Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como enviar currículo pelo LinkedIn

como enviar currículo pelo LinkedIn

O LinkedIn já se estabeleceu como uma importante rede de trabalho e os profissionais utilizam a plataforma para mostrar suas realizações profissionais, fazer novos contatos, estabelecer possíveis parcerias e, claro, se candidatar a vagas. Nesse aspecto, há algumas possibilidades, como enviar currículo pelo LinkedIn

Algumas empresas direcionam para sites externos, onde o profissional cadastra suas informações, mas em alguns casos é possível enviar o CV diretamente pela rede. Também é possível deixar o documento em formato tradicional disponível no perfil. 

Assim, se aparecer em alguma busca de empresa, os recrutadores já podem fazer uma primeira avaliação e, caso caiba na descrição desejada, entrar em contato diretamente por mensagem. 

Como adicionar o currículo no LinkedIn?

Uma das formas de disponibilizar o documento profissional na rede é incluindo em seu perfil. Ao acessar as configurações é possível fazer o upload do documento, ou até mesmo de várias versões, como por exemplo em português e inglês, e selecionar se quer ou não que seja visto em seu perfil. 

O arquivo pode estar em formato doc. ou PDF, porém o segundo é mais indicado. Assim, nomeie o documento adequadamente e siga o passo a passo:

Pelo desktop:

  1. Acesse o botão “vagas” na parte superior da tela;
  2. No menu lateral esquerdo, acesse “configurações da candidatura”;
  3. Na sessão “compartilhe os dados do seu currículo com todos os recrutadores”, selecione o botão ao lado da frase, para que fique verde, em modo ativado
  4. Clique no botão “carregar currículo” e inclua o documento que desejar. 

Pelo celular:

  1. Acesse o botão “vagas” na parte inferior do aplicativo;
  2. Na parte superior da tela, clique nos três pontinhos (…) e acesse “configurações da candidatura”;
  3. Na sessão “compartilhe os dados do seu currículo com todos os recrutadores”, selecione o botão ao lado da frase, para que fique verde, em modo ativado;
  4. Clique no botão “carregar currículo” e inclua o documento que desejar. 

Como enviar currículo pelo LinkedIn?

Com as configurações acima, é possível deixar o CV disponível para talent hunters e recrutadores e os dados do documento podem ficar disponíveis quando as pesquisas forem realizadas. Assim, se um profissional procurar alguém com as habilidades, educação ou outros aspectos presentes no CV, o perfil tem mais chance de aparecer na busca. 

Mas há também como deixar o currículo salvo para utilizá-lo de maneira, ou seja, ao se candidatar para uma vaga. Assim, quando estiver em busca de oportunidades, já pode aplicar usando as informações do documento. O processo é feito a partir de um recurso do LinkedIn chamado “candidatura simplificada”. Veja como fazer:

  1. Acesse a vaga ao qual tem interesse;
  2. Clique no botão Candidatura simplificada no alto;
  3. Siga com a inclusão das informações que aparecem nas telas pop-up;
  4. Revise as informações;
  5. Selecione “enviar candidatura”.

Pronto, com isso o profissional já confirma sua candidatura. Pelo celular, o processo é o mesmo e o botão “candidatura simplificada” estará disponível dentro do perfil da vaga. 

É importante entender, porém, que essa opção pode não estar disponível em determinadas vagas. Isso porque o processo seletivo varia de empresa para empresa, e algumas só selecionam perfis que se candidatam em seu banco de talentos. 

Portanto, antes de sair enviando currículo, leia a descrição da vaga com atenção. Lá, a empresa certamente informará de maneira detalhada qual o processo de candidatura. Além disso, pode acontecer de o botão “candidatura simplificada” não estar disponível. No lugar, haverá apenas “aplicar” que, ao ser selecionado, direcionará a pessoa para a etapa seguinte determinada pela empresa. 

Como criar um bom perfil no LinkedIn

Ter um currículo atualizado no perfil é um importante passo para ter uma conta completa e que chame a atenção dos recrutadores. Mas não é a única característica relevante para se destacar na rede

Confira nossas dicas para se destacar na rede profissional:

Não menospreze o básico

Uma das primeiras etapas na hora de criar uma rede social é incluir a foto e criar um nome para o perfil. No LinkedIn é a mesma coisa, e essas etapas básicas são importantes. Selecione uma foto sem fundo, com aspecto mais profissional e que permita visualizar bem o rosto, e configure o perfil para ter um nome customizado, o que também facilita na busca. 

Aposte em SEO

Assim como na produção de texto, utilizar técnicas de SEO na construção do perfil pode ajudar a aparecer em mais resultados de pesquisa. Isso inclui o título, ou seja cargo ou segmento que deseja destacar. Essa informação fica logo abaixo do nome. 

Depois disso, o profissional pode fazer um breve resumo profissional. Pesquise nas empresas ou cargos de seu interesse quais as palavras-chave que aparecem com mais frequência e inclua também as que estão conectadas com seus objetivos profissionais.  

Invista em especializações

Uma das principais formas de seguir evoluindo profissionalmente e chamar a atenção dos recrutadores é manter-se atualizado no campo de atuação. Isso significa estar atento às tendências e buscar aprofundamento através de uma especialização. 

Os cursos de pós-graduação permitem ao profissional aprimorar seus conhecimentos e ampliar suas habilidades, tornando-o apto para disputar cargos mais altos.

Com isso, fica mais fácil chamar a atenção de recrutadores na rede. E agora que você já sabe também como enviar currículo pelo LinkedIn, não perca tempo e aposte na plataforma para buscar novas oportunidades na carreira. Boa sorte!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades