Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

IA e o futuro do trabalho: o que podemos esperar?

conceito de IA e o futuro do trabalho

Você já parou para pensar na IA e o futuro do trabalho como forças correlacionadas? A tecnologia é um dos principais agentes responsáveis pela transformação drástica das carreiras. Há algumas décadas, o avanço da ciência tem não apenas extinguido profissões que se tornaram obsoletas, mas também criado novos postos de trabalho.

É imprescindível pensar em IA e o futuro do trabalho como um conceito mais amplo, principalmente diante da informação apontada pela consultoria global Deloitte, de que mais de 70% das empresas brasileiras pretendem investir em inteligência artificial nos próximos anos.

O papel da IA no mercado de trabalho

O já famoso ChatGPT surgiu como uma das mais revolucionárias ferramentas de inteligência artificial de que já se teve notícia. Capaz de criar textos em segundos e com uma base de dados que pode assombrar os mais desavisados, o site tem sido útil na otimização de tempo em razão de suas múltiplas funcionalidades.

Engana-se, entretanto, quem pensa que as tecnologias de inteligência artificial surgiram para impactar negativamente os profissionais de marketing digital, como os redatores e os designers. As ferramentas têm sido auxiliares poderosos na construção de projetos digitais, principalmente em razão da necessidade que a IA exige de um bom manuseio por mãos humanas para funcionar com mais consistência e eficácia. 

O ChatGPT, por exemplo, é capaz não apenas de gerar textos sobre assuntos variados, mas também pode ajudar na formulação de planos de estudos para estudantes de qualquer etapa da vida acadêmica, a preparar receitas, roteiros, realizar cálculos, gerar códigos de programação e sugerir estratégias de marketing.

Restrições da inteligência artificial 

Embora as ferramentas de inteligência artificial recentes sejam realmente fascinantes, é importante lembrar que o ChatGPT, por si só, está longe de ser infalível. Ele possui um conhecimento limitado em questões mais aprofundadas, e é incapaz de transmitir emoção ou aperfeiçoar conceitos criativos quando estes são exigidos.

Além disso, não é incomum que essa ferramenta de IA traga textos tendenciosos ou até mesmo com informações equivocadas ou inventadas quando confrontado sobre assuntos que não fazem parte de sua base de conhecimento. Por esta razão, a pesquisa humana e o manuseio correto dessa IA se fazem essenciais para o seu bom uso, o que torna a tecnologia uma aliada, e não uma substituta da força de trabalho humana.

A IA e o futuro do trabalho

Levantamentos têm apontado que vagas de trabalho que exigem o uso de inteligência artificial são cada vez mais crescentes em sites profissionais especializados, como o LinkedIn. À medida que a tecnologia evolui, ela automatiza tarefas rotineiras e repetitivas em uma variedade de setores, o que permite que os trabalhadores se concentrem em atividades mais criativas e estratégicas.

Também é de fundamental importância destacar que a IA está impulsionando a criação de novos empregos em áreas relacionadas à sua implementação e desenvolvimento, como engenharia de dados, aprendizado de máquina e ética em IA. Entre as principais vagas para o mercado de trabalho futuro, podemos destacar:

  • Engenheiro de aprendizado de máquina (machine learning engineer); 
  • Cientista de dados;
  • Desenvolvedor de chatbots; 
  • Engenheiro de visão computacional (computer vision engineer);
  • Especialista em ética em IA;
  • Engenheiro de processamento de linguagem natural;
  • Designer conversacional; 
  • Analista de segurança em IA.

Prepare-se para o futuro

Em síntese, quando falamos em IA e o futuro do trabalho, preparar-se para os dias que virão implica em reconhecer a crescente importância da inteligência artificial em todas as esferas da sociedade. Assim sendo, estudar e se aperfeiçoar em IA é fundamental não apenas para os profissionais de tecnologia.

Ampliar os próprios conhecimentos em IA tem se tornado item obrigatório também para indivíduos de outras áreas, pois a tecnologia está impactando significativamente os empregos e os modelos de negócios. A compreensão dessa inovação permite acompanhar as mudanças e contribuir ativamente para seu desenvolvimento e aplicação ética.

Além disso, a IA está moldando o mundo ao nosso redor, desde a medicina até o transporte, e influenciando decisões em todas as esferas. A capacidade de entender, adaptar e implementar soluções de IA é uma habilidade que abrirá portas para oportunidades de carreira e contribuirá para a resolução de problemas complexos da sociedade. 

De tal maneira, podemos concluir que buscar uma instituição de ensino qualificada e antenada com as mudanças que a inteligência artificial vem trazendo para os modelos de negócios é o primeiro passo a ser adotado para solidificar uma carreira com viés futurista. Não tenha medo da IA e o futuro do trabalho: busque um dos cursos da pós Anhanguera e posicione-se à frente dos seus concorrentes no mercado de trabalho.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades