Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

Aplicações da Inteligência Artificial (IA) na construção civil

construção civil

Hoje, vamos falar sobre algumas aplicações da Inteligência Artificial (IA) na avaliação de riscos no planejamento estratégico no contexto da construção civil.

A aplicação de técnicas que envolvam inteligência artificial pode ser uma ferramenta muito útil na detecção, tratamento e prevenção de riscos.

Na fase de planejamento estratégico, a inteligência artificial pode ser utilizada para identificar os possíveis riscos durante a construção, em todas as áreas que envolvem o empreendimento.

E como ela faz isso? Processado elevados volumes de dados de empreendimentos semelhantes, assim é possível prever quais os riscos mais comuns e traçar estratégias de prevenção eficazes.

É possível analisar dados de empreendimentos que sofreram problemas de atraso, estouros do orçamento ou mesmo, problema com a segurança dos trabalhadores. O tratamento destes dados pode identificar as principais causas envolvidas nesses problemas e desenvolver estratégias. Isso já podendo ser incorporado na etapa do planejamento estratégico

Quando se fala em detecção de riscos, a inteligência artificial pode monitorar as atividades em execução e identificar possíveis problemas. É possível, tratando imagens de um canteiro de obras, avaliar a evolução do empreendimento e comparar com o planejamento estratégico de médio e longo prazo. Pode-se afinar o controle do cronograma e prevenir atrasos e multas decorrentes.

Há diversos sensores que podem ser instalados e conectados a sistemas de inteligência artificial, que são treinados para avaliar os dados coletados em tempo real.

Já no tratamento de riscos, durante o planejamento, ou replanejamento, a inteligência artificial vai permitir simulações em tempo real, identificando as melhores soluções para os problemas apontados.

Os algoritmos de aprendizado de máquina podem ser treinados para tratar os dados da fase de detecção de riscos e propor soluções a serem avaliadas.

Exemplo: a análise de imagens do canteiro, obtidas de câmeras remotas, pode identificar o status das atividades que deveriam ter sido cumpridas até àquela data. Comparando-se ao planejamento estabelecido, é possível identificar atrasos ou avanços. Automaticamente a IA pode indicar os serviços que precisam ser corrigidos.

Se houver sensores, por exemplo, acoplados aos capacetes dos operários, é possível avaliar se a quantidade de trabalhadores presentes, de cada categoria, é suficiente e se será necessário contratar novos.

Quanto à prevenção de riscos, a inteligência artificial pode ser aplicada para identificar anomalias antes mesmo de elas ocorrerem. Analisando dados de empreendimentos semelhantes e o histórico de problemas na construção civil, a inteligência artificial pode sugerir quais os riscos mais prováveis em determinado tipo de empreendimento e, assim, desenvolver estratégias de prevenção eficazes.

Isso não é fantástico? A IA resolve os problemas ”braçais” do planejamento e deixa os “humanos” com tempo suficiente para tomar decisões.

Resumindo: é perceptível que a Inteligência Artificial será uma grande aliada tanto no planejamento estratégico de um empreendimento quanto no seu planejamento de médio e curto prazo. Ela permitirá a quem planeja e controla empreendimentos de engenharia tomar melhores decisões e mais rapidamente.

É certo que ainda há um caminho a percorrer, até que à implementação efetiva de muitas das técnicas de IA, sejam desenvolvidas, mas, certamente, este tempo chegará e teremos que nos preparar para integrá-las ao nosso dia a dia.

Autor: Julio Cesar Filla

Revisão: Charlie Hudson Turette Lopes

Aproveite e confira o portfólio de cursos de pós-graduação em Engenharia.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades