprender com os erros e usá-los de aprendizado?

4 – Defina um local para os estudos

No seu local de estudos, é importante evitar coisas que possam tirar sua concentração, como celular, tablet e TV. Deixe esse ambiente o mais confortável e silencioso possível, pois só assim a sua concentração será totalmente para aprender.

Criar hábitos de aprendizagem é importante para também conseguir se desenvolver pessoal e profissionalmente. Afinal, aprender nunca é demais. Se o tempo for curto, uma boa opção é fazer uma pós-graduação a distância e manter-se cada vez mais atualizado.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades