Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

Quais a diferença entre HTML, CSS e JavaScript?

mulher desenvolvedora para ilustrar texto sobre HTML, CSS e JavaScript

Nos dias de hoje, praticamente não existe vida profissional ou mesmo pessoal fora do ambiente online. É quase pensarmos em uma área de atuação que não esteja conectado ao mundo virtual, seja com serviços, vendas, cursos ou produtos online, ou mesmo com um site de apresentação de uma empresa ou negócio. Obviamente, para tudo isso acontecer e funcionar, é preciso todo um time de profissionais gabaritados para desenvolver sites e plataformas.

Esse é o mundo do webdesign, uma área que não irá parar de crescer tão cedo, e com inúmeras oportunidades profissionais para quem deseja se aventurar no setor. E se você é uma pessoa com tais objetivos, seja desenvolvendo projetos para alguma empresa na área de tecnologia, ou mesmo prestando serviços para empresas, é importante se acostumar com algumas letras e palavras: HTML, CSS e JavaScript.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Essas são as principais ferramentas para o desenvolvimento de qualquer tipo de projeto web. Elas são as linguagens que são utilizadas no chamado “frontt-end”, que seria o lado do usuário, tudo o que o cliente está vendo, utilizando e interagindo no navegador de seu computador ou celular. Mas quais as diferenças entre elas?

HTML

A sigla HTML significa “Hyper Text Markup Language”, que pode ser traduzido mais livremente como “linguagem de marcação de hipertexto”. Criado em 1991 por Tim Berners-Lee, essa linguagem nasceu da necessidade das empresas de compartilharem documentos de forma mais simples e rápida. Com a chegada da World Wide Web (WWW) pouco tempo depois, o HTML se tornou a ferramenta mais básica e mais utilizada no webdesign.

Ao contrário do que possa parecer, o HTML não é uma linguagem de programação (por isso seu nome de “marcação de texto”), mas uma maneira de se formatar e montar as páginas da internet. Quando você abre um site qualquer – como esse mesmo onde você está agora – é possível notar uma série de elementos diferentes compondo essa página. São títulos, subtítulos, anúncios, parágrafos, fotos, links. 

São diversos elementos diferentes em uma mesma página, todos organizados de forma que você possa acompanhar o que está lendo sem problemas. Pois toda essa organização é feita pelo HTML. É ele que cria toda a estrutura básica da página, se utilizando apenas de uma linguagem de comandos e “tags”, que são  as sinalizações básicas de cada elemento que deve ser colocado naquele momento na página.

Uma vez montado todo esse esqueleto básico da página, é possível dar o próximo passo, que seria uma personalização mais completa da página. Mudar a cor de uma parte do texto, deixar um título com uma fonte mais impactante ou dar mais destaque a um parágrafo, por exemplo. E para isso, existe o CSS.

CSS

A sigla CSS siginifica Cascading Style Sheet, algo como “Folha de Estilos em Cascata”. Também não considerada uma ferramenta de programação, o CSS é uma linguagem que nasceu graças ao grande desenvolvimento do HTML. Cada vez mais e mais páginas eram criadas com o HTML e, por consequência, os desenvolvedores web buscavam deixar suas criações mais bonitas, estilosas e apresentáveis. 

Com isso, as linhas de comandos e tags começaram a ficar cada vez mais complexas e longas, pois todos os comandos estéticos eram colocados na mesma linguagem que as estruturas básicas da página. Com a necessidade de facilitar essa parte da criação de sites, surgiu o CSS em 1995, uma ferramenta exclusiva para a parte estética da página, de forma totalmente separada da construção da estrutura de tudo, que continuou sendo feita pelo HTML. Um grande facilitador na construção dos estilos da página é a possibilidade de se usar mais de um arquivo CSS ao mesmo tempo, por isso o “cascata” em seu nome.

JavaScript

Já o Javascript nasceu de uma forma inusitada: ele foi criado depois de uma grande competição de oportunidades de mercado entre os dois maiores gigantes do mundo digital na época: Microsoft e Netscape. Quando a Netscape criou uma linguagem de servidor para ser utilizada dentro de seus próprios servidores internos, a empresa de Bill Gates começou a trabalhar em um projeto semelhante, a linguagem Jscript, para ser implementada em seus próprios servidores.

Foi quando a Netscape deu um passo além e passou a levar essa tecnologia para o lado do cliente, para que ela rodasse em seu próprio navegador (o Netscape era o browser líder de mercado na época). Novamente, a Microsoft notou a grande oportunidade de mercado e se apressou em criar um sistema bem semelhante ao da Netscape. Como contra-ataque, a Netscape rapidamente enviou o seu sistema para a maioria dos navegadores existentes, tornando o JavaScript a linguagem padrão.

Na prática, o JavaScript é a linguagem de programação que deixa a página com uma funcionalidade mais dinâmica, dando movimento para a página e permitindo o rápido acesso, processamento e transformação de dados enviados e recebidos. É o JavaScript que consegue dar vida para as aplicações estruturadas e montadas pelo HTML. Quando você seleciona uma caixa de opções em algum site, por exemplo, isso foi criado com o JavaScript.

Se a sua intenção é tentar uma carreira nesse setor em pleno crescimento e com as melhores expectativas de expansão possíveis, existem muitos cursos de especialização focados em HTML, CSS e JavaScript. É um campo extremamente vasto e um investimento que certamente valerá a pena. Aproveite para conhecer 7 habilidades fundamentais para profissionais de tecnologia.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades